Publicidade
Home  >  News Voltar

UrwerkO novo EMC SR-71!

28 de agosto de 2024
A Urwerk celebra os 10 anos do EMC - de Controle Mecânico Eletrônico - com o novo EMC SR-71, edição limitada de 10 peças com caixa de titânio e aço e alavanca feita com material da fuselagem do avião de reconhecimento SR-71 Blackbird!


O aclamado EMC foi um vencedor duplo no Grand Prix d'Horlogerie de Genève de 2014 nas prestigiosas categorias "Exceção Mecânica" e "Inovação". Foi coroado "Relógio do Ano" pela Revolution Asia e "Melhor dos Melhores" pela Robb Report EUA. Foi elogiado pela imprensa, endossado por Philippe Dufour e continua incrivelmente presente nas mentes relojoeiras dez anos após sua criação.


O EMC é um relógio mecânico cujo conceito e movimento foram idealizados, desenvolvidos e criados pela Urwerk em 2014. Suas funções tradicionais - horas, minutos, segundos e reserva de marcha - foram complementadas por uma informação original e patenteada, o indicador de desempenho. Graças a esta função, tornou-se possível, com o toque de um botão, avaliar a precisão cronométrica do movimento mecânico. Esta inovação fez do EMC - Electro-Mechanical Control - o primeiro mecanismo a permitir que seu usuário meça o desempenho de seu relógio em tempo real. Além disso, armados com essas informações, eles podem ajustar a configuração de seu relógio para atingir o objetivo final de cronometragem perfeita. O resto é história: uma vitória dupla no Grand Prix d'Horlogerie de Genève em duas de suas principais categorias, juntamente com aclamação unânime da imprensa especializada! De prêmios a reconhecimento, é uma ótima história e poderia ter terminado aí.


Contudo, em dezembro de 2020 dois entusiastas aparecem na sede da Urwerk em Genebra. Seus nomes são Jason Sarkoyan e Dr. Roman Sperl. O primeiro é um experiente colecionador e designer de relógios, com o EMC Black em seu pulso. O outro é ninguém menos que o Dr. Roman Sperl, engenheiro aeronáutico e especialista na área do SR-71 Blackbird, a aeronave furtiva mais rápida já construída, capaz de voar a Mach3+ (três vezes a velocidade do som). Juntos, eles formam a Dreamland Aerospace. Eles são loucos por mecânica fina, entendem as aspirações da Urwerk e, acima de tudo, compartilham a mesma loucura criativa dos designers da marca de relógios. Eles vieram com uma louca ideia em mente, do tipo que a Urwerk gosta de explorar: celebrar o 10º aniversário do EMC com um modelo excepcional que combina o melhor da aviação de reconhecimento estratégico - o SR-71 Blackbird - com o melhor dos conceitos de Alta Relojoaria do EMC. Eles têm um tesouro raro e inestimável em sua posse: peças da fuselagem do SR-71, feitas de titânio. A conversa evoluiu ao longo do tempo e da distância, entre Genebra, Zurique e Nova York. Levaria três anos até que a Urwerk finalmente revelasse o EMC SR-71!

"É uma história um pouco insana, mas, ao mesmo tempo, histórias nascidas da paixão são as mais bonitas, você não acha?", entusiasma-se Jason Sarkoyan. "Eu me joguei de cabeça nessa aventura. Ainda mais porque pude contar com o conhecimento e a experiência do Dr. Roman Sperl ("RoMiG21" no Instagram), um aluno de doutorado na Universidade Técnica de Munique e, acima de tudo, um dos maiores especialistas em aeronáutica do mundo".


O EMC SR-71 agora está disponível como uma série limitada de dez peças - 10º aniversário - em uma versão aprimorada por elementos da fuselagem da lendária aeronave. Este titânio "melhorado" foi derretido e então trabalhado para reencarnar como uma manivela de carregamento para o dínamo do EMC: "O layout das telas que compõem o mostrador lembra os instrumentos do cockpit do SR-71, e não sem razão", explica o diretor artístico e cofundador da Urwerk, Martin Frei. "Um relógio, como uma aeronave, é uma máquina que fornece informações sobre seu desempenho. O mostrador do relógio é um cockpit pessoal; além da hora exata, o EMC também fornece informações sobre como ele funciona e como é "pilotado". É uma experiência única e emocionante. Meu fascínio por todas as coisas de ficção científica, viagens espaciais e aviação me deixou particularmente interessado em trabalhar neste projeto com Jason e Roman da Dreamland Aerospace".

O EMC SR-71 assume assim a aparência de um painel de instrumentos com quatro mostradores separados, dois dos quais apresentam engastes parafusados. A ênfase está no indicador de segundos (mostrador às 2 horas), cuja ponta é projetada como uma aeronave furtiva. É uma das principais características do EMC, atestando seu funcionamento suave e senso de precisão. À sua esquerda - às 10 horas - o desempenho do EMC é exibido em segundos por dia, enquanto sua reserva de marcha aparece abaixo às 7 horas. Às 5 horas, as horas e minutos clássicos são indicados por um conjunto de ponteiros. Na parte de trás do EMC, o movimento in-house, projetado, desenvolvido e criado nas oficinas Urwerk, é visível sob um cristal de safira.


Seu desempenho é testado em quatro posições ao longo de um ciclo de 30 dias para atender aos padrões mais rigorosos para relógios de precisão. "O SR-71 é uma aeronave lendária, uma fera de competição projetada para atingir o melhor desempenho. Este também é o espírito com o qual projetamos nosso EMC", diz o mestre relojoeiro e cofundador da Urwerk, Felix Baumgartner. "São duas máquinas de ponta que, para terem o melhor desempenho, precisam ser pilotadas por mãos habilidosas".

Suas qualidades intrínsecas comprovadas são baseadas nas seguintes características:


- Seu balanço original foi feito de ARCAP, uma liga favorecida pela Urwerk por suas propriedades não magnéticas e anticorrosivas. Sua morfologia distinta foi cuidadosamente calculada para melhorar sua aerodinâmica e minimizar distúrbios causados pelo atrito do ar. Isso permite que ele mantenha a amplitude ideal.


- A unidade de acionamento que fornece a energia assume a forma de um imponente cilindro duplo montado verticalmente em um único eixo. Este duplo tambor acoplado em série garante o desempenho cronométrico linear estável do EMC, dotando-o de uma reserva de marcha de 80 horas.

- Seu parafuso de ajuste de marcha é acessível do lado de fora do relógio e permite ajustes extremamente finos por meio do regulador, que modifica o comprimento ativo da espiral.

Tudo o que faltava para permitir a observação e avaliação deste movimento totalmente mecânico era desenvolver sua complicação eletrônica e dispositivo de monitoramento. Olivier Evalet, um desenvolvedor de software apaixonado por software e engenharia da computação, estava fortemente envolvido no projeto: "A ideia era usar óptica de precisão, ou seja, luz, para medir o desempenho do movimento mecânico. Usando um megaquartzo de 16 MHz como referência, as medições obtidas são precisas em dez microssegundos."

A função de controle EMC é composta da seguinte forma:


- Um sensor óptico ligado ao balanço - Este sensor consiste em um transmissor e um receptor posicionados em ambos os lados do balanço. Sua função é registrar as oscilações deste órgão operando a 28.800 aph (4 Hz) durante um período de três segundos. Esta medição é acionada manualmente pressionando um botão de partida.

- Um oscilador eletrônico de 16 MHz - ele fornece a referência de cronometria do EMC. O desempenho do balanço do EMC (4 Hz) é comparada com este extraordinário oscilador para obter a medição mais precisa possível.

- Um circuito integrado - Esta calculadora é capaz de determinar a diferença (simbolizado pela letra δ) entre a marcha do movimento e a do oscilador de referência. Cada diferença de microssegundo entre os dois valores é expressa como um ganho ou perda de um segundo por dia da marcha do movimento. Uma variação de 0,0000014 de um segundo por meia vibração é traduzida como uma variação de um segundo por dia.


- Um gerador a corda manual - A unidade de monitoramento do EMC (o sensor óptico e o computador) é alimentada por um microgerador feito pela empresa suíça Maxon, famosa por ter desenvolvido os eletromotores que equipam os rovers de Marte para a sonda Pathfinder da NASA.

"O EMC é uma ode ao relógio mecânico e ao ofício do relojoeiro", explica Felix Baumgartner. "O relógio mecânico é um organismo sensível e a marcha do seu movimento flutua de acordo com vários parâmetros", continua. "Essas mudanças de ritmo e desempenho são perceptíveis para o relojoeiro, que tem todo o equipamento necessário para testar a precisão do movimento. Um amador raramente tem essas ferramentas. Com o EMC, damos a ele a oportunidade de mergulhar no coração de seu relógio e acompanhar seu funcionamento".


É aí que reside todo o conceito por trás do EMC. Este novo tipo de relógio mecânico tem um objetivo triplo:
- mostrar a influência de parâmetros externos (atividade, temperatura, pressão) na espiral;
- corrigir essas variações de tempo na fonte, fornecer flexibilidade e obter o melhor desempenho cronométrico possível;
- permitir trocas e incentivar a interatividade entre um relógio e seu proprietário, pois o usuário do relógio também se torna seu regulador de precisão.


"O EMC adota o design arrojado e a fuselagem preta fosca do lendário SR-71 Blackbird. Esta colaboração prestigiosa é a mistura perfeita de excelência relojoeira e engenharia aeronáutica. A nova edição do EMC não só mede o tempo com precisão inigualável, como também captura o espírito de velocidade e discrição do SR-71. É uma experiência única e emocionante", explica Martin Frei.




Urwerk EMC SR-71 - Ficha técnica

Edição limitada de 10 peças

Movimento
Calibre UR-EMC; movimento in-house Urwerk
Escape de alavanca suíça
Balanço Urwerk em ARCAP P40 acoplado com sensor óptico
Frequência: 28.800 aph (4 Hz)
Espiral plana
Dois tambores de corda acoplados em série e montados verticalmente
Reserva de marcha de 80 horas
Corda manual
Acabamento com Côtes de Genève, espiralado, microjateamento de esferas, cabeças de parafusos chanfradas
Indicação de horas, minutos, segundos, indicador de desempenho δ (patenteado), reserva de marcha; parafuso de ajuste da marcha

Inteligência artificial
Gerador Maxon a corda manual
Órgão de monitoramento com sensor óptico ligado ao balanço mecânica
Oscilador eletrônico de 16 MHz

Caixa
Em titânio e aço
Manivela em liga SR-71 (titânio, alumínio, vanádio, silício, ferro e molibdênio)
Largura 47,55 mm, comprimento 49,57 mm, espessura 17,58 mm
Cristal de safira
Resistência à água testada a 3 atm (30 m)
Acabamento por jateamento

Pulseira
Pulseira NATO de nylon e couro inspirada em cintos de segurança aeronáuticos, fecho de velcro

Preço
150.000 Francos Suíços, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

27 de junho de 2024
25 de janeiro de 2023
29 de novembro de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS