Publicidade
Home  >  News Voltar

Maximilian Büsser & FriendsLegacy Machine No. 2

03 de setembro de 2013
O novo Legacy Machine No. 2 da MB&F é um espetacular relógio que segue a linhagem estética de seu antecessor, ao mesmo tempo em que expande os limites da técnica com um duplo balanço suspenso!



As Legacy Machines são propostas como fantásticas releituras de importantes invenções dos maiores relojoeiros da história. Assim, o olhar contemporâneo proporcionado pela aparência incomum dos balanços do Legacy Machine No. 2, suspensos por graciosos arcos, à primeira vista pode parecer paradoxal.

Mas não se deve deixar enganar, pois o LM2 é um relógio que segue uma linhagem de mais de 250 anos, ao se inspirar no trabalho de três dos maiores relojoeiros que já viveram: Abraham-Louis Breguet (1747-1823), Ferdinand Berthoud (1727-1807) e Antide Janvier (1751-1835).

Essas lendas da relojoaria do século 18 estão unidas não apenas pelo seu gênio inventivo, mas também pelo fato de que todos eles construíram relógios com dois balanços.

Oscilando sobre o mostrador, as duplas rodas de balanço do LM2 foram inspiradas por e homenageiam um dos mecanismos mais raros na história da relojoaria: o duplo regulador. E, mais raro ainda, a média das marchas dos dois reguladores do Legacy Machine No. 2 é transmitida através de um diferencial para um único trem de engrenagens, quando a maioria tem dois movimentos separados.

A vantagem do uso de um diferencial planetário está no fato de que os dois balanços vibram em suas próprias frequências, com o diferencial fornecendo a média das duas frequências, completamente independentes. Outros mecanismos quando acoplados têm um balanço freando ou acelerando o outro para obter uma marcha média e isso induz a pequenas tensões no sistema.

Exibido sob uma cúpula de safira, o mostrador do Legacy Machine No. 2, que na verdade é a platina superior do movimento primorosamente acabado, é uma lição de simplicidade simétrica.

De cima para baixo, o submostrador branco laqueado às 12 horas, com seus ponteiros de horas e minutos em ouro azulado, é visualmente balanceado pelo grande diferencial elevado às 6 horas. Da esquerda para a direita, os dois balanços voadores e seus escapamentos são imagens-espelho idênticas.

Enquanto as rodas de balanço oscilantes elevadas dos reguladores binários atraem e fixam o olhar do espectador, é o grande diferencial planetário sobre o mostrador o verdadeiro coração do Legacy Machine No. 2.

Em uma incrível façanha de micro-engenharia - e a grande escassez de relógios com vários reguladores conectados via um diferencial atesta a enorme dificuldade na criação de tal complexo mecanismo de alta precisão - o diferencial tem três funções:

1 - A transferência de energia para cada um dos reguladores
2 - Receber as marchas individuais de cada balanço
3 - Transmitir a marcha média dos dois reguladores para o trem de engrenagens que, finalmente, se traduz no tempo exibido

O movimento do Legacy Machine No. 2 foi desenvolvido de acordo com as especificações da MB&F pelo premiado relojoeiro Jean-François Mojon (Melhor Relojoeiro em 2010 no Grand Prix d'Horlogerie de Genève) e sua equipe na Chronode. O aclamado relojoeiro independente Kari Voutilainen garantiu que a estética do movimento fosse consistente com relógios tradicionais de alta qualidade do século 19 e para especificar o superlativo acabamento manual.

Imaculadas Côtes de Genève, chatons de ouro, chanfros polidos e pontes projetadas com deliberados ângulos internos chanfrados (que não podem ser acabados com máquinas) são amostras refinadas do inigualável acabamento do movimento. Consistente com o espírito de transparência da MB&F, os nomes dos dois homens responsáveis pelo movimento são gravados à mão no fundo.

Assim, dois séculos e meio após três dos maiores relojoeiros do mundo terem colocado dois balanços em seus movimentos, a MB&F celebra esses trabalhos pioneiros criando o LM2, um relógio com dois balanços pairando fora do movimento.

O Legacy Machine No. 2 está disponível em ouro vermelho 18 K, ouro branco 18 K e uma edição limitada de 18 peças em platina 950 que apresenta um impressionante mostrador azul-celeste.


O preço para as versões em ouro é de USD 156,000. Para a edição limitada em platina, o preço é de USD 190,000.


Legacy Machine No. 2 - Ficha técnica

Movimento

Movimento de relojoaria tridimensional desenvolvido exclusivamente para a MB&F por Jean-François Mojon, da Chronode, e Kari Voutilainen
Corda manual com um único tambor de corda
Reserva de marcha de 45 horas
Diferencial planetário com três engrenagens e 5 pinhões
Dois balanços sob medida, com quatro parafusos de regulação tradicionais flutuando acima do movimento e mostradores
Espiral com tradicional curva Breguet
Frequência de 18.000 aph/2,5Hz
241 componentes, 44 rubis
Chatons de ouro
Acabamento superlativo manual no estilo do século 19, com ângulos internos polidos destacando o trabalho manual, chanfros polidos, Côtes de Genève, gravações feitas à mão

Funções
Horas e minutos, diferencial planetário que transmite a marcha média dos dois reguladores para o único trem de engrenagens

Caixa
Disponível em ouro vermelho 18K, ouro branco 18K ou platina 950 em uma edição limitada de 18 peças
Dimensões de 44 mm de largura x 20 mm de altura
45 componentes
Vidro de safira convexo no topo e fundo em safira com revestimento antirreflexos em ambas as faces

Pulseira
Couro de crocodilo preto ou marrom costurado à mão com fecho no material da caixa


Amigos do MB&F LM2

Conceito: Maximilian Büsser/MB&F

Design de produto: Eric Giroud/Eric Giroud Design Studio

Gestão técnica e de produção: Serge Kriknoff/MB&F

Desenvolvimento do movimento: Jean- François Mojon/Chronode

Design de movimento e especificações de acabamento: Kari Voutilainen
P&D: Guillaume Thevenin /MB&F

Rodas: Jean-Marc Naval/Rouages SA

Ponte do balanço: Benjamin Signoud/AMECAP

Balanço: Yann Le Martret/μdec

Platinas e pontes: Rodrigue Baume/Damatec

Gravação manual do movimento: Eddy Jaquet e Sylvain Bettex/Glypto

Acabamento manual de componentes do movimento: Jacques-Adrien Rochat/CL Rochat

Montagem do movimento: Didier Dumas, Georges Veisy, Bertrand Sagorin- Querol/MB&F

Caixa: Bertrand Jeunet e Dominique Mainier/G&F Chatelain

Fecho: Erbas SA

Mostradores: François Bernhard e Denis Parel/Nateber

Ponteiros: Pierre Chillier, Isabelle Chillier e Felix Celetta/Fiedler

Vidro: Martin Stettler/Stettler

Pulseira: Olivier Purnot/Camille Fournet

Estojo: Olivier Berthon/ATS

Logística: David Lamy/MB&F

Marketing e Comunicação: Charris Yadigaroglou, Virginie Meylan e Eleonor Picciotto/MB&F
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS