Publicidade
Home  >  News Voltar

Charles GirardierTurbilhão Signature Mystérieuse Fleur du Sel

28 de novembro de 2020
O belíssimo Turbilhão Signature Mystérieuse Fleur du Sel da Charles Girardier foi o grande vencedor do GPHG 2020 na categoria Complicação Feminina!




O modelo possui um mostrador em esmalte Grand Feu com uma dupla complicação: às 6 horas, um turbilhão volante que realiza uma revolução por minuto; às 12 horas, a assinatura misteriosa - um autômato - apresenta o logotipo Charles Girardier com um C e G entrelaçados em dois elementos girando em um eixo.


Patrick A. Ulm, CEO da Charles Girardier, recebe o prêmio do GPHG 2020


A energia necessária para este balé é fornecida por uma massa oscilante dedicada a esta complicação e escondida sob o mostrador. A cada movimento do pulso, a energia cinética fará com que os dois móbiles se movam em direções opostas e finalmente retornem à posição inicial quando o pulso for inclinado para a leitura do tempo. Este autômato é uma interpretação lúdica e poética que pode ser personalizada ao gosto do cliente com pedras preciosas, a sua cor e suas iniciais.


Movimento CG 1809, um calibre personalizado


O movimento foi produzido em colaboração com o manufatura Timeless, e apresenta um turbilhão volante com corda automática bidirecional por uma massa oscilante periférica, com rolamento de esferas.

A decoração do movimento é refinada com pontes destacadas por um granulado tradicional feito à mão pela aplicação de pó de prata ("frost gilt"). Os ângulos feitos à mão na ponte do tambor e na ponte do turbilhão respeitam todos os códigos da alta relojoaria de Genebra.


Mostrador em esmalte Grand Feu com paillons de prata


O domínio do artesanato por parte da oficina in-house de mostradores permite à Charles Girardier perpetuar uma tradição secular que apenas algumas relojoarias dominam hoje, o esmalte Grand Feu com paillons. Esta técnica consiste, inicialmente, em gravar uma placa de ouro com o mesmo motivo da gaiola da Assinatura Misteriosa. Este motivo foi inspirado na ponte do balanço de um relógio de bolso Charles Girardier do século XVIII.

A seguir, os esmaltadores aplicam o pó de esmalte colorido e translúcido com um pincel para revelar o padrão guilloché. O pó do esmalte é então queimado em um forno aquecido a 800o Celsius (técnica conhecida como "Grand Feu"), que permite sua a vitrificação. O artesão então coloca delicadamente cada floco de prata (usando ouro para outras cores de esmalte).

Por fim, o esmaltador o recobre com uma nova camada de esmalte translúcido, porém incolor desta vez denominado "fundente" e que dará ao esmalte toda a sua profundidade. Por fim, o mostrador volta ao forno para transformar o pó de esmalte em uma forma sólida.

Todas essas operações são feitas in-house, incluindo a punção dos paillons de uma folha de ouro ou prata extremamente fina, equivalente à espessura de uma folha de papel.



Fabricado em Genebra

Todos os elementos de movimento e externos (caixas, etc.) são produzidos em uma mesma manufatura independente com sede em Genebra, uma colaboração que reconecta a marca com as raízes genebrinas da Charles Girardier.


Charles Girardier Turbilhão Signature Mystérieuse Fleur du Sel - Ficha técnica

Movimento
Calibre CG 1809, turbilhão de um minuto, automático com massa oscilante periférica
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 46 horas
Indicação de horas e minutos
Autômato com discos giratórios com assinatura misteriosa CG

Caixa
Ouro branco, com diâmetro de 37 mm, espessura 11,8 mm
Resistente à água até 30 metros
Aro com diamantes (0,8 quilates)
Mostrador em esmalte Grand Feu com paillons de prata

Pulseira
Em cetim, com fecho de báscula

Preço
90.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

19 de junho de 2012
Publicidade

BRANDPARTNERS