Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetJules Audemars Equation of Time Only Watch

09 de julho de 2009
Na sua terceira participação no Only Watch, a Audemars Piguet está oferecendo um belo Jules Audemars Equation of Time, uma peça única gravada no flange com "Only Watch Monaco 12h30" - a hora solar verdadeira em Mônaco.


"Nós escolhemos o Equation of Time," diz Octavio Garcia, Diretor Artístico do Grupo, "devido à sua exclusividade. Ele representa muito das inovações e complicações desenvolvidas pela Audemars Piguet. Um interessante aspecto sobre o Equation of Time reside no fato de que nossos clientes podem personalizar seu relógio escolhendo uma cidade em qualquer lugar do mundo. O relógio lhe fornecerá o zênite verdadeiro do sol em sua cidade favorita. Para o Only Watch 2009, o Equation of Time mostra o zênite de Mônaco e indica as horas do nascer e pôr do Sol, calendário perpétuo e também a Lua astronômica."

O meio-dia real, quando o Sol está em seu zênite, depende da longitude do local onde a observação é feita - sempre levando em consideração o diferencial da equação do tempo, salvo em 15 de Abril, 14 de Junho, 1° de Setembro e 24 de Dezembro. Este diferencial varia de menos 16 minutos e 23 segundos em 4 de Novembro até mais 14 minutos e 22 segundos em 11 de Fevereiro. O ponteiro da equação do tempo colocado no centro do mostrador do relógio mostra este diferencial, com o meio-dia real correspondendo à sua posição exata sobre o ponteiro de minutos, e o ponteiro de horas fornecendo a hora local do zênite solar em Mônaco como confirmado no flange.


Horas do nascer e pôr do Sol

No equador, a duração de dias e noites é a mesma ao longo do ano. Quanto maior a distância do equador, maiores as variações sazonais; durante os solstícios nos polos, o sol nunca se põe ou nunca nasce no horizonte. Os submostradores do relógio, com graduações de 0 a 12, mostram as horas na quais o Sol respectivamente nasce e se põe e as ajusta ao longo do ano para a latitude de Mônaco. Os ponteiros destes mostradores são conduzidos por duas cames precisamente fabricadas com tolerâncias de milésimos de um milímetro.


O calendário perpétuo

Todas as indicações do calendário perpétuo estão posicionadas ao longo do eixo 12 - 6 horas. Sem necessidade de correção manual antes de 1° de Março de 2100, ele exibe o 29 de Fevereiro de cada ano bissexto graças a uma roda especial que leva quatro anos para efetuar uma rotação completa. Um original mecanismo de avanço para os dias supérfluos no final do mês contribui para manter a espessura bastante mais baixa que a de outros mecanismos com esta função.


A Lua astronômica

Com um mecanismo de calendário perpétuo convencional, o ciclo lunar requer uma correção a cada dois anos e sete meses. Graças à Lua astronômica que os mestres relojoeiros da Audemars Piguet desenvolveram para o Jules Audemars Equation of Time, um relógio ajustado no ano 2005 não exigirá nenhum ajuste no ciclo lunar até o ano de 2127. Comparado ao mecanismo convencional de 59 dentes, a engrenagem da Audemars Piguet compreende 135 dentes, e seu diferencial com relação ao ciclo real da lua é de meros 57,2 segundos, em comparação com os 44 minutos e 2,8 segundos de um mecanismo "padrão".

"O Equation of Time foi o primeiro projeto que criei para a Audemars Piguet quando cheguei em 2003," diz Garcia. "Foi um projeto desafiador porque nós partimos de um relógio com 39 mm de diâmetro para um de 43 mm. Isto resultou em muitas mudanças técnicas e de design."

A maioria das alterações técnicas foi relacionada à caixa do relógio, que precisava ser mais ergonômica. O fato de ele ser maior significa que ele assenta de forma diferente no pulso, o que requeria um estudo de como as asas se ajustariam ao pulso para tornar o seu uso o mais confortável possível.

Este relógio, provavelmente um dos mais complicados atualmente produzidos, é uma rendição bastante poética da Equação do Tempo, com o zênite verdadeiro indicado por um ponteiro especial no formato de um Sol. O mostrador tem um motivo guilloché espiral "flanké" com numerais Romanos aplicados em ouro. O esquema de cores deste relógio foi criado especificamente para o Only Watch - é a primeira vez que foi utilizado um mostrador bicolor para o Equation of Time.

O relógio, com mais de 400 peças, possui um luxuoso estojo, que também contém o altamente detalhado livro Audemars Piguet Equation of Time. A caixa do relógio e o seu movimento são completamente acabados à mão e o seu fundo tem um grande cristal de safira através do qual se pode verdadeiramente apreciar o complexo movimento. A massa oscilante com o logo "AP" é esqueletizada e completamente gravada à mão.

O Calibre 2120/2808 é abrigado em uma caixa de ouro rosa 18 K, resistente à água a 20 metros, com o fundo em safira gravado "Jules Audemars - Pièce unique 2009".
 
O mecanismo da equação do tempo
O mecanismo de horas do nascer e pôr do Sol
O mecanismo do calendário perpétuo
O mecanismo da Lua astronômica
O Calibre 2120/2808, lado do mostrador
O Calibre 2120/2808, verso

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS