A Audemars Piguet apresenta o [RE]Master02 Automático, uma homenagem a um relógio assimétrico criado pela Manufatura em 1960 (Modelo 5159BA).
Seguindo os passos do [RE]Master01, lançado em 2020 para reinterpretar um cronógrafo de 1943, esta nova edição limitada de 250 peças apresenta uma caixa retangular assimétrica de 41 mm na nova liga de ouro areia 18 quilates, cuja cor oscila entre ouro branco e rosa.
O [RE]Master02 é enriquecido por um mostrador "Bleu Nuit, Nuage 50" dividido em doze triângulos diferentes decorados com um acabamento acetinado linear que criam efeitos únicos de luz e textura quando montados.
Combinando estética vintage com desempenho de ponta, esta nova referência é equipada com o Calibre 7129, um movimento de horas e minutos. Com este novo modelo, [RE]Master se estabelece como uma coleção por si própria, continuando a oferecer interpretações contemporâneas de relógios que definiram sua era.
Uma reinterpretação contemporânea
Como a remasterização de gravações musicais, a coleção [RE]Master, lançada em 2020, reinterpreta criativamente os códigos estéticos de alguns dos relógios mais raros da Manufatura, representativos de suas respectivas eras.
Na década de 1960, a Audemars Piguet produziu vários modelos inspirados na corrente brutalista, com formas geométricas angulares desprovidas de ornamentação. Foi também a era de ouro dos relógios assimétricos para a Manufatura, com mais de 30 modelos criados entre 1959 e 1963, a maioria dos quais foi produzida em menos de dez peças.
O modelo 5159BA, lançado em 1960 e produzido em sete unidades, uma das quais está em exposição hoje no Musée Atelier Audemars Piguet, pertence a esta geração de relógios, com sua caixa retangular assimétrica de 27,5 mm em ouro amarelo 18 quilates e um mostrador que rompe com os códigos da relojoaria clássica. Agora, a coleção [RE]Master se expande com uma nova referência de 41 mm em ouro areia, combinando relojoaria contemporânea com design histórico.
Uma caixa assimétrica em ouro areia
[RE]Master02 apresenta uma caixa feita em ouro areia, uma nova liga de ouro 18 quilates cuja cor varia entre ouro branco e rosa dependendo da luz e do movimento do pulso. Lançado no início deste ano em uma referência Royal Oak Turbilhão Volante Automático Esqueleto, este novo material, que leva o nome de dunas de areia, é composto de ouro, paládio e cobre para uma aparência quente.
A caixa assimétrica cria um forte impacto visual com suas muitas facetas. Enquanto seu formato retangular é acentuado por cantos afiados e estendido por asas integradas, a caixa também segue a inclinação do cristal de safira às 3 horas. Sua superfície foi totalmente escovada com um acabamento acetinado para uma aparência fosca e "crua" que contrasta com os contornos polidos do mostrador. O acabamento acetinado do ouro areia exigiu habilidade e destreza para garantir que as bordas e cantos geométricos da caixa mantivessem sua nitidez.
O fundo da caixa, também trabalhado em ouro areia, é gravado com "Edição Limitada" e ecoa harmoniosamente a massa oscilante assimétrica dedicada em tons correspondentes.
Um mostrador dividido
O mostrador do [RE]Master02 combina diferentes formas geométricas, como o retângulo e o triângulo.
O mostrador "Bleu Nuit, Nuage 50", obtido por Deposição Física de Vapor (PVD), é composto por doze triângulos de diferentes tamanhos e formas, separados por divisórias galvanizadas em tons de ouro areia que se encontram no centro. Cada triângulo de latão usinado individualmente recebe um acabamento acetinado linear antes de ser colocado em uma placa de latão usando pés minúsculos. Uma vez meticulosamente montadas por artesãos habilidosos, todas as peças criam um efeito visual que joga com a luz e dá vida ao mostrador.
Para ficar em harmonia com a caixa e as linhas diagonais do mostrador, os ponteiros das horas e minutos são feitos em ouro areia 18 quilates, assim como a assinatura "Audemars Piguet" às 3 horas, obtida por crescimento galvânico.
Tanto os marcadores de horas quanto a indicação da data foram removidos para dar expressão total às formas geométricas e ao acabamento acetinado linear. A leitura das horas é facilitada pelas diagonais que cruzam o mostrador.
A assimetria da caixa é acentuada pelo cristal de safira, com um chanfro de 15,8° para maior impacto visual. Dois anos de pesquisa e desenvolvimento foram investidos no design deste cristal chanfrado para garantir a resistência à água e atender aos requisitos de qualidade da Audemars Piguet.
Para coerência estética, o [RE]Master02 é montado em uma pulseira de couro de crocodilo em tons contrastantes de azul que combinam com o tom do mostrador. Seu elegante acabamento fosco realça o jogo de luz.
Um calibre extrafino
[RE]Master02 abriga o Calibre 7129, um movimento extrafino de horas e minutos sem indicação de data que é baseado no Calibre 7121, lançado em 2022 nos Royal Oak "Jumbo" Extrafinos. Este movimento de 2,8 mm de espessura produz mais energia graças à sua nova construção e seu tambor maior, permitindo que o mecanismo alcance maior precisão por um maior período de tempo. A massa oscilante, montada em rolamentos de esferas, é equipada com dois reversores para garantir a corda bidirecional. Além disso, blocos de inércia foram inseridos na espessura do balanço para evitar que o atrito aerodinâmico o desacelere.
Mantendo a tradição da Alta Relojoaria, o Calibre 7129 apresenta decorações refinadas como Côtes de Genève, acetinado circular, espiralado, escovação sunray, granulação circular e ângulos polidos, as quais podem ser admiradas através do fundo de safira. Este último também revela a massa oscilante dedicado em ouro 22 quilates, cujo tom de ouro areia ecoa sutilmente a cor da caixa.
Uma coleção por si própria
Lançado em 2020 para celebrar a inauguração do novo Museu Ateliê Audemars Piguet em Le Brassus, o primeiro modelo da coleção tem uma estética vintage. Reinterpretando um cronógrafo raro de 1943, esta edição limitada de 500 peças mantém os códigos estéticos do relógio original com sua caixa bicolor de aço e ouro rosa enriquecida com um mostrador dourado. No entanto, esta edição remasterizada tem um toque moderno com uma caixa maior de 40 mm, contadores reposicionados que melhoram a legibilidade e, claro, um movimento cronógrafo de última geração, o Calibre 4409, cujo acabamento refinado é visível através do fundo de safira. Combinando o design da década de 1940 com as mais recentes tecnologias da relojoaria, [RE]Master01 simboliza tanto a tradição quanto o espírito pioneiro que permeia cada relógio Audemars Piguet.
Hoje, a coleção [RE]Master se expande com esta edição limitada, que permite à Audemars Piguet reinterpretar alguns de seus relógios mais antigos, que deixaram sua marca graças à singularidade estética, forma ou funcionalidade, usando técnica moderna e ergonomia aprimorada.
Audemars Piguet [RE]Master02 - Ficha técnica
Edição limitada de 250 peças - Ref. 15240SG.OO.A347CR.01
Movimento Calibre automático 7129 Diâmetro de 29,6 mm (12 4/5 linhas) Espessura de 2,8 mm 211 peças, 31 rubis Reserva de marcha mínima garantida de 52 horas Frequência de 4Hz (28.800 aph) Indicação de horas e minutos
Caixa Caixa assimétrica em ouro areia 18 quilates Cristal de safira e fundo antirreflexos Diâmetro de 41 mm Espessura de 9,7 mm Resistente à água até 3 atm (30 metros)
Mostrador Mostrador "Bleu Nuit, Nuage 50" dividido com acabamento acetinado linear, ponteiros em ouro areia
Pulseira Pulseira de couro de crocodilo em tons contrastantes de azul com acabamento fosco e fecho de fivela em ouro areia 18 quilates