Vacheron ConstantinCosmica Duo - Grand Complication
27 de novembro de 2025
O espetacular Cosmica Duo - Grand Complication é parte da nova série Les Cabinotiers da Vacheron Constantin, batizada de La Quête, em homenagem ao 270º aniversário da marca.

É um relógio único, de dupla face e reversível, com 24 complicações, destacando funções astronômicas, em um novo movimento de manufatura, o Calibre 2756-B1 de 1.003 componentes, que oferece uma visão mecânica do cosmos.

A Vacheron Constantin celebra seu 270º aniversário e sua busca pela excelência com uma nova série de relógios Les Cabinotiers intitulada "La Quête", que presta homenagem à astronomia e às odisseias da antiguidade. Representando desafios técnicos e estéticos significativos, essas peças destacam a expertise da Vacheron Constantin na criação de relógios de alta complicação, aprimorados por técnicas artísticas. O Cosmica Duo - Grand Complication, uma edição única, apresenta dois mundos graças a um engenhoso sistema de reversibilidade: um mostrador transporta o observador para as estrelas, enquanto o outro o imerge na arte cinética do novo Calibre 2756-B1. As funções astronômicas são o foco principal deste relógio de alta complicação, que também incorpora um repetidor de minutos e um turbilhão.
Um espírito de descoberta

A observação das estrelas, o ciclo das estações e a alternância do dia e da noite sempre despertaram a curiosidade humana, e desde tempos remotos, a humanidade buscou modelar esses fenômenos. Graças aos primeiros observatórios astronômicos, o espaço-tempo tornou-se um conceito mais concreto, explicado em termos de ciclos mensuráveis.
Um relógio para contemplação

O relógio de dupla face apresenta 24 complicações, principalmente astronômicas, incluindo um repetidor de minutos e um regulador de turbilhão, orquestradas pelo novo Calibre 2756-B1. Este movimento, cujo desenvolvimento levou quatro anos, é derivado do Calibre 2756 apresentado em 2020. O movimento base que alimenta o repetidor de minutos e o turbilhão passou por algumas modificações, enquanto as duas placas adicionais foram quase totalmente redesenhadas. Uma controla o calendário perpétuo e o mapa celeste; a outra é usada para indicações astronômicas.

Um dos mostradores, predominantemente em tons de azul, oferece uma jornada sideral, além das essenciais referências de tempo e calendário. A simetria do mostrador, que garante a legibilidade das indicações, esconde a complexidade de sua construção, composta por 22 peças. O contador de horas e minutos descentralizado também exibe um mapa celeste do Hemisfério Norte. Ao girar, ele reproduz o movimento das constelações de acordo com a duração de um dia sideral, marcada na periferia. Tomando uma estrela fixa no céu como ponto de referência, o tempo que a Terra leva para completar uma rotação de 360°, ou dia sideral, é exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Como a Terra gira em torno de seu eixo ao mesmo tempo em que orbita o Sol, leva aproximadamente quatro minutos a menos que um dia do calendário para retornar ao seu ponto original em relação à estrela em questão. Uma elipse de cor clara destaca o que o observador pode ver em tempo real.

Esta configuração do mostrador libera espaço para os dois contadores do calendário perpétuo. Um deles, às 5 horas, utiliza ponteiros para indicar os meses e os anos bissextos em um ciclo de 8 anos. O outro, às 7 horas, exibe os dias e as datas, também com ponteiros. As funções centrais de hora são complementadas por um segundo fuso horário, indicado por um ponteiro coaxial vazado na cor laranja. A hora local e a hora de referência possuem um contador dia/noite, às 4 e 8 horas, respectivamente, enquanto uma janela às 6 horas exibe o nome da cidade escolhida entre os 24 fusos horários, para a indicação do segundo fuso horário.
Em contraste com a poesia celestial daquele mostrador, o outro - um mostrador aberto construído com 28 peças - revela o coração mecânico do calibre. Os ponteiros centrais, incluindo o ponteiro dos minutos com o símbolo do sol, indicam o tempo solar verdadeiro. Baseado no movimento aparente do Sol, este varia do tempo civil devido à inclinação do eixo da Terra e à sua órbita elíptica. O tempo solar médio, ou tempo civil, que rege o nosso dia a dia, coincide com o tempo solar verdadeiro apenas quatro vezes por ano, nos solstícios e equinócios. As diferenças, que variam de -16 minutos e 23 segundos a +14 minutos e 22 segundos por dia, constituem a equação do tempo. O Calibre 2756-B1 apresenta esta equação continuamente, permitindo a leitura simultânea dos tempos solar e civil, um em cada lado do relógio. As indicações dos horários do nascer e do pôr do sol e da duração do dia e da noite, posicionadas às 3 e 9 horas, completam esta informação "solar". Às 6 horas, a idade e as fases da lua são exibidas por um ponteiro retrógrado em um contador semicircular. A precisão da medição das fases da lua requer apenas uma correção a cada 1.000 anos.
Uma nova caixa reversível e ergonômica

Além da sua complexidade técnica e design singular, a originalidade desta peça reside na sua reversibilidade. Com 47 mm de diâmetro e 20,20 mm de altura, um feito notável dada a complexidade de um mecanismo composto por 1.003 componentes, a caixa em ouro branco apresenta asas articuladas com encaixes de pulseira removíveis que podem ser fixados em ambos os lados das barras de fixação sem necessidade de ferramentas. O desafio no design de tal sistema reside na sua ergonomia, garantindo que o relógio seja confortável de usar independentemente do lado escolhido. As asas são, portanto, curtas com um perfil arredondado, mantendo o relógio no lugar sem precisar de apoio no pulso e permitindo que a pulseira de couro de crocodilo seja livremente invertida. Isto garante que, além de permanecer estável, o relógio também seja confortável, uma vez que apenas a pulseira está em contacto com o pulso. Dependendo da preferência do utilizador, o relógio Cosmica Duo - Grand Complication exibe a hora civil média ou a hora solar verdadeira, com a possibilidade de alternar entre elas instantaneamente, virando o relógio.
O design da caixa foi cuidadosamente pensado para simplificar o controle das funções. Um botão integrado à coroa ajusta o segundo fuso horário, enquanto um seletor localizado na lateral da caixa permite travar o mapa celeste durante o ajuste do relógio. A alavanca do repetidor de minutos foi especialmente projetada e posicionada no centro da lateral da caixa para manter a simetria do relógio, independentemente do lado preferido pelo usuário.
Um relógio turbilhão musical

O Cosmica Duo - Grand Complication é um relógio astronômico de alta complexidade, além de ser um relógio musical com repetidor de minutos. Para criar esse mecanismo de repetição sob demanda, que - dada a sua dimensão melódica - é uma das complicações mais delicadas da relojoaria, os engenheiros e mestres relojoeiros da Vacheron Constantin inspiraram-se no trabalho realizado no relógio La Tour de l'Île de 2005. Merece destaque o regulador de repetição, introduzido naquele relógio, que controla a percussão dos gongos pelos martelos. Este sistema, visível através do mostrador vazado às 8 horas, regula com perfeição a duração das sequências musicais tocadas para as horas, quartos de hora e minutos. Operando em completo silêncio, garante toques distintos, harmoniosos e perfeitamente rítmicos. O sistema se distingue por seus dois pesos com um formato notável, otimizado para gerar uma espécie de "freio de motor" através da força centrípeta que atua sobre a barra de percussão, suavizando assim a energia liberada pelo tambor.
Operando a 18.000 alternâncias por hora (2,5 Hz), o regulador está integrado a um turbilhão posicionado às 12 horas. Ao alterar constantemente a posição do regulador para contrabalançar os efeitos da gravidade terrestre na amplitude do balanço, o turbilhão torna-se sinônimo de maior precisão do movimento. A gaiola do turbilhão tem a forma de uma cruz de Malta, o emblema da Vacheron Constantin, e o mecanismo é coroado pelo indicador retrógrado de reserva de marcha, um desafio adicional em termos de construção.
Uma busca estética

O primeiro mostrador é azul ultramarino, apresentando um mapa celeste em um disco muito fino, com apenas 0,25 mm de espessura, girando sob um cristal de safira gravado por metalização; o horizonte é definido de acordo com a posição geográfica do usuário. Todos os elementos do mostrador possuem acabamento refinado: os detalhes em madrepérola no círculo das horas sideral são tingidos de azul; o mostrador opalino tem uma borda externa com acabamento acetinado circular, enquanto os contadores do calendário perpétuo têm acabamento acetinado circular com centros azuis; os marcadores de horas em ouro branco são laqueados e a borda do mapa celeste é canelada.

O verso é radicalmente diferente. Expressando com força a complexidade do Calibre 2756-B1 esqueletizado, sem comprometer a legibilidade, a reserva de marcha, as fases da lua e as indicações de dia e noite, bem como de nascer e pôr do sol, são marcadas em discretos insertos de madrepérola azulada. Os insertos são construídos em dois níveis, reforçando o efeito tridimensional. Para acentuar a leveza da exibição retrógrada das fases da lua e a profundidade do movimento, cinco luas abauladas em ouro 18 quilates são montadas em um arco de cristal de safira na parte inferior do mostrador. A periferia do mostrador é opalescente com acabamento acetinado circular. Este mostrador vazado revela a beleza dos acabamentos do movimento, que é realçada pela cor champanhe dos componentes, criada por tratamento galvânico. Os discos são decorados com Côtes de Genève e círculos, e as pontes chanfradas à mão também apresentam esse acabamento. Os balancins possuem acabamento escovado com raios de sol, enquanto as rodas são circulares e as engrenagens são polidas como um espelho. A alternância entre superfícies jateadas e com grãos circulares acentua ainda mais a natureza técnica desta peça.

Cosmica Duo - Grande Complicação
Referência 9780C/000G-087C
Relógio certificado pelo Selo de Genebra
Movimento
Calibre 2756-B1
Desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin.
Mecânico com corda manual
33,30 mm de diâmetro, 12,45 mm de espessura
Reserva de marcha de aproximadamente 60 horas
Frequência 2,5 Hz (18.000 aph)
1.003 componentes, 112 rubis
24 complicações
Indicações
Horas e minutos descentrados, indicador dia/noite, segundo fuso horário, indicador de 24 cidades, indicador dia/noite para o segundo fuso horário, calendário perpétuo, mapa celeste do Hemisfério Norte com indicação da zona do horizonte local, horas e minutos siderais, repetição de minutos, equação do tempo (horas e minutos), horários do nascer e pôr do sol, duração do dia e da noite, fase e idade da lua retrógrada, turbilhão, reserva de marcha
Caixa
Ouro branco 18K, reversível
47 mm de diâmetro, 20,20 mm de espessura
Dupla face
Mostrador
Lado 1: Azul opalino com borda externa circular acetinada; inserções de madrepérola azul; contadores em opalino, circular acetinado e azul-celeste; marcadores de horas aplicados em ouro branco 18K laqueado
Lado 2: Vazado com borda externa circular azul acetinada e opalescente; contadores em madrepérola azul; luas em ouro amarelo 750/1000 3N; marcadores de horas aplicados em ouro branco 18K laqueado
Ponteiros em ouro 18 quilates
Pulseira
Couro de jacaré Mississippiensis azul escuro com forro de couro de jacaré, costurado à mão, acabamento com ponto de sela, escamas quadradas grandes
Fecho de báscula em ouro branco 18K
Preço
Sob consulta