Publicidade
Home  >  News Voltar

Greubel ForseyUm notável GMT

05 de novembro de 2011
Do turbilhão à hora universal: a Greubel Forsey apresenta o GMT


É uma novidade, tanto para a Greubel Forsey como para a história dos relógios GMT. Após explorar ao longo da década passada o mundo do turbilhão e inventar, desenvolver e multiplicar suas inovações, Robert Greubel e Stephen Forsey incorporaram uma nova complicação, naturalmente interpretada à sua maneira.




Estes relojoeiros-inventores se voltaram a uma complicação prática e muito apreciada, concentrando seus esforços criativos em um mecanismo GMT, como se costuma designar no mundo da relojoaria a indicação de um segundo fuso horário, aludindo historicamente ao Greenwich Mean Time, a hora do meridiano de referência.

Fieis à sua filosofia e à sua infatigável e ambiciosa busca de perfeição e inovação, não se contentaram com a indicação habitual de um fuso horário em uma janela ou mediante ponteiros.

Eles optaram, em uma inovação mundial, por uma representação tridimensional da hora na forma de um globo terrestre giratório que realiza uma rotação completa em 24 horas, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, ou seja, no sentido natural da rotação terrestre.

Esta pequena maravilha, ao mesmo tempo técnica e poética, oferece uma nova percepção dos fusos horários em tempo real. A partir de uma visão polar da Terra, eles podem ser vistos todos de uma vez. Então, quando é meio-dia na Inglaterra, Roma ou Genebra, o sol vai nascer na costa Leste dos Estados Unidos, enquanto que o Extremo Oriente está imerso na obscuridade. Um olhar basta, mas observar mais demoradamente é um grande prazer.

Para fornecer mais detalhes visuais do hemisfério austral, uma janela lateral na gaiola oferece uma visão equatorial da Terra girando. Somente a Antártida escapa ao observador, o que constitui por si mesmo em uma proeza.

De modo a garantir efetivamente uma visão ideal do globo, seu eixo de rotação não poderia estar fixado aos dois extremos. Por isso seu giro é feito sobre um mecanismo alojado unicamente no polo sul.

Para assegurar as melhores condições de precisão e fiabilidade da rotação do globo era necessário um material leve e resistente. Por isso ele foi feito em titânio, fabricado tridimensionalmente com extrema precisão, com o objetivo de oferecer uma representação suficientemente expressiva dos continentes nesta escala.

O globo terrestre ocupa a posição mais elevada às 8 horas, o turbilhão de 24 segundos se situa às 5 horas, em um segundo nível. O mostrador dispõe de um terceiro nível na porção superior, completando a dinâmica do conjunto, com uma tensão controlada que joga sutilmente com o círculo sem chegar a rompê-lo.

As informações horárias básicas foram reagrupadas na parte superior do mostrador, com um segundeiro na altura das 2 horas e um indicador setorial de reserva de marcha na altura das 3 horas. Na altura das 10 horas se encontra um indicador GMT para o segundo fuso horário. O conjunto se encontra em perfeito equilíbrio espacial, com um impressionante efeito de profundidade oferecido pela Terra, singularmente desprendida, e o turbilhão de 24 segundos.

O calibre GMT, construído especificamente para este relógio, está equipado com a gaiola do turbilhão de 24 segundos inclinada em 25°, uma das principais patentes desta marca. Além de suas qualidades cronométricas e sua fiabilidade, conseguiu-se que suas dimensões fossem bastante reduzidas.

Um dos feitos destes relojoeiros-inventores foi proporcionar indicações claras e úteis sem sobrecarregar, e desta forma, simplificar o uso do relógio. Assim, o horário universal de 24 fusos se encontra na parte posterior do relógio, dotado de um disco com todas as horas do mundo, com 24 cidades e uma indicação diferenciada por discos para o horário de inverno e verão, para aquelas que os tenham, com uma extraordinária legibilidade.

Naturalmente, nele se reconhece a assinatura da Greubel Forsey, o cuidado com os mínimos detalhes da decoração dos componentes. O acabamento, feito à mão, utilizou toda a gama de técnicas tradicionais, granulamento, biselado, passando por diversas matizes do polimento, do esmerilhado, os traços delineados do polimento negro. Uma bela demonstração do saber fazer a serviço da melhor qualidade.

Do ponto de vista técnico, o movimento consta de 436 componentes, dos quais 87 para a gaiola do turbilhão, que pesa 0,36 gramas. Ele possui dois tambores coaxiais em série, que lhe proporcionam uma autonomia de 72 horas cronométricas.

O balanço de inércia variável, equipado com uma espiral de curva terminal Phillips, tem frequência de 21.600 alternâncias por hora.

As platinas e as pontes são decoradas à mão, granuladas e cuidadosamente elaboradas, com os flancos estirados e angulados. Os mostradores são de ouro e o conjunto se enquadra em uma caixa de ouro branco de 43,50 mm de diâmetro e uma altura de 16,14 mm.

O mostrador, o fundo e a janela lateral são protegidos por cristais de safira curvados. A pulseira é de aligátor (crocodilo) negro costurada à mão com fecho de báscula em ouro branco.
 

NotíciasRelacionadas

23 de janeiro de 2023
30 de novembro de 2021
30 de agosto de 2021

BRANDPARTNERS