Maximilian Büsser & FriendsMB&F - Horological Machine No.2
07 de novembro de 2007
MB&F - Maximilian Büsser & Friends
Após décadas de aprendizado, seguindo as regras da relojoaria corporativa, Maximilian Büsser iniciou uma rebelião chamada MB&F. MB&F é um laboratório de conceitos artísticos e de micro-engenharia no qual diferentes grupos de profissionais horológicos independentes são reunidos a cada ano para projetar e construir Máquinas Horológicas radicais.
As ramificações destes audaciosos projetos são profundas. Ao respeitar a tradição sem ser acorrentado por ela, MB&F age como um catalisador da fusão da relojoaria tradicional de alta qualidade com tecnologia de ponta e escultura cinética tridimensional de vanguarda.
A primeira obra da MB&F, Horological Machine No.1, escreveu o primeiro capítulo desta história; Horological Machine No.2 prossegue com a aventura.
Horological Machine No.2
A Máquina Horológica No.2 (HM2) é um instrumento de medida do tempo cujas funções e indicações foram especificamente concebidas sob medida para as habilidades do relojoeiro chefe do projeto HM2, Jean-Marc Wiederrecht. A arquitetura sob medida deste movimento altamente técnico foi desenvolvida para tanto se ajustar como para complementar a forma radical da caixa modular.
HM2 é o primeiro movimento mecânico do mundo a oferecer horas saltantes instantâneas, minutos concêntricos retrógrados, data retrógrada, fases da lua com dois hemisférios e corda automática. Com mais de 450 componentes compondo sua caixa e movimento, HM2 é uma máquina muito sofisticada; contudo, sua complexidade foi concebida para proporcionar uma funcionalidade simples e sem problemas. O movimento apresenta um mecanismo retrógrado e de horas saltantes extremamente eficiente energeticamente, desenvolvido por Jean-Marc Wiederrecht. As exclusivas (e patenteadas) rodas de dentes assimétricos de Wiederrecht asseguram alta precisão e funcionalidade sem folgas.
A realização do complexo formato da caixa do HM2 - com seu volume arquitetural, arrojados suportes, janelas separadas e protetor de coroa deslizante - somente foi possível com o uso de um inovador "approach" modular: um método inspirado pelos conjuntos Meccano da infância de Maximilian Büsser.
O Horological Machine No.2 é repleto de tensão dinâmica entre elementos aparentemente incongruentes. Tensão entre tecnologia de ponta e arte escultural, texturas foscas e polimentos-espelho, ligas "high-tech" e metais preciosos e tensão entre a relojoaria tradicional e micro-engenharia do século XXI. Esta tensão vibrante é ampliada pelo jogo de luz e cor dos variados acabamentos, texturas e formas, e concede à máquina uma vitalidade pulsante.
Inovações técnicas
O principal desafio técnico no desenvolvimento do movimento foi assegurar que a hora saltante funcionasse tanto instantaneamente como simultaneamente quando o minuto retrógrado voltasse de 60 a 0. E não apenas instantaneamente, mas também sem consumir energia excessiva. O método de ativar indicações de horas saltantes é armazenar energia nos minutos que antecedem a mudança para fornecer ao salto; contudo, enquanto esta energia está sendo acumulada, ela retira potência do balanço causando perda de amplitude - um efeito prejudicial à precisão da cronometria. A solução de Wiederrecht foi tão brilhante quanto simples: ele projetou um engenhoso mecanismo em que, quando os minutos retrocedem, um "caracol" no seu mecanismo atinge a estrela das horas causando o seu salto. A hora salta instantaneamente com os minutes porque ela é ativada pelos minutos e, como o salto utiliza a energia dos minutos retrógrados quando retrocedem, isto virtualmente não tem efeito sobre a amplitude do balanço.
A complicação tem outra característica bastante especial. Engrenagens específicas no movimento do HM2 são fabricadas com altíssima precisão usando a tecnologia Mimotec UV-LIGA. Estas peças conectam-se com um engate virtualmente sem tolerância/jogo. Normalmente, engrenagens interagindo tão estreitamente iriam grudar; contudo, o desenho dos dentes assimétricos patenteado por Wiederrecht assegura que isto não ocorra. A alta precisão desta transmissão permite uma cronometria muito acurada e oferece alta confiabilidade.
Para maximizar a eficiência do já icônico duplo rotor Hakken da MB&F, uma das lâminas de ouro 22kt foi trabalhada até uma extremidade de 0,2mm - uma dimensão nos limites da micro-usinagem.
O inovador protetor de coroa deslizante indica claramente sua posição (dentro ou for a) e facilita o acesso ao ajuste da hora e à correção rápida da data.
Especificações Técnicas
Movimento: Criado por Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor, com oscilador e trem de engrenagens Girard-Perregaux Freqüência de oscilação de 28.800 vph Rotor Double Hakken de ouro rosa 22 K Número de componentes: 349, incluindo 44 rubis
Funções: Mostrador esquerdo: data retrógrada e fases da lua bi-hemisféricas Mostrador direito: horas saltantes e minutos retrógrados concêntricos
Caixa: Ouro branco 18k/ titânio ou ouro vermelho 18k/titânio Edição limitada a 125 peças em cada combinação a serem entregues ao longo de 3 anos Dimensões (sem coroa e asas): 59mm x 38mm x 13mm Resistente à água a 30 metros (3 ATM) Número de peças: 102 (apenas a caixa)
Cristais de safira: Lado do mostrador com tratamento anti-reflexo em ambos as faces. Fundo com tratamento anti-reflexo em face única
Mostradores: Prata e rutênio
Pulseira e fecho: Couro de "alligator" preto costurada à mão com fecho dobrável personalizado em ouro 18 K e titânio
Estojo: Caixa em alumínio e couro com termômetro Rüeger integrado
Uma máquina radical
Como o próprio nome indica, a HM2 não é um simples relógio, mas uma máquina horológica radical, com uma estética que certamente não agradará a todos. Contudo, aos 250 afortunados que tiverem o privilégio de ostentá-la em seus pulsos isto pouco importará. O prazer proporcionado por uma peça tão incomum e inovadora está além dos lugares comuns da alta relojoaria.