Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&F - SIHH 2017Horological Machine N. 7 - Aquapod

18 de janeiro de 2017
A MB&F lançou no SIHH a Horological Machine No 7 "Aquapod", um relógio que, apesar do nome e da inspiração no formato das águas-vivas, não é para mergulho.



O desenho orgânico da HM7 Aquapod, inspirado nas águas-vivas, contrasta com a natureza mecânica do interior, que abriga um movimento de estrutura vertical e concêntrica, sob um turbilhão volante central do qual parecem irradiar as indicações como ondas em uma lagoa.




A HM7 Aquapod foi concebida como uma água-viva da relojoaria, com uma estrutura biomórfica. As águas-vivas possuem simetria radial e Aquapod também. As águas-vivas obtêm energia a partir das presas capturadas com seus tentáculos; a HM7 o faz a partir um rotor automático com forma de tentáculos.


O sistema nervoso das águas-vivas consta de um anel de neurônios com simetria radial; Aquapod possui discos dispostos radialmente para indicar as horas e os minutos. No lugar do sino ou guarda-chuva típico das águas-vivas, HM7 Aquapod possui um turbilhão volante que regula a energia produzida pelo rotor e a transforma em indicações horárias.


Os tentáculos do rotor são feitos a partir de um bloco maciço de titânio. A usinagem e o acabamento desta peça são de grande dificuldade, devido ao desenho tridimensional. Sob os tentáculos, uma massa de platina garante a eficácia do mecanismo de corda.


E o que dizer do aro cerâmico? A Horological Machine Nº 7 não é um relógio de mergulho, mas se desenvolve perfeitamente na água. Então a MB&F decidiu incorporar um elemento que não pode faltar em nenhum relógio submergível que se preze: o aro giratório unidirecional. Ao contrário do que ocorre nos relógios de mergulho, na Aquapod o aro não é fixo à caixa, mas flutua como uma boia salva-vidas.




Desenvolvido pela própria MB&F, o motor da HM7 possui 303 componentes e proporciona 72 horas de reserva de marcha. Esférico e tridimensional, todos seus mecanismos, desde o rotor ao turbilhão volante, passando pelo tambor e os indicadores das horas e minutos, giram concêntricos sobre um eixo central. As curvas da cúpula de cristal de safira se refletem na forma dos discos horários, que não são planos e angulosos, mas arredondados e dotados de precisão matemática.


Como muitas águas-vivas, a HM7 brilha na escuridão. Não só brilham os numerais de horas e minutos, como era de se esperar, mas também o interior do movimento, para iluminar o turbilhão volante à noite, e o rotor tentacular, que se pode apreciar na escuridão.


A HM7 Aquapod possui duas versões: uma de 33 peças em titânio grau 5 e aro azul, outra com 66 peças de ouro vermelho 5N 18 K e aro preto.



MB&F HM7 Aquapod - Ficha técnica

Movimento
Motor automático de estrutura vertical desenhado e desenvolvido in-house pela MB&F
Turbilhão volante central de 60 segundos
Frequência 18 000 aph (2,5 Hz), reserva de marcha 72 horas
Rotor tridimensional de titânio e platino
303 componentes, 35 rubis
Horas e minutos indicados por dois discos de alumínio e titânio que giram sobre um grande rolamento de cerâmica

Caixa
Estrutura esférica em titânio grau 5 ou ouro vermelho 5N 18 K
53,8 mm x 21,3 mm, 95 componentes
Estanque a 5 atm (50 m)
Cristais superior e inferior de safira com antirreflexos em ambas as faces
Aro giratório unidirecional para indicar o tempo decorrido
Numerais, índices e segmentos do rotor com SuperLuminova
3 painéis luminescentes AGT (Ambient Glow Technology) iluminam o turbilhão volante
Corona esquerda para dar corda e direita para ajustar a hora

Pulseira
Borracha moldada em fluorocarbono FKM 70 Shore A, para uso aeronáutico, com fecho de báscula do mesmo material da caixa

Preço
98.000 Francos Suíços em titânio e 118.000 Francos Suíços em ouro
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS