Por ocasião da LVMH Watch Week 2024, em Miami, a Hublot apresentou o MP-10 Tourbillon Weight Energy System, décimo relógio de sua coleção MP (de Manufacture Piece - Peça de Manufatura).
A coleção Manufacture Piece da Hublot é constituída por relógios com design e complicações inovadores, e seu décimo modelo não foge à regra, ao revisitar os fundamentos da relojoaria: sem mostrador, ponteiros ou massa oscilante. No lugar deles, horas e minutos indicados em cilindros, uma indicação de reserva de marcha circular e um turbilhão inclinado de corda automática acionada por duas massas oscilantes lineares.
Segundo Ricardo Guadalupe, CEO da Hublot: "Para que uma peça faça parte de nossa coleção MP, ela deve não apenas reinventar as complicações existentes; ela deve criar algo exclusivo, inventar, construir e abrir novos caminhos na pesquisa e desenvolvimento da relojoaria. Dei carta branca aos nossos designers e relojoeiros, e este é o fruto do seu trabalho. De agora em diante, as pessoas falarão sobre a MP-10 Tourbillon Weight Energy System Titanium em termos de "antes" e "depois"."
O anúncio de uma nova MP pela Hublot sempre causa grande repercussão. A MP-10 Tourbillon Weight Energy System Titanium não é exceção, pois a peça é surpreende de imediato. Com seus ângulos arredondados, design elegante e cristal de safira de grande complexidade, ele abriga um movimento bastante sofisticado, uma fusão de forma e substância.
Em um ponto em que mecânica e estética se cruzam, a Hublot oferece uma reinvenção ousada das complicações clássicas da relojoaria. São peças de vanguarda que decididamente são revolucionárias em seu movimento, indicações e complicações. Porém, elas não são conceitos nem exercícios de estilo. Como todos as outras MPs, a MP-10 Tourbillon Weight Energy System Titanium é um relógio completo, testado e prático que logo chegará aos pulsos de alguns colecionadores privilegiados.
Uma edição limitada de 50 peças
De forma instintiva, procuramos caracterizar a peça da maneira tradicional. Primeiramente, por meio dos números, que proporcionam uma leitura impressionante: 592 componentes, 5 anos de pesquisa e desenvolvimento, 2 massas lineares, 1 turbilhão inclinado, uma reserva de marcha circular, para um modelo a ser produzido em uma edição limitada de apenas 50 peças.
Em seguida, suas indicações. Aqui, as coisas ficam um pouco mais complicadas: o MP-10 não tem ponteiros. Em seu lugar, há quatro displays em constante rotação: as horas e os minutos na parte superior do mostrador, combinados com uma lupa invisível; a reserva de marcha circular na parte central, com uma zona verde e uma zona vermelha bem nítidas; e os segundos na parte inferior que, pela primeira vez, são indicados diretamente na gaiola do turbilhão. Ela é feita de alumínio monobloco, suspensa e inclinada. Um pedido de patente está pendente para essa configuração mecânica exclusiva.
A peça não tem mostrador: a Hublot uniu o calibre com o mostrador. O movimento é a face e a alma do relógio. O olhar é atraído diretamente para o mecanismo de leitura das horas. A MP-10 apresenta um design arquitetônico e um movimento particularmente expressivo baseado em volume e profundidade. No entanto, isso não interfere de forma alguma na leitura. Pelo contrário, ele simplifica as coisas. A hora é lida de cima para baixo, de forma fluida e natural. A reserva de marcha é particularmente expressiva, com um disco de duas cores (vermelho e verde) ajustado coaxialmente às horas e aos minutos.
Esse design elimina as tradicionais restrições de espaço que, geralmente, são determinadas por um display central em um plano horizontal. A MP-10 pode ser lida facilmente de cima para baixo: horas, minutos, reserva de marcha e segundos. O movimento dos olhos é fluido e natural. As indicações estão alinhadas. Elas compartilham a mesma tipografia em branco esmaltado em rolos de alumínio preto. Para cada indicação, a hora atual é lida por meio de um marcador triangular vermelho.
Reinventando a corda automática
O sistema de corda segue a mesma lógica. Um movimento tradicional é formado por um mostrador plano emparelhado com uma massa oscilante situada no fundo da caixa. No entanto, esse tipo de construção é incompatível com a MP-10. A peça não tem mostrador ou ponteiros, não é plana e é lida verticalmente. Então, como é dada a corda?
Os engenheiros da Hublot mantiveram o princípio da massa, mas a verticalizaram, assim como o movimento, e depois a duplicaram. Em cada lado da arquitetura central, estão dois blocos de ouro branco, dispostos em um eixo vertical ao longo do qual podem se mover livremente.
Para evitar que eles colidam com o batente, a Hublot desenvolveu um sistema de amortecedores. Essas duas massas verticais se encaixam em um trilho e são capazes de dar corda no movimento bidirecionalmente - um desenvolvimento exclusivo da Hublot, cuja patente também está pendente, que dá à MP-10 uma reserva de marcha de mais de 48 horas. O relógio tem corda manual por meio da coroa às 12 horas, enquanto a hora é ajustada por uma segunda coroa aninhada no lado do fundo da caixa para preservar a fluidez do design.
Complexidade sem precedentes
O exterior está também no mesmo nível do movimento: embora a construção da caixa seja simples (duas peças, centro e fundo da caixa em titânio microjateado brilhante), o cristal de safira que se encontra sobre a caixa é o mais complexo da Hublot até hoje e combina planos inclinados em três eixos. O mesmo se aplica à pulseira de borracha integrada - também a mais refinada já projetada pela Manufatura.
A MP-10 Tourbillon Weight Energy System Titanium não é um relógio para todos os pulsos e gostos, não apenas pelo seu preço, mas também pela ousadia de seu design e pelas grandes dimensões; contudo, para aqueles que podem pagar e apreciam estas características, certamente será motivo de grande deleite.
Sobre a Hublot
A Hublot é uma manufatura relojoeira suíça fundada em 1980 e instalada em Nyon. Disruptiva em sua essência, a empresa associou, desde sua primeira criação, o ouro e a pulseira de borracha, apresentados em uma caixa inspirada em uma janela de navio. Nascia assim o que a marca chamaria de "Arte da Fusão" de tradições, inovações, atividades, universos e talentos; fusão esta que passaria a ser a sua assinatura estética e técnica.
Esta identidade se fortaleceria em 2005, com a criação do Big Bang. Ele afirmaria todo o know-how da Hublot em termos de complicações, movimentos de manufatura e materiais de ponta, que incluiriam carbono, titânio, cerâmica e safira.
Esta relojoaria de vanguarda é resumida na filosofia "Be First, Unique and Different" ("ser o primeiro, único e diferente"). Progressivamente, ela foi dando vida a outras coleções de design inovador: Classic Fusion, Shaped Collection (Spirit of Big Bang, Square Bang) e Manufacture Pieces. Elas se baseiam no know-how sobre os materiais preferidos da Hublot (Magic Gold, cerâmicas de cores vivas, safira) e nos seus movimentos de criação própria (cronógrafo Unico, Meca-10, e grandes complicações (Turbilhão, Repetição de Minutos Catedral e movimentos dedicados às Manufacture Pieces).
Ao longo dos anos a Hublot estabeleceu parcerias poderosas, especialmente no futebol, com o lema "Hublot Loves Football" passando a estar presente nos maiores eventos deste esporte (Copa do Munda da FIFA, Premier League, UEFA Champions League, UEFA Euro) e de seus embaixadores.
Mas as parcerias não se limitam ao esporte bretão; elas continuam na arte, no design, na música, em esportes como tênis e atletismo, na gastronomia e na navegação. E, por fim, preocupada com os desafios da atualidade, a Hublot atua com ecorresponsabilidade, por meio de projetos em conjunto com a SORAI e a Polar Pod.
Hublot MP-10 Tourbillon Weight Energy System Titanium - Ficha técnica
Referência
910.NX.0001.RX - Edição limitada de 50 peças
Movimento
Manufatura Hublot HUB9013 Automático com turbilhão, indicação de reserva de marcha Frequência: 3 Hz (21.600 aph) Reserva de marcha: 48 horas No. de componentes: 592 Rubis: 66
Caixa
Caixa microjateada brilhante Parafusos em titânio em forma de H Safira transparente com tratamento antirreflexo Dimensões: 54,1 x 41,5 mm Espessura: 22,4 mm Estanqueidade: 3 atm/30 metros Fundo de titânio microjateado brilhante
Pulseira e fecho
Borracha preta estruturada Fecho de báscula em titânio
Preço
264.000 Dólares, sem impostos
Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 151, Mar/Abr 2024