TechnosA história da centenária Technos
10 de dezembro de 2025
Conheça um pouco da história da Technos, tradicional marca de origem Suíça, mas hoje 100% brasileira, que em 2024 comemorou seus 100 anos de história.

No ano de 1924, em um pequeno vilarejo na Suíça, uma família de artesãos relojoeiros fundou a marca Technos e deu início ao seu legado histórico. A tradição familiar passou de geração em geração e, no ano de 1958, a marca desembarcou no Brasil. Em pouco tempo, a Technos conquistou o povo brasileiro, tornando-se líder de mercado e uma marca 100% brasileira. No ano de 2024, a maior marca de relógios da América Latina celebrou 100 anos de história, um século de tradição, inovação e pioneirismo.

O último lançamento, e um dos mais importantes do mercado brasileiro no ano de 2025, foi o Automático GMT, um relógio com indicação de até três fusos horários, vidro de safira e aro de cerâmica, equipado com um movimento automático Seiko.
Conheça um pouco da história desta marca centenária:
1745

A história da marca começa com a família Gunzinger, em Welschenrohr, um pequeno vilarejo na Suíça. Uma família de origem suíça, pioneira e artesã, conhecida por sua tradição secular no setor relojoeiro, que passou de pai para filho e deu início ao legado histórico da Technos. Quando a família Gunzinger começou seu ofício relojoeiro, a única forma dos moradores saberem as horas era na torre da igreja local.
1900

A família Gunzinger abre seu primeiro ateliê e dá início à fabricação dos seus primeiros relógios de bolso. Logo, eles se tornam referência para todos que frequentam a região. Nessa época, a atividade relojoeira era considerada uma forma de arte, por ser um trabalho artesão, que dependia de grandes habilidades manuais, atenção aos detalhes e conhecimentos técnicos de matemática, astronomia e escultura.
1924

Com uma visão empresarial estratégica, a família Gunzinger decidiu mudar o nome da empresa familiar: a Gunzinger Fréres se tornava a Technos. Nesse ano, se deu o registro oficial da marca e o lançamento do primeiro relógio da Technos.
A palavra Technos vem do grego "techne", que significa:
1. Habilidade, arte, técnica ou conhecimento;
2. A atividade do artesão, a arte de fazer, e a arte de imaginar;
3. Na mitologia grega, Techne era a deusa da arte e da habilidade manual;
4. Segundo Heródoto, é o "saber-fazer de forma eficaz";
5. Segundo Aristóteles, é a "representação da alma dos artesãos através das suas criações".
1930

Seis anos depois do registro oficial, a fábrica na Suíça já contava com 360 funcionários, e tinha Japão e China como principais mercados importadores.
1940

Início do processo de globalização da marca, com a expansão para os mercados asiático, europeu e das Américas.
Nessa mesma época, era lançado o Technos Sky Chief, inspirado pelas necessidades específicas dos pilotos e da aviação militar da época, que precisavam de alta precisão e legibilidade rápida.
1945

Com a reabertura dos mercados de exportação pós-Segunda Guerra, a empresa se tornou internacionalmente conhecida, pela qualidade e bom preço de seus relógios suíços.
1952

Através da representação da empresa Heiwado do Japão, a Technos foi a primeira marca de prestígio ocidental a ser distribuída pela tradicional rede varejista japonesa.
No Japão, a marca se expressava através de coleções de muito prestígio, inovando em materiais, como a coleção Borazon e outras como Skymaster, Skylight e o ícone reconhecido até hoje, Skydiver.
A Coleção Borazon Technos tornou-se um marco na história da relojoaria devido à sua inovação em durabilidade e resistência que combinava funcionalidade a um visual moderno. O Borazon deixou um legado duradouro na indústria relojoeira, elevando os padrões de durabilidade e design, mas também posicionou a Technos como um líder Inovador no mercado.
1958

Início da importação da marca Technos para ser vendida em solo brasileiro.
Do you want to increase your sales of watches in Brazil? Foi com essa frase que Mário Goettems, através de uma carta escrita à mão, conquistou a atenção da Technos na Suíça para fechar a primeira leva de importação para o Brasil.
1961

Depois de 3 anos vendendo os relógios da Technos, Mário Goettems esteve na Suíça para visitar fábrica e conhecer pessoalmente a família Gunzinger. Na viagem, sr. Mário sugeriu a assinatura de um contrato para que a sua importadora fosse nomeada representante exclusiva da Technos no Brasil, e incluiu uma cláusula fundamental para a sua história:
Se, por qualquer motivo, a fábrica dos Gunzinger deixasse de produzir relógios, o direito da marca Technos passaria a ser de sua importadora no Brasil.
1970

Deu-se o início do processo de expansão nacional e abertura de filiais pelo país, liderados por Euniro Farah, o primeiro diretor comercial da Technos. Foi a época do surgimento da tecnologia do quartzo no Japão, que transformou o mercado relojoeiro.
1973

Com filiais em praticamente todo o país, a marca Technos se torna pela primeira vez líder de mercado no Brasil e principal representante da marca no mundo, tendo vendido mais de 1 milhão de relógios.
1980

A Technos se torna uma marca 100% brasileira e inaugura sua fábrica própria na zona franca de Manaus.
1986

Lançamento do Primeiro Technos Skydiver no Brasil, modelo icônico da marca.
2009

A antiga fábrica na Suíça passa a operar como um museu dedicado a relógios.
2014 a 2016

Em homenagem a grandes ícones brasileiros, a Technos lança coleções exclusivas como "Capitães da Taça", "Lendas do PódIo" e "Time de Heróis".
2015

Lançamento do primeiro relógio conectado, nasce a linha Technos Connect.
2020

Lançamento da linha Curvas, o 1º relógio de dois lados do Brasil, com caixa giratória e dois movimentos.
2024

No ano de 2024, a Technos celebrou 100 anos de história, e para comemorar lançou um modelo especial com movimento automático Suíço.
www.technos.com.br