A Greubel Forsey apresenta o novo GMT Balancier Convexe, um relógio espetacular que coloca a Terra de volta no centro do universo!
A Terra pode não ser mais o centro do universo, como pensavam Aristóteles e Ptolomeu, antes de Copérnico, mas está no centro do novo GMT Balancier Convexe. A belíssima esfera de titânio, com seus continentes, mares e oceanos, é uma das criações mais emblemáticas da Manufatura. Ela foi a peça central dos modelos GMT, GMT Earth, GMT Quadruple Tourbillon e GMT Sport, alguns dos maiores sucessos da Greubel Forsey até hoje.
O novo GMT Balancier Convexe substitui todos os modelos GMT anteriores da Greubel Forsey e apresenta, pela primeira vez em um GMT, sua roda de balanço inclinada como se estivesse em órbita ao redor da Terra. Uma construção cuja arquitetura estética é igualada apenas pelo domínio técnico da marca e que confirma sua abordagem resolutamente contemporânea da Alta Relojoaria.
Com este novo modelo, a Greubel Forsey dedica um novo movimento ao globo terrestre, em uma interpretação mais pura e contemporânea da complicação GMT, profundamente enraizada no universo da marca.
Um anfiteatro terrestre
A Terra é exibida de forma majestosa, posicionada no centro de uma construção semelhante a um anfiteatro. Alinhada com o cristal de safira, quase perto o suficiente da superfície para tocá-la, ela se move em uma rotação constante de 24 horas, assim como a Terra gira na vida real. Este anfiteatro é delimitado por três anéis que indicam dois horários complementares: horas e minutos no horário local e a hora universal.
Os 24 fusos horários que exibem a hora universal são definidos sobre um fundo preto se a hora indicada for noturna e em um fundo branco durante o dia.
A hora local é indicada nos dois anéis externos: um para as horas em um anel cinza com acabamento acetinado e os minutos em um anel externo preto fino. Cada indicação de tempo tem seu próprio ponteiro com uma ponta triangular vermelha preenchida com material luminescente. Esses ponteiros movem-se em mais dois anéis, gravados com palavras-chave caras à Manufatura, para exibir a hora GMT. Por fim, um submostrador descentralizado às 10 horas indica um segundo fuso horário com um ponteiro de ouro azul.
Para o fundo da caixa do relógio, a Greubel Forsey optou por manter o disco com 24 fusos horários indicando a hora UTC das 24 cidades de referência, mas com uma modificação bastante apropriada: Paris foi substituída pela cidade onde a Greubel Forsey está estabelecida desde os seus primeiros dias: La Chaux-de-Fonds, na Suíça.
Um acabamento manual por excelência
O coração pulsante do relógio, muito apreciado pelos colecionadores por seu notável desempenho cronométrico, como em todas as criações da marca, é uma visão espetacular. Mais uma vez, a Greubel Forsey surpreende com sua refinada manufatura. A roda do balanço inclinada em 30°, aparentemente suspensa no ar, é suportada por uma bela ponte de aço de polimento negro com pilares de aço polido. À sua direita, os pequenos segundos, exibidos por um ponteiro de ouro azulado, completam o conjunto.
As pontes de titânio, que servem de pano de fundo para este verdadeiro espetáculo relojoeiro, são acabadas à mão com uma escova de aço e assumem uma textura fosca nunca antes aplicada pela Greubel Forsey. As delicadas superfícies foscas captam a luz e acentuam o globo terrestre, que continua sendo o protagonista da arena.
Finalmente, o interior da caixa é polido para refletir a plataforma do escape, o globo terrestre e quase todos os elementos visíveis no lado do mostrador, assim adicionando uma incrível profundidade a esta nova construção.
Uma caixa convexa que é assinatura da marca
Toda esta autêntica composição teatral ocorre dentro da caixa convexa que se tornou uma assinatura projetada pela Greubel Forsey. Feita de titânio e com um diâmetro de 46,5 mm ao redor do aro e 43,5 mm ao redor da lateral, ela abraça perfeitamente a curva do pulso.
Ela também consegue o grande feito técnico de abraçar um movimento que segue uma inclinação imperceptível de apenas alguns graus. O cristal de safira e o aro com acabamento acetinado seguem a mesma geometria curva, que se estende para um bracelete de titânio ou uma pulseira de borracha texturizada.
A Greubel Forsey produzirá apenas 66 relógios GMT Balancier Convexe, sendo 22 por ano entre 2022 e 2024, com um preço à altura de sua exclusividade: 400.000 Dólares com pulseira de borracha e 445.000 com bracelete de titânio.
Movimento a corda manual patenteado Sistema de balanço Greubel Forsey inclinado em 30o Número de peças do movimento: 423 Número de peças da plataforma de escape: 59 Número de rubis: 42 Rubis com em chatons de ouro Reserva de energia cronométrica de 72 horas Frequência de 21.600 alternâncias/hora Indicação de horas e minutos, pequenos segundos 2º fuso horário GMT Globo giratório com hora universal Indicação dia/noite Hora universal em 24 fusos horários Horário de verão/inverno
Caixa
Em titânio com cristal de safira curvo Aro tridimensional com forma de geometria variável, polido à mão com granulação reta acabada à mão, com gravação em relevo "GMT" e "Greubel Forsey" Diâmetro: 43,50 mm (lateral)/46,50mm (aro) Altura: 13,75mm (caixa) e 17,40mm (com safira) Resistente à água até 10 atm (100 metros)
Mostrador
Globo terrestre em titânio com continentes gravados em relevo, tratamento azul oceano Indicador UTC dia e noite em titânio, gravado e laqueado Indicador GMT em ouro Anel das horas em "anfiteatro" com círculo dos minutos gravado e laqueado Pequenos segundos em ouro
Pulseira
Material não animal, borracha com texto em relevo Fecho de báscula em titânio, logo GF gravado Sob encomenda: pulseira em titânio com fecho de báscula com ajuste fino integrado, logo GF gravado
Preço
400.000 Dólares com pulseira de borracha e 445.000 com bracelete de titânio