Publicidade
Home  >  News Voltar

UrwerkO espetacular UR-112 Aggregat!

23 de novembro de 2021
O UR-112 Aggregat é a mais recente adição à coleção de Projetos Especiais da Urwerk, um laboratório que oferece plena liberdade relojoeira.



O UR-112 Aggregat foi um novo desafio mecânico para os cofundadores da URWERK, Felix Baumgartner, mestre relojoeiro, e Martin Frei, diretor artístico e designer. Sua beleza UR-112 está na complexidade das engrenagens e na absoluta precisão de montagem quase maníaca, um tour de force relojoeira.


O Aggregat é um compêndio de 25,5 gramas de técnica destilada, oferecendo exibições de tempo totalmente digitais, de horas a segundos. Um grande desafio para os relojoeiros.


Começando com a hora e os minutos, cada um é exibido em prismas triangulares operando sob cilindros transparentes, que aparecem como mecanismos flutuantes para serem admirados através do cristal.


À esquerda, o display digital das horas. Cada um dos 12 algarismos é gravado e preenchido com SuperLuminova. À direita, o mesmo sistema exibe os minutos, pulando em incrementos de 5 minutos.


A indicação das horas saltantes é impulsionada pelo avanço dos minutos. No 60º minuto, a força acumulada durante os últimos 3.600 segundos é liberada para mudar a hora para a próxima.


Mas a fonte primária de todo essa energia está baseada no movimento básico oposto a essa fantástica construção. Uma haste longa e fina conecta o corpo e a cabeça do UR-112: um eixo cardã, peça central de vital importância para esse mecanismo.


Um complexo conjunto de engrenagens permite que este eixo transmita toda a energia necessária. E isso apesar de uma reviravolta de 90°. Este eixo de transmissão com engrenagem dupla - uma em cada extremidade - é perpendicular à indicação de tempo horizontal.


"Nós apelidamos este relógio de Aggregat porque o UR-112 reúne diferentes elementos. Com uma única fonte de energia, alimentamos todos os seus indicadores e mecanismos. Essa força é distribuída com moderação, algumas até mesmo "recicladas", de modo que desde o segundo digital no topo do mostrador até os minutos de arraste e as horas saltantes no extremo oposto, cada elemento recebe precisamente sua dose necessária de energia sem nenhum desperdício", explica Felix Baumgartner.


O movimento do UR-112 é abrigado em uma caixa com uma tampa protetora de titânio articulada. Pressionar os botões de cada lado da caixa destrava a tampa e ela salta, revelando um display elaborado de segundos digitais. Gravados em minúsculos discos de silício, pequenos numerais desfilam sob uma lente de aumento ao lado da única tela analógica do UR-112, um indicador de reserva de marcha de 48 horas.

Esta primeira edição do UR-112 Aggregat é limitada a 25 peças com acabamento fosco. Possui cores sóbrias, corpo antracito com faces pretas complementado por uma tampa na mesma cor. "As fontes de inspiração para este UR-112 são muitas e difusas. A grade do Bugatti Atlantique é a mais óbvia. Um automóvel excepcional cuja coluna contrastante enfatiza a simetria absoluta. Algumas influências do Oriente Médio também estão vivas em minha mente. As memórias, os cheiros, as experiências durante as minhas viagens alimentam a minha imaginação e estão em todas as minhas criações." diz Martin Frei.




Urwerk UR-112 Aggregat - Ficha técnica

Edição limitada de 25 peças

Movimento
Calibre automático UR-13.01, 66 rubis
Escape de âncora suíço, espiral plana
Frequência: 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha: 48 horas
Prismas triangulares de horas e minutos em cobre-berílio; 8 engrenagens planetárias em titânio; disco de segundos em silício
Acabamentos de superfície com granulação circular e reta, jateamento, Côtes de Genève, cabeças de parafuso polidas

Indicações
Hora digital saltante em prismas-satélite triangulares; minutos digitais em prismas-satélite triangulares; segundos digitais; reserva de marcha

Caixa
Dimensões 42 mm (largura) x 51 mm (comprimento) x 16 mm (espessura)
Resistência à água até 3 atm (30 metros)
Cristais de safira

Preço
250.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

31 de janeiro de 2020
08 de fevereiro de 2019
14 de setembro de 2018
Publicidade

BRANDPARTNERS