Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FLM1 Silberstein

25 de maio de 2016
A MB&F apresenta o fruto de sua nova colaboração com o designer francês Alain Silberstein, o LM1 Silberstein.


Durante Baselworld pudemos conhecer em primeiríssima mão a nova versão da Legacy Machine 1, belíssimo modelo em três versões que agora é revelado oficialmente.


O LM1 Silberstein traz entre as asas a gravação de uma citação em francês de Gustave Flaubert: "Le vrai bonheur est d'avoir sa passion pour métier", que pode ser traduzida como "A verdadeira felicidade é ter por ofício a sua paixão".


Esta frase tem um significado especial tanto para Alain Silberstein, que abandonou a segurança de trabalhar na profissão para a qual estudou - designer de interiores - para fundar sua própria marca de relógios, como para o fundador da MB&F, Maximilian Büsser, que deixou seu próspero trabalho de diretor de uma conhecida marca para fundar seu próprio laboratório criativo.


Em 2009, MB&F solicitou a Silberstein que criasse sua primeira peça de "Performance Art", uma coleção em que artistas e designers externos reinterpretam máquinas MB&F já existentes. Como resultado, surgiu a HM2.2 "Black Box", seguida por uma longa lista de colaborações com outros criadores.


Para esta nova série de "Performance Art", Silberstein partiu de um clássico da MB&F, a Legacy Machine No.1, e lhe forneceu seu toque de mestre. Seu característico uso de três cores vivas - vermelho, azul e amarelo - e três formas - triângulo, retângulo e círculo - nos ponteiros e nos marcadores; expandido tridimensionalmente para o cone, o cubo e a esfera na reserva de marcha, captura o olhar pelo contraste que oferecem com a platina escura que serve de fundo.


Contudo, o que mais realça o toque filosófico do artista é a forma côncava dos submostradores. Enquanto o vidro e a ponte do balanço cristal de safira convexos protegem das forças externas, os submostradores côncavos atraem o "tempo eterno" do universo recebendo-o no movimento, onde se transforma e é mostrado em dois fusos horários completamente independentes. Da mesma forma, os ponteiros são côncavos para que complementem a curvatura dos submostradores.


"Me senti identificado com a LM1 porque ela destaca o balanço - o mecanismo que divide o tempo em pequenos intervalos, mostrando como o homem converte o tempo eterno em algo que pode utilizar", explica Silberstein.


Para Silberstein era muito importante que, já que o balanço é o "coração que bate" dentro do relógio, nada ocultasse a visão do regulador pelo lado do mostrador. O artista também achou que, por mais elegantes que fossem as duas pontes arqueadas do LM1 original, elas chamavam demasiada atenção visual em detrimento das indicações. Foram necessários dois anos de desenvolvimento para criar a ponte do balanço em safira transparente e ajustá-la às estritas tolerâncias necessárias para suspender o balanço. Todo este trabalho resultou em um componente elegante, desenhado essencialmente para resultar invisível.


"Foi um verdadeiro prazer trabalhar a partir de um relógio tão criativo como o LM1 porque com o balanço suspenso e sua ponte arqueada é como se fosse trabalhar no cenário de um filme de ficção científica".


As duas coroas também trazem o toque de magia "Silberstein": possuem uma forma de estrela de seis pontas, formadas pela superposição de dois triângulos, fazendo com dar corda ao relógio seja um autêntico prazer para o tato.


O LM1 Silberstein está disponível em edição limitada de 36 unidades: 12 de ouro vermelho, 12 de titânio e 12 de titânio PVD negro.



MB&F LM1 Silberstein - Ficha técnica

Movimento
Movimento horológico tridimensional desenvolvido exclusivamente para a MB&F por Jean-François Mojon/Chronode e Kari Voutilainen
Corda manual com um tambor de corda, reserva de marcha de 45 horas
Ponte do balanço em safira transparente
Balanço exclusivo de 14 mm com quatro parafusos reguladores tradicionais suspenso sobre o movimento e mostradores
Espiral com curva tradicional Breguet e porta-píton móvel
Frequência 18.000 aph (2,5 Hz)
279 componentes, 23 rubis
Chatons de ouro polidos
Acabamentos superlativos feitos à mão que respeitam o estilo do século XIX: ângulos internos biselados que ressaltam o trabalho artesanal, chanfros polidos, gravações manuais, acabamento "frosted"

Funções
Horas e minutos, dois fusos horários completamente independentes apresentadas em dois mostradores; indicador vertical de reserva de marcha
Coroa às 8 horas para ajustar a hora à esquerda, às 4 para ajustar a hora à direita e para dar corda

Caixa
Em ouro vermelho 18 K, titânio grau 5 ou titânio grau 5 com PVD negro
Dimensões 42,5 x 17 mm, 41 componentes
Estanque a 30 m (3 atm)

Cristais de safira
Cristal de safira convexo na frente e fundo de safira, com antirreflexos em ambas as faces; ponte do balanço de safira

Pulseira
Pulseira de couro de bezerro negra costurada à mão com pespontos negros para a caixa de ouro vermelho ou vermelhos para as caixas de titânio

Preços
83.000 Dólares em titânio
92.000 Dólares em ouro vermelho


Para mais informações sobre o LM1, recomendamos a leitura do artigo abaixo:

MB&F Legacy Machine Nº1
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS