Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & SöhneLange Zeitwerk - a Face de uma nova Era - Parte 1/2

11 de maio de 2009
Lange Zeitwerk - a Face de uma nova Era

Com um novo conceito relojoeiro, a A. Lange & Söhne aventura-se num corajoso passo em frente.


Frequentemente, é uma nova face que anuncia uma nova era. Foi o caso do Lange 1, surgido após a união da Europa, e que abriu caminho ao regresso da A. Lange & Söhne.

Há quinze anos, a marca enriqueceu a paisagem relojoeira com um conceito fundamentalmente novo e sem precedentes ao nível técnico. Como ícone do design, há muito que conquistou um lugar no pináculo da atemporalidade. Agora, com uma indicação mecânica de horas e minutos saltantes de clareza singular, a Lange apresenta outro marco na sua história. Mais uma vez, uma nova face transporta-nos para uma nova era na relojoaria. A sua designação: Lange Zeitwerk.

"Eu fecho os meus olhos para poder ver" - a máxima criativa do famoso pintor Francês Paul Gauguin foi adotada pelos engenheiros e designers de calibres da Lange, numa altura em que exploravam território desconhecido, e de um ponto de vista imparcial, desenvolveram um relógio que seria revolucionário e progressivo em cada aspecto. Em última análise, o progresso representa sempre o resultado da curiosidade. A pergunta que a Lange se colocou foi: "Podem os princípios do relógio mecânico e do formato do medidor de tempo moderno ser combinados de forma convincente?".

A resposta é o primeiro relógio de pulso mecânico com indicação analógica saltante verdadeiramente eloquente. É um relógio que reinterpreta o tempo numa era de mudanças. Não só endossa o tempo através de uma nova face, mas define igualmente uma nova direção para a relojoaria. É um relógio que incorpora o espírito do tempo e que simultaneamente o transcende. Efetivamente é um relógio que permite ao seu proprietário experimentar um sentido totalmente novo do tempo.

Um conceito de design fresco que sublinha uma mudança de paradigma: a ponte em prata alemã abre as suas asas sobre a totalidade da largura do mostrador absorvendo de forma proeminente os grandes números emoldurados em posições laterais que indicam as horas e os minutos. Estende-se então para baixo contornando também o mostrador parcial dedicado aos segundos, unindo desta forma os três níveis da medição do tempo de uma forma harmoniosa.

Com as suas linhas cavadas, a coroa aponta para cima conferindo uma maior dinâmica ao modelo. E na parte superior do mostrador, o indicador contínuo da reserva de marcha informa de forma fiável quando chegou a hora de dar novamente corda ao relógio.

Com o seu nome emblemático, o Lange Zeitwerk é um relógio que representa uma claridade de leitura sem compromissos. Graças à dimensão sem paralelo dos seus dígitos, possibilita a leitura do tempo mesmo com um olhar rápido.

Com um clique suave e em apenas frações de segundo, o indicador dos minutos avança passo a passo até que o relógio inicia o grande salto no final da hora. Neste ponto, todos os três discos numéricos (um para as horas e dois para os minutos) avançam simultaneamente e de forma instantânea na medida exata de uma unidade.

Aqui, a medição do tempo é elevada ao status de um acontecimento. O momento perfeito dá-se às 11:59. O ponteiro de segundos embarca na sua lenta trajetória ao logo da periferia do mostrador parcial. O tempo parece abrandar à medida que a sua cadência é deliberadamente observada. Faltam 30 segundos. O suspense aumenta: dez... três, dois, um - clique - 12:00. "Um pequeno passo para um relógio, mas um grande salto para a relojoaria".

Oculto pelo extraordinário mostrador, um movimento igualmente revolucionário com um diâmetro de 33,6 milímetros ocupa na totalidade o espaço interior da caixa de 41,9 milímetros em ouro ou platina.

A quantidade significativa de energia necessária para fazer avançar de forma simultânea os três discos a cada hora é fornecida por um tambor de corda desenvolvido de raiz e provido de uma mola extra-forte. O seu desenho patenteado coloca o venerável princípio do enrolar e desenrolar da lâmina literalmente de pernas para o ar.

Desta forma, o apoio do tambor da corda principal, sujeito a um grau de fricção superior, é sempre utilizado quando é dado corda ao movimento, enquanto que durante o consumo da mesma, quando a lâmina da corda se expande, a roda do tambor se apoia exclusivamente na extremidade do eixo menos sujeito ao atrito. Este aspecto resulta em mais torque disponível para movimentar o relógio tal como o conjunto de discos destinados a indicação digital das horas e dos minutos.

Um escape de força constante, também patenteado, localizado entre a roda do tambor e o balanço, atua como um "pacemaker" regulando o avanço do salto das horas e dos minutos - o mecanismo não tem precedentes na forma compacta como está concebido.

As forças implicadas durante a aceleração e trava dos discos estão bastante além da magnitude normalmente encontrada num movimento. Para absorvê-las, um freio aerodinâmico por aletas foi integrado no mecanismo. À medida que este gira, o ar atua como um freio sobre as suas aletas; é esta resistência que dissipa uma boa parte da energia e assegura uma passagem suave para a hora ou minuto seguinte. Ao mesmo tempo, o escape de força constante contribui de forma importante para a estabilização da cadência do movimento: ao longo da totalidade do seu período de autonomia de 36 horas, este impulsiona o balanço com uma força quase uniforme, independentemente do nível de carga da mola principal e sem se deixar afetar pelos consumos de energia dos ciclos de mudança que ocorrem a cada minuto.

A propósito, o órgão regulador de alta precisão é constituído por uma roda de balanço com pesos de calibragem excêntricos e por uma espiral, ou mola de balanço, manufaturada internamente.

Por mais progressista que este relógio com a assinatura da A. Lange & Söhne possa ser, ele mantém-se como um ferrenho defensor dos valores relojoeiros clássicos.

Um olhar através do fundo em cristal de safira revela o calibre de manufatura L043.1 exemplarmente decorado que, juntamente com todas as suas inovações mecânicas, também apresenta uma platina de três quartos, um galo de balanço decorado com gravações feitas à mão, e "chatons" em ouro aparafusados - sendo cada um destes elementos um patrimônio com presença assegurada em cada relógio Lange.

Com a sua aparência graciosa e valores intrínsecos, o Lange Zeitwerk não só é uma peça relojoeira seminal, como também representa uma afirmação sobre a personalidade e estilo do seu proprietário. Este Lange possibilita uma nova experiência do tempo - seja com os olhos bem abertos ou fechados.




Para ler a segunda parte deste artigo, por favor clique no link abaixo:

Lange Zeitwerk - a Face de uma nova Era - Parte 2/2
 
Lange Zeitwerk com caixa em ouro branco
Lange Zeitwerk com caixa em ouro rosa
Lange Zeitwerk com caixa em platina
Lange Zeitwerk com caixa em ouro amarelo

NotíciasRelacionadas

24 de maio de 2021
13 de janeiro de 2020

BRANDPARTNERS