Publicidade
Home  >  News Voltar

UrwerkA busca do relógio mecânico inteligente: EMC

29 de maio de 2013
Com o novo EMC, a inovadora Urwerk apresenta o primeiro movimento mecânico inteligente.


Desde sua fundação, em 1997, a Urwerk tem se destacado no mundo da alta relojoaria com mostradores e indicações inovadores, em particular sua característica complicação de satélites. Paralelamente a isto, sua equipe tem sempre explorado novos caminhos e encarado novos desafios.

Alguns dos projetos mais radicais emergiram da Divisão "U" de Pesquisa da Urwerk - o "laboratório experimental" da marca - tais como o UR-CC1 "King Cobra" com suas indicações lineares, e o "medidor milenar" UR-1001 "Zeit Device".

Este espírito inovador e inconformista foi agora canalizado em um Santo Graal relojoeiro: o primeiro relógio mecânico com inteligência integrada.

"A interação entre um relógio a mecânico e seu dono é um tema que sempre nos inspirou," diz Felix Baumgartner, mestre relojoeiro e co-fundador da Urwerk.

"Projetar um relógio mecânico confiável e preciso é a base de nosso trabalho. Nós queríamos estender nossa ambição criando um relógio de precisão com um sistema através do qual o dono pode aferir precisamente a marcha do movimento de forma que ele possa ser finamente ajustado ao estilo de vida e aos hábitos de seu dono. Essa é a ideia do EMC, que estamos atualmente aperfeiçoando em nosso atelier."

O EMC foi concebido, projetado, desenvolvido e produzido pela Urwerk - resultando em um relógio nunca antes visto na alta relojoaria. O desafio aqui era fornecer aos conhecedores não apenas um relógio de precisão, mas também as ferramentas para avaliar e manter a precisão.

"Nosso objetivo com o EMC é fornecer ao dono do relógio informação que, até agora, era decifrável apenas por um relojoeiro equipado com um aparato complexo," diz Felix Baumgartner. "Para realiza-lo, pensamos longamente, e então criamos um mecanismo legível e fácil de usar, a partir do zero."


Partindo desse princípio, o EMC foi desenvolvido. O movimento de manufatura apresenta:


- Um balanço feito de ARCAP, uma liga há muito tempo admirada pela Urwerk por suas propriedades não-magnéticas e anti-corrosão. O balanço muito original foi projetado para uma ótima aerodinâmica e mínima perda de amplitude.


- A energia vem de grandes tambores de corda duplos montados verticalmente em um único eixo. Eles fornecem uma reserva de marcha de 80 horas, que assegura um desempenho de cronometragem estável e linear.


- O parafuso de regulação pode ser acessado no verso do relógio, e permite ajustes muito finos da marcha através da mudança do comprimento ativo da espiral do balanço.


A eletrônica de monitoramento da cronometria do movimento consiste de:

- Um sensor óptico sobre a roda do balanço que pode capturar a precisa frequência de oscilação de 4 Hertz/28.800 aph do regulador.


- Um oscilador eletrônico de 16.000.000 Hertz que fornece uma referência de marcha extremamente precisa.


- Um módulo de inteligência artificial capaz de calcular a diferença entre a frequência da marcha do movimento e a do oscilador de referência.


"O EMC é revolucionário no mundo da relojoaria," diz Felix Baumgartner. "Adicionamos um olho inteligente ao nosso balanço que será capaz de medir quão lenta ou rapidamente ele funciona e traduzir isto em segundos por dia."

O primeiro capítulo na criação do EMC apenas começou. O conceito foi revelado agora e sua implementação teve início. "O desafio agora está nas mãos do designer da Urwerk, Martin Frei, e nossos engenheiros," diz Felix.

"Agora é uma questão de miniaturizar todos estes elementos para adequá-los ao tamanho de um relógio de pulso. A aventura do EMC está em pleno andamento - isto é só o começo de algo grande."
 

NotíciasRelacionadas

25 de janeiro de 2023
29 de novembro de 2022
08 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS