Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & SöhneRelógios & Relógios na Press-Akademie

15 de agosto de 2012
Relógios & Relógios teve o privilégio de receber um convite para participar da Press-Akademie da A. Lange & Söhne, entre os dias 10 e 12 de Julho, na sede da manufatura saxônica, em Glashütte, na Alemanha.



A A. Lange & Söhne inicialmente apresentou a Akademie para seus agentes oficiais e posteriormente estendeu seu conceito para os colecionadores da marca. Em 2012 iniciou uma versão destinada a seletos membros da imprensa especializada, a Press-Akademie.

Com esse evento, a venerável manufatura tem a intenção de comunicar seus valores, seu domínio do artesanato e da tecnologia relojoeira. As sessões teóricas são intercaladas com atividades práticas, que permitem aos seus participantes um mergulho no mundo da relojoaria e os leva a compreender os motivos pelos quais os relógios produzidos pela Lange são tão especiais.

A Lange Akademie é chefiada por Joanna Lange, nora de Walter Lange, atualmente baseada em Hong Kong.


Chegada a Dresden

Chegamos a Dresden na tarde na tarde do dia 10 de Julho e seguimos para o QF Hotel, localizado no coração da cidade, muito próximo à Frauenkirche, na Neumarkt.

O dia estava ensolarado e aproveitamos a tarde livre para um passeio pelo centro da belíssima Dresden, uma cidade de arquitetura espetacular, completamente reconstruída após o pesado bombardeio que sofreu ao final da Segunda Guerra Mundial.

Prédios como o da Frauenkirche, por exemplo, foram reconstruídos com o auxílio de modernos softwares, que possibilitaram a utilização das ruínas existentes em suas posições originais. Dessa forma, ao se observar os mesmos, percebe-se a coexistência de partes antigas e partes modernas, que foram utilizadas para "preencher" os espaços que faltavam nesses intrincados "quebra-cabeças".

A bela boutique exclusiva A. Lange & Söhne tem uma localização nobre, nas proximidades da Frauenkirche, e não pudemos deixar de visitá-la: na sua vitrine externa, um belo Richard Lange Tourbillon Pour Le Merite é um convite irresistível para o apaixonado pela alta relojoaria.

À noite, teve início a programação da Press-Akademie com um jantar na companhia de Arnd Einhorn, Diretor de Relações Públicas da A. Lange & Söhne e da equipe Lange, no excelente restaurante Kastenmeiers.


Finalmente em Glashütte

Na manhã do dia 11 seguimos pela primeira vez para Glashütte, a 45 minutos de Dresden, e na sede da manufatura recebemos as boas vindas de Wilhelm Schmid, CEO da A. Lange & Söhne desde Janeiro de 2011.

Em uma pequena amostra da atenção da Lange ao detalhe, recebemos guarda-pós de relojoeiros personalizados com os respectivos nomes bordados acima do bolso!

Joanna Lange realizou uma breve apresentação do conceito da Press-Akademie. O grupo de jornalistas foi então dividido em dois para uma rápida visita à Manufatura Lange. Um dos grupos teria a companhia de Anthony de Haas, Diretor de Desenvolvimento de Produto; o outro, no qual estava Relógios & Relógios, foi acompanhado por Tino Bobe, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento.

Percorremos diversos setores de produção e acabamento. Segundo Bobe, o foco da A. Lange & Söhne é a produção do movimento; todos os esforços da manufatura estão nele concentrados, o que a leva a ser capaz de produzir componentes críticos como a espiral do balanço, embora atualmente a produção ainda não seja suficiente para atender a todos os mecanismos.

Componentes como caixas, mostradores e ponteiros são produzidos por fornecedores externos, que devem ser capazes de atender ao altíssimo nível de qualidade exigido pela Lange & Söhne.

É impressionante perceber a atenção dedicada aos pequenos detalhes de acabamento, mesmo em peças que nunca poderão ser vistas pelo seu proprietário.

A gravação manual da ponte ("galo") do balanço é emblemática, e resulta em um componente que, além de possuir uma espetacular beleza, se constitui na impressão digital de cada mecanismo, pois faz de cada um deles absolutamente único.

Retornamos ao showroom, sobre a mesa do qual a coleção atual da Lange nos aguardava para uma esplendorosa apresentação. Pudemos apreciar modelos como o Lange 31, Richard Lange Tourbillon Pour Le Merite, entre muitos outras preciosidades.

Almoçamos no showroom na companhia de Tino Bobe e Anthony de Haas e seguimos para a Escola de Relojoaria da Lange em Bärenstein, onde seriam realizadas as "workshops" da Press-Akademie.

A primeira delas foi sobre "Elementos Tradicionais", onde foram abordados aspectos característicos da relojoaria de Glashütte, como os ponteiros e parafusos azulados termicamente, os chatons polidos de ouro e parafusados.

A workshop seguinte abordou a produção das espirais de balanço pela Lange. Componente crítico dos relógios mecânicos, requer altíssimos investimentos em tecnologia, o que faz com que muito poucas manufaturas sejam capazes de produzi-la. A Lange, embora ainda não seja totalmente autossuficiente, pertence a esse seleto grupo.

Após um pouco de teoria, a prática: recebemos a tarefa de fazer o azulamento térmico de parafusos. A dificuldade começa na manipulação das minúsculas peças e se estende pela obtenção do exato tom de azul exigido, o qual deve ser uniforme para todos os parafusos. Ao se "passar do ponto", os parafusos são inutilizados, pois não podem ser azulados uma segunda vez.

Após nos esforçarmos para deixar os parafusos em um tom de azul ao menos parecido com aquele dos belos componentes produzidos pela Lange, a atividade seguinte: polir um chaton de ouro e montá-lo em sua platina.

Utilizamos uma sequência determinada de lixas, da mais grossa à mais fina, e buscamos deixa-lo satisfatoriamente polido. A seguir, efetuamos a sua montagem na platina, utilizando parafusos consideravelmente menores do que aqueles que haviam sido azulados anteriormente!

No momento da montagem, extremo cuidado deve ser tomado para não riscar o chaton já polido, com o próprio parafuso ou com a chave de fenda. Uma tarefa que exige experiência e muita concentração.

Encerradas as atividades relojoeiras do dia, retornamos a Dresden e pudemos desfrutar de mais algum tempo livre, que utilizamos para mais uma caminhada pelo centro da cidade e uma visita a lojas de relógios, "vintage" e novos.


Uma aula de culinária em Dresden!

Mais tarde, um jantar nos aguardava, e a presença de uma "Cooking course" no programa, antecedendo o mesmo, nos deixava antever que não seria apenas um "simples" jantar...

Nos dirigimos ao restaurante Bean & Beluga, onde nos encontramos novamente com Arnd Einhorn e Wilhelm Schmid, e fomos recebidos pelo premiado Chef Stefan Hermann.

Recebemos avental e toalha e a incumbência de preparar o prato de entrada! A divertida aula de culinária foi ministrada pelo próprio Stefan Hermann, e contou com a participação de todos os jornalistas presentes, Joanna Lange, Arnd Einhorn e Wilhelm Schmid.


De volta à Escola de Relojoaria da Lange

Na manhã seguinte, dia 12 de Julho, retornamos a Bärenstein para mais duas workshops na Escola de Relojoaria da Lange. Inicialmente foram abordadas as técnicas artesanais de decoração que contribuem para o renome dos relógios Lange & Söhne, com grande destaque para a gravação manual da ponte do balanço.

Marca registrada da marca saxônica, esta decoração constitui a impressão digital de cada mecanismo Lange, e exige absoluto domínio da técnica para que se atinjam os magníficos resultados obtidos pelos artesãos da manufatura.

A workshop seguinte foi dedicada ao rigoroso controle de qualidade realizado ao longo da cadeia de produção, também um motivo de orgulho para a Lange.

Encerrada a exposição teórica, iniciamos a prática com uma atividade relacionada ao controle de qualidade. Recebemos diversos mostradores rejeitados, para que fizéssemos a identificação de seus defeitos, muitas vezes imperceptíveis a olho nu.

Em seguida, em outra oficina, recebemos uma ponte de balanço em tamanho ampliado, para que nele fizéssemos uma gravação. Nosso instrutor nos recomendou a escolha de um motivo simples, como as iniciais de nossos nomes.

Tivemos uma breve demonstração da técnica a ser utilizada e iniciamos o trabalho. O resultado, infelizmente, ficou muito longe do satisfatório, ao menos se comparado às belíssimas gravações dos artesãos da Lange...

Finalizada a gravação, passamos ao polimento do chanfrado da ponte do balanço, uma tarefa certamente de execução não tão difícil como a gravação. Após o polimento, procedemos à decoração do verso da ponte do balanço com a técnica da "perlage".

A dificuldade na execução da perlage está na obtenção de um perfeito alinhamento dos círculos, que devem ser sobrepostos de maneira uniforme.

Almoçamos com a equipe da Lange, e em seguida recebemos, das mãos de Wilhelm Schmid, o certificado de conclusão da Press-Akademie, acompanhado de uma ponte do balanço gravada com as nossas iniciais.

Pela qualidade da execução do trabalho, certamente não se tratava da peça que havíamos gravado. Além do mais, o seu tamanho correspondia ao de um galo de balanço real - o "nosso" era uma ponte de balanço "didático", com maiores dimensões.

De qualquer forma, em uma divertida brincadeira, o Sr. Schmid nos cumprimentou pelo bom trabalho realizado... Era uma peça magnífica, gravada e revestida em ródio. Uma belíssima recordação da Press-Akademie.

Também recebemos a peça com a qual havíamos trabalhado - a comparação entre ambas é, no mínimo, injusta...

Despedimo-nos de toda a equipe A. Lange & Söhne e embarcamos de volta para Dresden - a Press-Akademie havia chegado ao fim, mas não a nossa programação na Alemanha!


Um espetacular programa cultural em Dresden

Segundo a Lange, a ideia inicial era de uma visita à Semper Opera, onde fica o famoso relógio digital de 5 minutos construído em 1841 por J. C. Friedrich Gutkaes e Ferdinand Adolph Lange, o bisavô de Walter Lange, fundador da moderna A. Lange & Söhne, em 1994.

Contudo, a Semper Opera passava por reformas, e o programa foi alterado para uma visita à "Pinacoteca dos Antigos Mestres", onde atualmente tem lugar a exposição "Madona Sistina - ícone de Rafael faz 500 anos".

Pudemos então contemplar a "Madona Sistina", de Rafael Sanzio, obra-prima da Renascença, uma das pinturas mais importantes da história da humanidade. A mostra atual reúne ainda 140 objetos, oriundos de diversos arquivos e museus, que ilustram uma história de meio milênio.





Era chegada a hora de partir. Deixamos Dresden certos de termos desfrutado de momentos muito especiais, proporcionados pela A. Lange & Söhne e sua espetacular equipe, à qual gostaríamos de dirigir nossos agradecimentos pela gentileza do convite e pela hospitalidade com que fomos recebidos em Dresden e Glashütte.

Com a Press-Akademie pudemos conhecer algumas das técnicas que fazem dos relógios A. Lange & Söhne mundialmente reconhecidos e constatar na prática a dificuldade na sua execução.

O extremo apego aos mínimos detalhes faz com que seus modelos sejam realmente diferenciados e justifica o porquê de se constituírem em peças tão cobiçadas pelos apreciadores da alta relojoaria.
 
Frauenkirche
Semper Opera
Boutique Lange
Jantar no Kastenmeiers
Wilhelm Schmid
Joanna Lange
Acabamento de cantos
Montagem do Lange Zeitwerk
Bean & Beluga
Workshop da Press-Akademie
Workshop da Press-Akademie
César Rovel e Maik Pfeiffer
Workshop da Press-Akademie
A entrega dos diplomas
O grupo da Press-Akademie
Pinacoteca dos Antigos Mestres
Sede da A. Lange & Söhne

NotíciasRelacionadas

24 de maio de 2021
13 de janeiro de 2020

BRANDPARTNERS