Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetRoyal Oak Double Balance Wheel Openworked

01 de agosto de 2024
A Audemars Piguet revelou três novas referências do Royal Oak Double Balance Wheel Openworked em 41 mm, em diferentes materiais e estéticas.


Produzidos em aço, cerâmica preta ou ouro amarelo 18 quilates, esses três modelos realçam o Calibre automático 3132, cuja arquitetura esqueleto destaca a habilidade dos artesãos da Audemars Piguet. Dois desses relógios apresentam o movimento em um novo tom de ouro rosa, para um rico jogo de luz. Combinando precisão técnica com habilidades antigas, essas novas iterações vestirão os pulsos com elegância e delicadeza.


Três estéticas contrastantes


A linha Royal Oak Double Balance Wheel Openworked evolui com três novos modelos de 41 mm feitos em materiais diferentes. Executados em aço, cerâmica preta ou ouro amarelo 18 quilates, a caixa e a pulseira são decoradas com as técnicas de acabamento distintas da coleção, alternando superfícies polidas e acetinadas que brincam com a luz e destacam o design geométrico do Royal Oak.


O movimento aberto e o aro interna das versões em aço e cerâmica preta apresentam um novo tom rosa-dourado, trazendo um toque quente e vívido ao relógio, ao mesmo tempo em que destacam o trabalho de precisão de seus diferentes componentes. Os oito parafusos hexagonais do aro também são feitos em ouro rosa e ecoam harmoniosamente o tom do movimento.


Aumentando o contraste visual, os marcadores de hora e ponteiros de ouro branco 18 quilates oferecem legibilidade clara na versão em aço, enquanto aqueles no modelo de cerâmica são aplicados em ródio escurecido. Finalmente, a indicação de segundos e a assinatura "Audemars Piguet" são impressas em preto no aro interno. Além disso, a referência de cerâmica preta é gravada com "Edição limitada de 150 peças" em seu fundo de titânio e safira.

Alternativamente, a referência de ouro amarelo 18 quilates exibe uma estética ousada que mistura o material precioso brilhante com um movimento vazado cinza antracito, realçado por um aro interno correspondente com a escala de segundos e o logo "Audemars Piguet" impresso em branco. Os marcadores de hora e ponteiros aplicados em ouro amarelo com material luminescente enfatizam o design de dois tons, ao mesmo tempo em que garantem ótima visibilidade mesmo no escuro.


Um mecanismo patenteado


Esses novos modelos são equipados pelo Calibre 3132, movimento automático com duplo balanço. Esta inovação patenteada, lançada pela Audemars Piguet em 2016, fornece ao relógio precisão e estabilidade aprimoradas. Ao incorporar duas rodas de balanço e duas espirais montadas no mesmo eixo, o sistema oscila em perfeita sincronia. Visível em ambos os lados da caixa, a roda de balanço dupla confere um raro vislumbre do coração pulsante do relógio. As pontes vazadas em ambos os lados revelam alguns componentes do trem de engrenagens. Suas geometrias foram definidas usando tecnologias de produção avançadas, como usinagem de controle numérico computadorizado (CNC), antes de serem refinadas no formato desejado. Cada componente é então finalizado e decorado usando técnicas antigas. Os ângulos em V polidos refletem o artesanato meticuloso que foi usado em sua criação, pois esse nível de precisão só pode ser alcançado manualmente.


A massa oscilante vazada, combinando com a cor da caixa para os modelos de aço e ouro amarelo ou harmonizado com o movimento de ouro rosa para a versão de cerâmica preta, completa a estética contrastante dessas três referências.


A delicada arte do esqueletizado


Combinando estética e função, o esqueletizado é uma especialidade da Audemars Piguet desde a década de 1930. Essa arte consiste em remover o máximo de material possível da platina e das pontes para deixar a luz passar, revelando a beleza e a delicadeza do mecanismo sem comprometer a funcionalidade. Portanto, requer verdadeira maestria relojoeira e um conhecimento profundo de materiais e técnicas de acabamento.

No início da década de 1970, um punhado de jovens relojoeiros da Audemars Piguet, encorajados pelos mais velhos, decidiram redescobrir a arte do esqueletizado, que havia caído em desuso após a década de 1950, e criaram a primeira oficina da marca dedicada a essa técnica. O visionário Georges Golay, então diretor da Audemars Piguet, lançou aos artesãos um desafio ambicioso: criar 100 exemplares esqueletizados do Calibre 2120, uma tarefa meticulosa que exigia 150 horas de trabalho para cada movimento. O primeiro relógio (Modelo 5442) foi entregue em novembro de 1973, seguido por mais trinta até 1976. Em 1978, a Manufatura produziu 300 relógios vazados movidos pelo Calibre 2120. Em 1984, a oficina empregava uma dúzia de artesãos.


Nos primeiros anos da coleção Royal Oak, os calibres permaneceram escondidos dentro das caixas. Foi o advento do quartzo que redefiniu os códigos da relojoaria, levando a indústria a mostrar a beleza dos movimentos mecânicos e as habilidades tradicionais necessárias para criá-los. O esqueletizado apareceu pela primeira vez em 1981 na forma de um pingente para a coleção Royal Oak (Modelo 5710BA), seguido em 1986 pelo Modelo 25636, que foi equipado com o Calibre 2120/2800, um movimento de calendário perpétuo ultrafino. No entanto, foi na década de 1990, caracterizada por uma abundância de modelos Royal Oak de todos os formatos e tamanhos, que essa arte refinada encontrou seu verdadeiro lugar na coleção, fazendo sua estreia na linha "Jumbo" em 1992.

Ao longo das décadas, a coleção Royal Oak cresceu para incluir cerca de cinquenta referências vazadas, cada uma alimentada por diferentes movimentos e disponível em uma variedade de tamanhos, materiais e estilos, todos refletindo anos de paixão e experiência transmitidos de geração em geração. Hoje, essas novidades de 41 mm dão nova vida a essa arte meticulosa, combinando-a com uma estética distintamente contemporânea.


Royal Oak Double Balance Wheel Openworked - Ficha técnica

Movimento
Automático Calibre 3132
Diâmetro total 26,6 mm (11 ¾ linhas)
Espessura total 4,4 mm
245 peças, 38 rubis
Reserva de marcha mínima garantida de 45 horas
Frequência do balanço 21.600 aph (3 Hz)
Indicação de horas, minutos e segundos centrais


Ref. 15407ST.OO.1220ST.02



Caixa
Diâmetro: 41 mm
Espessura: 9,9 mm
Em aço, cristal de safira e fundo antirreflexo, resistente à água até 50 metros

Mostrador
Aro interno em tom de ouro rosa, marcadores de hora aplicados e ponteiros Royal Oak em ouro branco com material luminescente

Pulseira
Pulseira de aço com fecho de báscula AP

Preço
66.500 Francos Suíços


Ref. 15407BA.OO.1220BA.01



Caixa
Diâmetro: 41 mm
Espessura: 10,1 mm
Em ouro amarelo 18 K, cristal de safira e fundo antirreflexo, resistente à água até 50 metros

Mostrador
Aro interno cinza antracito, marcadores de hora aplicados e ponteiros Royal Oak em ouro amarelo com material luminescente.

Pulseira
Pulseira em ouro amarelo 18 quilates com fecho de báscula AP

Preço
88.000 Francos Suíços

Ref. 15416CE.OO.1225CE.02



Caixa
Diâmetro: 41 mm
Espessura: 9,7 mm
Emcerâmica preta, cristal de safira e fundo antirreflexo, resistente à água até 50 metros

Mostrador
Aro interno em tom de ouro rosa, marcadores de hora aplicados e ponteiros Royal Oak em ródio escurecido com material luminescente

Pulseira
Pulseira de cerâmica preta com fecho de báscula AP

Preço
88.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS