Publicidade
Home  >  News Voltar

C3H5N3O9Experiment ZR012

19 de junho de 2012
O Experiment ZR012 da C3H5N3O9 é um relógio que apresenta indicações de horas e minutos inspiradas em um motor rotativo Wankel, em uma caixa assimétrica de zircônio.


Qual seria o resultado de uma reação química entre MB&F e Urwerk? MB&F + Urwerk = C3H5N3O9, uma plataforma criada por Felix Baumgartner, Maximilian Büsser, Martin Frei e Serge Kriknoff para experimentar conceitos, ideias e criações sem as inerentes limitações de uma marca de luxo convencional.

À primeira vista, as horas do Experiment ZR012 aparentam serem indicadas por rotores triangulares girando centralmente; contudo, os triângulos são na verdade polígonos Reuleaux; eles giram excêntrica e não centralmente, e descrevem curvas complexas epicicloidais ao invés de círculos. O sistema foi inspirado pelo motor Wankel, que exibe polígonos orbitais Reuleaux ao invés dos pistões recíprocos que impulsionam a grande maioria de nossos carros e máquinas atuais.


Experiment ZR012

O Experiment ZRO12 indica horas e minutos com dois polígonos excêntricos giratórios Reuleaux inspirados no motor Wankel. As horas são indicadas pelo rotor inferior, enquanto os minutos são indicados pelo rotor superior menor.

O tempo é indicado pelas extremidades dos rotores Reuleaux que traçam curvas epicicloidais. Para criar o complexo formato das curvas epicicloidais de horas e minutos com a alta precisão exigida, 180 pontos separados foram plotados. Há uma tolerância de apenas o,2 mm entre os rotores triangulares - o formato especial é de fato chamado um polígono Reuleaux - e as horas e minutos epicicloidais que os circulam.

Os rotores são excêntricos, isto é, não são montados diretamente no "virabrequim" central e exigem considerável tempo, habilidade e paciência para o complexo processo de montagem. Para assegurar um ajuste de extrema alta precisão, as rodas fixas podem ser ligeiramente giradas (e então novamente fixadas) para permitir um ajuste fino e a precisa sincronização entre os indicadores de horas e minutos.

A caixa e as garras do Experiment ZR012 são feitas de zircônio, que visualmente é similar ao titânio e é muito resistente à corrosão. As dimensões da caixa são de 55 mm x 44 mm (excluindo as garras). As garras compostas frontais e as traseiras articuladas envolvem ergonomicamente o pulso e asseguram um alto nível de conforto. O verso do Experiment ZR012 revela um indicador de reserva de marcha. O movimento tem autonomia de 39 horas e recebe corda através de uma grande coroa rosqueada.


O motor Wankel

Em 1919, um jovem Alemão de 17 anos de idade chamado Felix Wankel sonhou com um novo tipo de motor. Sem nenhuma formação específica, Wankel acreditava que poderia desenhar um motor no qual os quatro estágios de admissão, compressão, combustão e exaustão se dessem em uma rotação, ao invés dos quatro estágios separados recíprocos de um pistão em um motor normal.

Era um objetivo ambicioso, que outros vinham perseguindo sem sucesso desde o século XVI. Em 1924 Wankel criou um pequeno laboratório para criar seu motor rotativo e finalmente testar o primeiro protótipo em 1957, mais de três décadas depois.

Um dos principais motivos da demora no desenvolvimento esteve no fato de que o motor orbital Wankel foi baseado em um rotor triangular convexo girando no interior de uma câmara de combustão epicicloidal. Um epiciclóide é uma forma bastante complexa traçada por um ponto em um pequeno círculo girando ao redor do perímetro de um círculo maior. Plotar este formato envolve uma matemática bastante complexa.

x = cos(w1*t) + (R/L) * cos[(w1+w2)*t]
y = sen(w1*t) + (R/L) * sen[(w1+w2)*t]

Nos motores normais de combustão interna, pistões se alternam quatro vezes para cada ciclo de potência; no motor Wankel, a potência é gerada mais suavemente a cada rotação, com menos peças móveis, o que permite que o motor seja mais leve, mais compacto e mais confiável que motores alternativos.

A curva epicicloidal tem sido de especial interesse para astrônomos ao longo dos séculos, já que as formas são sempre encontradas nas coroas das estrelas. Wankel foi o primeiro a utilizar um epiciclóide em um motor de combustão interna. O Experiment ZR012 é o primeiro a usar um epiciclóide em um relógio de pulso.


Sobre C3H5N3O9

C3H5N3O9 é a fórmula molecular da nitroglicerina e também o nome de um experimento horológico peculiar.

Muitas das mais espetaculares reações químicas resultam da combinação de componentes aparentemente inofensivos. Quando Felix Baumgartner e Maximilian Büsser almoçavam em um terraço de Genebra no verão de 2008, teve início uma reação horológica em cadeia que agora se manifesta como C3H5N3O9.

Felix Baumgartner e Martin Frei, da Urwerk, tinham um conceito com indicações inspiradas no motor Wankel ainda não desenvolvido, e sugeriram ao construtor Cyrano Devanthey o desenvolvimento e produção de um movimento nele baseado.

Os parceiros da MB&F Maximilian Büsser e Serge Kriknoff se uniram ao designer Eric Giroud para o projeto e produção de uma caixa. Nascia o Experiment ZR012. C3H5N3O9, portanto, é uma plataforma experimental, não uma marca de luxo.


Experiment ZR012 - Especificações técnicas

Caixa
Dimensões sem garras de 55 mm x 44 mm, em Zircônio com garras de titânio
60 componentes, resistente à água a 30 m (3 atm)
Garras frontais compostas, garras traseiras articuladas
Cristal de safira com tratamento antirreflexos em ambos os lados
Pulseira e fecho em couro de vitela marrom. Fecho de báscula em titânio e ouro branco.

Movimento
Dimensões de 32,65 x 41,35 x 11,55 mm, 328 componentes, 42 rubis
Corda manual, reserva de marcha de 39 horas, frequência de 28.800 aph
Acabamento: acetinado, jateado e granulamento circular no movimento, componentes tratados em PVD negro, componentes tratados em rutênio negro
Número de plotagens para criar epiciclóides para horas e minutos: 180
Tolerância entre rotores de indicações e interior dos epiciclóides: 0,20 mm


O Experiment ZR012 pode ser encomendado por um valor de 110.000 Francos Suíços, sem impostos e taxas.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS