Audemars PiguetUm Calendário Perpétuo de 38 mm que combina conforto e desempenho
25 de novembro de 2025
Dando continuidade às comemorações do seu 150º aniversário, a Audemars Piguet revelou três novos modelos de calendário perpétuo em dimensões menores, dentro das coleções Royal Oak e Code 11.59 by Audemars Piguet.

Após o lançamento, no início deste ano, de três referências astronômicas que redefiniram os padrões ergonômicos, estes modelos mais recentes apresentam esta complicação poética em um diâmetro de 38 mm pela primeira vez. Equipados com o novíssimo Calibre 7136 e o recém-lançado Calibre 7138 - ambos protegidos por cinco patentes - estes relógios homenageiam a herança da Audemars Piguet, ao mesmo tempo que abraçam o futuro. Disponíveis em ouro rosa 18 K ou aço, apresentam uma estética refinada que destaca a sofisticada mecânica interna. Com seu diâmetro menor, esses relógios abrem novos caminhos para as complicações tradicionais e inspiram os entusiastas a sonhar.
Um pedaço do universo no seu pulso

Desde o início dos tempos, o movimento dos corpos celestes cativou a curiosidade humana, moldando calendários e instrumentos de navegação, além de medir os ritmos da sociedade. Enquanto o sol governa o ritmo dos nossos dias, a lua influencia as marés e desempenha um papel místico e simbólico em nossa história. Uma musa para poetas, artistas e relojoeiros, ela alimenta nossa imaginação, guia nossa introspecção e influencia a energia que nos cerca.

Desenvolvido pela primeira vez no século XVIII, o calendário perpétuo é uma das complicações astronômicas mais complexas. Ele possui uma memória mecânica capaz de rastrear ciclos de 48 meses e ajusta automaticamente o número de dias em cada mês, incluindo anos bissextos. Este mecanismo altamente sofisticado requer intervenção humana a cada 100 anos para permanecer alinhado com o tempo solar.

Enraizada na história e na natureza, esta complicação cativa há muito tempo gerações de relojoeiros, levando-os a desenvolver mecanismos cada vez mais engenhosos.
Anteriormente reservado para o tamanho de caixa de 41 mm, o calendário perpétuo agora está disponível em 38 mm.

"Na Audemars Piguet, acreditamos que a paixão pela relojoaria deve ser compartilhada com o maior número possível de pessoas. Embora relógios complexos sejam frequentemente vistos como mais masculinos, eles fascinam todos os amantes de relógios, independentemente da idade ou sexo. Com o lançamento deste calendário perpétuo ergonômico em tamanho de 38 mm, convidamos todos a sonhar e a celebrar 150 anos de artesanato, inovação e amor por belos relógios."
Ilaria Resta
CEO, Audemars Piguet
Três referências com um design elegante

Combinando complexidade relojoeira, ergonomia e refinamento estético, estes três modelos de 38 minutos são apresentados simultaneamente nas coleções Code 11.59 by Audemars Piguet e Royal Oak. A ausência de corretores na lateral da caixa reforça sua elegância esbelta e resistência à água.

O novo Code 11.59 by Audemars Piguet combina ouro rosa 18 quilates com tons de verde. A complexa arquitetura da caixa é acentuada por um jogo de luz criado pela alternância de chanfros polidos e acetinados. O relógio é realçado pelo mostrador característico da coleção em um suave tom verde. Projetado em colaboração com o especialista em guilloché Yann Von Kaenel, que gravou à mão as ferramentas de estampagem, o motivo em relevo consiste em círculos concêntricos pontuados por centenas de pequenos furos, conferindo brilho, profundidade e personalidade ao mostrador. O mostrador é complementado por ponteiros luminescentes em ouro rosa 18 quilates que combinam com os marcadores de horas e criam um contraste elegante com as indicações brancas do calendário. Uma pulseira de couro de aligátor verde completa o visual.

O primeiro modelo Royal Oak combina uma caixa e pulseira de aço com um mostrador Grande Tapisserie em PVD azul-claro que combina com os contadores em espiral. Os marcadores de horas em tom de ródio e os ponteiros em ouro branco 18 quilates com revestimento luminescente garantem contraste e legibilidade, mesmo no escuro. As indicações impressas em preto nos contadores e ao redor do aro cinza polido dão o toque final.

A segunda referência Royal Oak exala uma estética aconchegante e refinada, apresentando uma caixa e pulseira em ouro rosa 18 quilates, complementadas por um mostrador Grande Tapisserie bege. Contadores em espiral, também em bege, juntamente com marcadores de horas luminescentes combinados com ponteiros em ouro rosa 18 quilates, completam a harmonia cromática do mostrador, acentuada por um indicador de fases da lua azul às 6 horas. Os chanfros polidos e acetinados na caixa e na pulseira - marcas registradas da expertise da Manufatura - dão vida ao metal a cada movimento do pulso.
Todos os três modelos são equipados com fundo em safira, revelando a elegância de seus respectivos calibres. A massa oscilante e a ponte do tambor em ouro rosa 22 quilates, visíveis entre as 12 e as 3 horas, destacam-se dos demais componentes banhados a ródio do movimento.

Celebrando o 150º aniversário da Manufatura, essas novidades também estarão disponíveis em edições limitadas de 150 peças, com sutis detalhes de design criados especialmente para a ocasião. Entre elas, uma assinatura vintage "Audemars Piguet", inspirada em documentos de arquivo, foi adicionada à indicação das fases da lua às 6 horas. Essas edições limitadas também apresentam duas gravações adicionais no verso: o logotipo "150" e a inscrição "1 de 150 peças".
Um mostrador que combina legibilidade e harmonia

Assim como nas versões de 41 mm lançadas no início deste ano, os contadores foram reorganizados para melhorar a legibilidade, a simetria e a harmonia visual. O mostrador agora exibe a data de acordo com as convenções europeias, com o dia às 9 horas, a data às 12 horas e o mês às 3 horas. No Code 11.59 by Audemars Piguet com calendário semanal, os números da semana são impressos no aro interno, como nas referências anteriores. No entanto, a primeira semana do ano ("1") agora aparece às 12 horas (em vez da semana 52, como era anteriormente).
Seguindo o mesmo raciocínio, "MON" para segunda-feira e "1" agora estão alinhados às 12 horas em seus respectivos contadores, marcando o início da semana e o primeiro dia do mês. Às 12 horas, o contador de data apresenta um sistema de exibição progressiva patenteado com uma roda de data de 31 dentes feita sob medida. O tamanho de cada dente varia para acomodar a largura dos numerais, melhorando a legibilidade.

Para garantir a simetria perfeita com os contadores de mês e ano bissexto às 3 horas, uma indicação de 24 horas foi adicionada ao contador de dia às 9 horas. Uma zona de não correção aparece em vermelho entre 21h e 3h, indicando o período durante o qual o calendário perpétuo não deve ser ajustado. No entanto, qualquer tentativa de fazê-lo durante esse período não danificará o movimento.
A exibição das fases da lua, com uma representação realista da superfície lunar baseada em uma fotografia da NASA, permanece às 6 horas, como nos modelos anteriores. A lua cheia agora está centralizada no eixo das 12 horas, contribuindo para a harmonia geral do mostrador.

Uma união de complexidade e ergonomia

Dois calibres que combinam complexidade técnica e facilidade de uso impulsionam esses novos modelos. De um lado, o Calibre 7138, lançado no início de 2025 nos modelos com calendário perpétuo de 41 mm, e do outro, o novíssimo Calibre 7136, que difere do primeiro por não possuir calendário semanal. Em ambos os casos, a Audemars Piguet repensou completamente o mecanismo astronômico de uma perspectiva ergonômica para adaptar essa complicação ao estilo de vida atual.
Tradicionalmente, os relógios de pulso com calendário perpétuo são equipados com corretores inseridos na lateral da caixa e são ativados por meio de uma pequena ferramenta para ajustar os vários indicadores. Este sistema pode tornar o ajuste do relógio tedioso, especialmente se ele não receber corda há algum tempo. Para melhorar a experiência do usuário e refinar o design da caixa, os engenheiros da Audemars Piguet desenvolveram um sistema de correção mais simples e intuitivo, controlado inteiramente pela coroa. Essa inovação torna a complicação fácil de ajustar em qualquer lugar, sem o uso de ferramentas e sem risco de quebra.

A nova coroa que equipa os Calibres 7138 e 7136 oferece quatro posições distintas. A primeira dá corda no relógio no sentido horário (posição 1). Puxar a coroa uma vez (posição 2) acerta a data no sentido horário e ajusta o mês e o ano bissexto no sentido anti-horário. Puxar a coroa novamente (posição 3) acerta a hora em ambas as direções. Empurrando a coroa um degrau para trás (posição 2'), ajusta-se o dia e a semana no sentido horário e a fase da lua no sentido anti-horário.
Por trás de sua aparente simplicidade, este sistema inovador esconde um mecanismo complexo acionado por um pinhão deslizante e uma roda que se conecta às diversas rodas do calendário nas posições 2 e 2'. Essa tecnologia é protegida por duas patentes: uma para o sistema de correção da coroa com sua posição 2' e outra para a correção do mês e da data através da coroa.
"Com os Calibres 7138 e 7136, colocamos a ergonomia no centro de nossa pesquisa e desenvolvimento para oferecer aos entusiastas uma complicação fácil de usar, totalmente ajustável através da coroa. O lançamento do calendário perpétuo em 38 mm marca um novo capítulo para complicações menores."
Lucas Raggi, Diretor Industrial da Audemars Piguet
Dois calibres entre tradição e inovação

Os calibres 7136 e 7138 baseiam-se nas inovações patenteadas do Calibre 5133, lançado em 2018 no Royal Oak Calendário Perpétuo Automático Ultrafino RD2, que integrou todas as funções do calendário perpétuo em um único nível dentro do movimento. O came de fim de mês está integrado à roda da data, enquanto o came do mês está combinado com a roda do mês. As correções da coroa estão em um segundo nível e mantêm o movimento fino em apenas 4,1 mm. Baseados no Calibre 7121 automático, os calibres 7136 e 7138 batem a uma frequência de 4 Hz (28.800 aph) e oferecem uma reserva de marcha de pelo menos 55 horas.
Os dois novos calibres também apresentam refinadas decorações como Côtes de Genève, acabamento acetinado, granulação circular, acabamento em espiral e chanfradura, todos visíveis através do fundo da caixa.
Combinando ouro rosa 18 quilates e um mostrador bege, este modelo Royal Oak de 38 mm exala uma estética acolhedora e ergonomia ideal graças ao seu sistema de correção "all-in-the-crown" © Cortesia Audemars Piguet.

Combinando ouro rosa 18 quilates e um mostrador bege, este modelo Royal Oak de 38 mm exala uma estética acolhedora e ergonomia ideal graças ao seu sistema de correção "all-in-the-crown" © Cortesia Audemars Piguet.
Após o lançamento, no início deste ano, de uma nova geração de calendários perpétuos intuitivos e fáceis de ajustar, estas três edições limitadas de 38 mm, equipadas com os Calibres 7136 e 7138, abrem o mundo das complicações para um público mais amplo, prometendo ser uma grande fonte de inovação no futuro.
Calendário Perpétuo Automático - 38 mm - Ficha técnica
Code 11.59 by Audemars Piguet Calendário Perpétuo Automático 38 mm

Ref. 26441OR.OO.D405CR.01
Movimento
Calibre automático 7138
Diâmetro total 29,6 mm (12 ¾ linhas)
Espessura total 4,1 mm
Número de peças: 422
Número de rubis: 41
Reserva mínima de marcha garantida: 55 horas
Frequência: 4 Hz (28.800 aph)
Calendário perpétuo com indicação de semana, dia, data, lua astronômica, mês, ano bissexto, horas e minutos
Caixa
Em ouro rosa 18 quilates
Cristal de safira antirreflexo duplo
Fundo em ouro rosa e safira antirreflexo
Resistente à água até 30 m
Diâmetro: 38 mm
Espessura: 9,9 mm
Mostrador Code 11.59 by Audemars Piguet verde com assinatura em relevo, submostradores verdes, marcadores de horas em ouro rosa 18 quilates, ponteiros em ouro rosa 18 quilates com material luminescente, aro interno verde em formato de espiral
Pulseira
Pulseira de couro de aligátor verde com escala quadrada grande, fecho de báscula de três lâminas em ouro rosa 18 quilates.
Preço
104.300 Euros, sem impostos
Em comemoração do 150º aniversário da Manufatura, também foi criada uma edição limitada de "aniversário" deste Code 11.59 by Audemars Piguet Calendário Perpétuo Automático 38 mm, com elementos de design sutis concebidos para a ocasião. (Ref. 26441OR.OO.D405CR.02)
Royal Oak Calendário Perpétuo Automático 38 mm

Ref. 26684ST.OO.1356ST.01
Movimento
Calibre Automático 7136
Diâmetro total: 29,6 mm (12 ¾ linhas)
Espessura total: 4,1 mm
Número de peças: 413
Número de rubis: 41
Reserva mínima de marcha garantida: 55 horas
Frequência: 4 Hz (28.800 aph)
Calendário perpétuo com indicação do dia, data, lua astronômica, mês, ano bissexto, horas e minutos
Caixa
Caixa de aço, 38 mm
Espessura: 9,4 mm
Vidro e fundo de safira antirreflexo
Resistente à água até 50 metros
Mostrador "Grande Tapisserie" azul-claro, submostradores azul-claro, ponteiros e marcadores de horas Royal Oak em ouro branco 18 quilates com material luminescente, aro interno cinza-prateado.
Pulseira
Pulseira de aço com fecho de báscula AP
Preço
104.300 Euros, sem impostos
Em comemoração do 150º aniversário da Manufatura, foi criada uma edição limitada de "aniversário" deste Royal Oak Calendário Perpétuo Automático de 38 mm. Limitado a 150 peças, apresenta sutis elementos de design concebidos para a ocasião. (ref. 26684ST.OO.1356ST.02).
Royal Oak Calendário Perpétuo Automático - 38 mm

Ref. 26684OR.OO.1356OR.01
Movimento
Calibre Automático 7136
Diâmetro total: 29,6 mm (12 ¾ linhas)
Espessura total: 4,1 mm
Número de peças: 413
Número de rubis: 41
Reserva mínima de marcha garantida: 55 horas
Frequência: 4 Hz (28.800 aph)
Calendário perpétuo com indicação do dia, data, lua astronômica, mês, ano bissexto, horas e minutos
Caixa
Caixa em ouro rosa 18 K
Cristal de safira e fundo antirreflexo
resistente à água até 50 m
Espessura da caixa: 9,4 mm
Mostrador bege "Grande Tapisserie", submostradores bege, ponteiros e marcadores de horas Royal Oak em ouro rosa 18 quilates com material luminescente, aro interno em tom de ouro rosa
Pulseira
Pulseira em ouro rosa 18 K com fecho de báscula AP
Preço
Sob consulta
Em comemoração do 150º aniversário da Manufatura, foi criada uma edição limitada de "aniversário" deste Royal Oak Calendário Perpétuo Automático 38 mm. Limitado a 150 peças, apresenta sutis elementos de design concebidos para a ocasião. (Ref. 26684OR.OO.1356OR.02)
www.audemarspiguet.com