Publicidade
Home  >  News Voltar

Girard-PerregauxTraveller Grande data, Fases da Lua e GMT

20 de outubro de 2014
O Traveller Grande Data, Fases da Lua e GMT da Girard-Perregaux é um relógio destinado aos viajantes frequentes e traz uma edição limitada dedicada a John Harrison por ocasião do tricentenário do famoso Longitude Act.



Com uma caixa de diâmetro contemporâneo de 44 mm e 12,1 mm de espessura, resistente à água a 10 atm, está disponível em aço ou ouro rosa, com acabamento polido e acetinado, e abriga o calibre automático de manufatura GP 03300-0093.


A grande data é visualizada às 12 horas. O segundo fuso horário, entre 4 e 5 horas, e as fases da lua, juntamente com os pequenos segundos, em um mostrador inspirado nos meridianos terrestres.




Traveller John Harrison

2014 marca o tricentenário do "Longitude Act" do Parlamento britânico. Por meio desta lei adotada em 1714, e em particular devido ao terrível naufrágio nas ilhas Scilly, no qual se perderam vários navios da Royal Navy e que custou a vida de centenas de marinheiros, o governo de sua Majestade instaurou o "Board of Longitude", destinado a julgar a funcionalidade dos métodos propostos para medir a longitude no mar. O inventor do melhor método, que permitisse garantir a um barco chegar a seu destino após uma viagem de seis semanas até as Índias Ocidentais (América e Caribe) com uma precisão igual ou inferior a 30 milhas náuticas, obteria um prêmio de 20.000 libras esterlinas, uma soma considerável para a época.


Coube ao inglês John Harrison, relojoeiro autodidata, visionário e brilhante, nascido em 24 de março de 1693, apresentar em 1735 o primeiro instrumento digno de interesse e capaz de fornecer uma resposta ao espinhoso problema do cálculo da longitude. Reconhecido como o mais brilhante relojoeiro de seu tempo, Harrison mostrou com seu H1 que a longitude poderia ser calculada por meio da utilização de relógios de precisão.

Apesar de não ter ganhado o prêmio de 20.000 libras por sua primeira obra, apresentou em 1739 seu segundo modelo (H2), e o H3 vinte anos mais tarde. Finalmente, em outubro de 1759, revelou H4, um relógio de bolso ultra-preciso. Mas o "board" impôs novas condições, entre elas que se testassem cópias de sua invenção. John Harrison trabalhava igualmente em um quinto relógio, o H5, de excepcional desempenho. Em 1773, o parlamento concedeu um prêmio de 8.750 libras ao já idoso Harrison.


A invenção deste relojoeiro permitiu salvar a vida a inúmeros marinheiros ao longo dos séculos e contribuiu para a navegação de rotas antes desconhecidas. Com o cálculo da latitude e longitude, tornou-se possível conhecer a posição precisa no mar, fato atestado pelo capitão James Cook quando explorou o Pacífico de 1772 a 1774 com uma réplica a bordo do H4, feita pelo relojoeiro Kendall.

Para homenagear o gênio visionário de John Harrison, a Girard-Perregaux apresenta o Traveller Grande Data, Fases da Lua e GMT Tribute to John Harrison, série limitada de 50 exemplares em ouro rosa. O modelo possui um mostrador especial e um fundo com a menção "Tribute to John Harrison".


O mostrador tem um dos meridianos gravados em destaque, ilustrando o meridiano de Greenwich, na Inglaterra, utilizado por Harrison para definir a hora de referência. Sobre o segundo fuso horário, um mapa da Europa ocidental em negro sobre fundo cinza antracito. Em vermelho aparece a Grã Bretanha, a pátria de John Harrison, que, graças à sua invenção e ao poder de seu Império, pode impor o Meridiano de Greenwich como referência para todo o mundo.

O meridiano de origem passa pela janela das fases da lua, em um disco metalizado, o que não se deve ao acaso, mas sim é uma referência ao fato de que John Harrison teve que lutar contra o astrônomo real Nevil Maskeline. Este, membro do "Board" da Longitude, desejava impor o cálculo da longitude através da astronomia e em particular do método chamado das "Distâncias Lunares".



Girard-Perregaux Traveller Grande Data, Fases da Lua e GMT - Ficha técnica

Movimento
Movimento automático Girard-Perregaux GP03300-0093
Diâmetro de 30,40 mm, 35 rubis
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 46 horas
Funções de horas, minutos, pequenos segundos, grande data, fases da lua, 2o fuso horário com indicação dia/noite

Caixa
Caixa de aço ou ouro rosa, 44,00 mm
Mostrador "casca de ovo", opalino prateado, preto galvanizado
Vidro de safira antirreflexos, fundo de safira, com 6 parafusos
Estanque a 100 metros (10 atm)

Pulseira
Pulseira de aligátor marrom ou preto, nobuck marrom
Fecho de báscula

Preços
O Traveller Grande Data, Fases da Lua e GMT tem um preço de 11.875 Euros em aço e 24.450 Euros em ouro rosa. O Traveller John Harrison é vendido a 25.750 Euros
 

NotíciasRelacionadas

11 de março de 2022
05 de agosto de 2020
18 de fevereiro de 2019
06 de novembro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS