Publicidade
Home  >  News Voltar

Ulysse Nardin - Baselworld 2014Hourstriker Tiger

10 de setembro de 2014
A Ulysse Nardin apresentou em Baselworld 2014 o Hourstriker Tiger, novo modelo de uma linha que há 25 anos embeleza a coleção de relógios excepcionais da tradicional marca Suíça.



Ao lado das complicações astronômicas, a sonnerie é uma das especialidades da Ulysse Nardin. A linha Hourstriker é composta de modelos com um mecanismo que, quando ativado, automaticamente bate as horas cheias, a chamada sonnerie de passagem.

A Ulysse Nardin enriquece os seus mostradores com Jaquemarts, miniaturas que são animadas enquanto a sonnerie é executada. No novo Hourstriker Tiger, os Jaquemarts são belíssimos tigres executados em ouro.

O tigre, assim como o leão, representa um símbolo de força e energia em todas as culturas do mundo. Na Europa, Ásia e Oriente Médio, o majestoso felino sempre é associado à autoridade real.


No século XIV, o doge de Veneza, Agostino Barbarigo, ordenou a construção da imponente Torre do Relógio na Praça de San Marco. Adornada pelo leão alado de San Marco e por duas figuras emblemáticas em bronze que batem o sino a cada hora, esta torre veneziana sempre despertou muita admiração e foi a inspiração para que a Ulysse Nardin começasse a decorar seus relógios com os Jaquemarts. De fato, ela inspirou a criação da coleção San Marco, e, dessa forma, o seu modelo Hourstriker.

O Hourstriker Tiger, embora inspirado no modelo original, está equipado com uma nova caixa de 43 mm de diâmetro e com um mostrador em genuíno ônix negro e ouro rosa ou branco 18 quilates. O relógio, ao mesmo tempo moderno e clássico, tem esta justaposição representada na peça pelos dois Jaquemarts.


Os principais elementos deste suntuoso modelo são os dois tigres em ouro, esculpidos à mão, que são animados em sincronia com o complexo mecanismo automático de "sonnerie" de passagem quando este é ativado. Ao soar, o tigre Jaquemart se move o mesmo número de vezes em que o martelo golpeia o gongo.

O mecanismo de sonnerie pode ser ativado ou desativado com uma só pressão no primeiro botão. Quando o indicador aponta para o relógio de areia, a sonnerie de passagem está inativa; quando voltado para o ponto, ela está ativa. O segundo botão permite que a sonnerie seja executada "sob demanda", batendo a última hora cheia.

Resistente à água a 30 metros, o modelo tem fundo transparente de safira com antirreflexos, que permite apreciar os complexos detalhes do mecanismo, ao mesmo tempo em que o protege.


A criação de mecanismos de sonnerie tem grande importância na história da Ulysse Nardin. A manufatura Suíça contribuiu para o ressurgimento do relógio mecânico na década de 1980 e desde então foi uma das primeiras e integrar os Jaquemarts em seus modelos.

Hoje em dia, a marca é a única a incorporar as miniaturas animadas em seus mostradores. Suas repetições de minutos ou "hour strikers", impossíveis de serem produzidas em escala industrial, representam um exemplo excepcional de Alta Relojoaria.

O novo Hourstriker Tiger simboliza o poderio da Realeza com um desenho clássico, ao mesmo tempo em que oferece uma técnica inovadora. Trata-se de uma verdadeira obra-prima da Alta Relojoaria, de grande originalidade.



Ulysse Nardin Hourstriker Tiger - Ficha técnica

Referência 6106-130/E2 - ouro rosa
Referência 6109-130/E2 - platina

Movimento
Calibre UN-610, movimento automático com sonnerie de passagem ou sob demanda, 43 rubis, frequência de 28.800 aph
Sistema de ativação automática do carrilhão
Jaquemart animado em ouro rosa ou branco 18 K
Reserva de marcha de aproximadamente 42 horas

Caixa
Em ouro rosa 18 K ou platina 950, diâmetro de 43 mm
Fundo parafusado com vidro de safira, estanque a 30 metros

Mostrador
Em ônix negro, protegido por vidro de safira antirreflexos

Pulseira
Couro de aligátor com fecho de báscula

Preço
O Ulysse Nardin Hourstriker Tiger tem um preço de USD 107,800.00



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 93, Jul/Ago 2014
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS