Greubel Forsey & Philippe DufourLe Garde Temps - Naissance d'une Montre
05 de maio de 2015
Durante o SIHH 2015 tivemos um encontro com Philippe Dufour no estande da Greubel Forsey, e pudemos conhecer em primeira mão o resultado do projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre".
Philippe Dufour, um dos mais aclamados mestres relojoeiros na atualidade, criador do famoso modelo Simplicity, mostrou-nos o resultado do projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre", na ocasião inacabado.
O projeto reuniu três grandes criadores relojoeiros, Robert Greubel, Stephen Forsey e Philippe Dufour, com o objetivo de compilar e perpetuar antigas técnicas relojoeiras. Um jovem professor de relojoaria foi encarregado de aprender estes conhecimentos, ameaçados de cair no esquecimento. O resultado foi um relógio fabricado à mão, seguindo a mais pura tradição relojoeira.
"Le Garde Temps - Naissance d'une Montre" chegou à fase crucial em que o relógio está pronto e acabado. A primeira peça, de uma série de 11 exemplares, tem entrega prevista para o final de 2016.
A História do projeto
Em 2007, Robert Greubel, Stephen Forsey e Philippe Dufour, os três membros da fundação Time Æon, afirmaram que, devido ao aumento da industrialização e da automatização no mundo da relojoaria, uma série de técnicas e conhecimentos ancestrais estava a ponto de desaparecer. Assim, decidiram agir e unir esforços para instruir um aluno e transmitir-lhe o seu conhecimento.
Este aluno deveria aplicar as técnicas aprendidas para elaborar um relógio utilizando unicamente suas mãos e máquinas antigas e então transmitir os conhecimentos adquiridos às gerações futuras.
Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos
O escolhido foi Michel Boulanger, professor de relojoaria no Instituto Técnico Diderot de Paris. Em 2009 teve início o projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre", lançado oficialmente em janeiro de 2012 no Salão Internacional da Alta Relojoaria (SIHH) de Genebra.
Todos os meses, o professor Michel, reconvertido em aluno, se dirigia a La Chaux-de-Fonds para absorver o conhecimento de Robert Greubel, Stephen Forsey e Philippe Dufour, assim como de outros especialistas que trabalhavam na Greubel Forsey.
Entre as idas e vindas da Suíça para sua oficina de La Beauce, foram necessários seis anos para a produção de um relógio de pulso excepcional, de caixa redonda e muito refinado, acionado por um movimento a corda manual de três ponteiros e dotado de um mecanismo de turbilhão conforme a tradição dos grandes relojoeiros do século XIX, particularmente Jacques-Frédéric Houriet e Abraham-Louis Breguet.
Com o objetivo de dar destaque ao turbilhão, a arquitetura deste relógio se articula em torno de um mostrador descentrado sobre o qual são indicados as horas e os minutos. O acabamento de cada peça, mesmo das não visíveis, é de vital importância, já que simboliza o conceito de perfeição extrema do trabalho manual, um conceito que o projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre" deseja mostrar.
Durante nosso encontro com Philippe Dufour, tivemos o privilégio de ter em mãos o primeiro relógio Simplicity produzido, peça que é de uso pessoal do grande mestre relojoeiro.
Le Garde Temps - Naissance d'une Montre - Relógio feito à mão com três ponteiros e turbilhão - Ficha técnica
Movimento
Movimento com turbilhão a corda manual
Frequência de 18.000 alternâncias/hora (2,5 Hz)
Caixa
Caixa de ouro branco
Diâmetro de 45 mm, altura total de 15,1 mm
Ponteiros de aço azulado
Pulseira
Pulseira de couro costurada à mão
Fecho de fivela
Preço
Cada uma das 11 peças do projeto Le Garde Temps - Naissance d'une Montre será vendida por 450.000 Francos Suíços