Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetJules Audemars Minute Repeater Tourbillon Chronograph

18 de setembro de 2006
Relógios contendo um turbilhão, um repetidor de minutos e um cronógrafo em uma única peça são raríssimos. A união destes mecanismos complexos implica em tremendas dificuldades técnicas, caso se deseje manter a caixa em uma espessura razoável.

A Audemars Piguet superou este desafio de modo inovador. De forma a ganhar espaço, o turbilhão e o repetidor de minutos foram colocados no mesmo nível, próximo ao mostrador. Mas, uma vez que os gongos estão localizados no lado oposto da caixa, os técnicos tiveram que elaborar hastes mais longas para ativar o mecanismo de percussão. A mesma questão de inversão aplica-se ao módulo do cronógrafo, abrigado no fundo da caixa: as árvores do ponteiro dos segundos do cronógrafo e do contador de minutos tiveram que atravessar o movimento até o mostrador, obrigando os relojoeiros a esqueletizar as peças do repetidor de minutos. Esta tarefa foi de grande dificuldade, já que a área do contador do cronógrafo está posicionada diretamente acima da zona de carga do mecanismo de percussão, um local onde todas as peças estão em movimento.

Música celestial

Desde o seu primeiro relógio "Grande Complicação", em 1889, a Manufatura Audemars Piguet tem se afirmado como uma especialista em repetidores de minutos. Estes mecanismos altamente sofisticados exigem muita engenhosidade, habilidade e um ouvido muito bem afinado. O Jules Audemars Minute Repeater Tourbillon Chronograph é equipado com um mecanismo de percussão de dois gongos, uma nota baixa para as horas e uma aguda para os minutos, enquanto os quartos são sonorizados pela alternância de notas graves e agudas.

Para atingir uma tonalidade perfeita, a Audemars Piguet desenvolveu um exclusivo sistema. Ao invés de atingir o gongo diretamente, a haste do martelo bate contra um "buffer". O segredo consiste em projetar uma haste rígida o suficiente para suportar esta tensão mecânica, ao mesmo tempo flexível para que o martelo atinja o gongo e imediatamente retorne para permitir a ressonância. Um milagre de equilíbrio. Outra característica reside na maneira com que a mola que ativa o mecanismo de percussão é carregada, através de um parafuso deslizante sobre a lateral do centro da caixa, fazendo com que o mecanismo esteja pronto para percutir a qualquer momento. O ajuste do repetidor de minutos, com seus gongos fabricados a partir de uma única peça, para atingir um som mais homogêneo, exige várias semanas de atenção e trabalho meticuloso executado por um experiente artesão.

Inigualável Precisão

Inventado ao final do século XVIII para a otimizar a performance da cronometragem de relógios de bolso, o turbilhão ainda é uma dos mais finos símbolos da arte relojoeira. De modo a combinar este excepcional mecanismo com o repetidor de minutos e o cronógrafo, os relojoeiros da Audemars Piguet tiveram que desenhar uma carruagem menor para o turbilhão, emboram sem modificar o diâmetro do balanço. O resultado é uma espetacular miniaturização. Como o cronógrafo, ele apresenta inigualáveis precisão e performance, controlando a medida do tempo em 1/6 de segundo, juntamente com um contador de 30 minutos.

Inesgotável paciência

A montagem e o ajuste de deste exclusivo movimento com três mecanismos complexos, o calibre a corda manual Audemars Piguet 2874, requer quase um mês de trabalho nas oficinas da manufatura.
Apenas alguns mestres relojoeiros são capazes de executar esta tarefa. A fabricação das 665 peças que constituem o movimento exige mais de 4 milhões de operações mecânicas. Além disso, o refinado acabamento, visível através do fundo de cristal de safira, incluindo chanfrados, polimento vertical, granulamento circular e "côtes de Genève", é executado à mão com o carinho pela manufatura que forjou a reputação dos relojoeiros do Vallée de Joux e da Audemars Piguet.

Um estilo resolutamente clássico

O precioso movimento do Jules Audemars Minute Repeater Tourbillon Chronograph é abrigado em uma nova caixa que apresenta as características clássicas da coleção e fabricada em ouro rosa 18 K ou platina. O mostrador, preto na versão em ouro rosa e prata na versão em platina, traz um efeito guilloché com motivo "espiral". Este toque extremamente dinâmico é reforçado pelo acumulador de minutos assimetricamente disposto às 3 horas. A carruagem do turbilhão gira infindavelmente em uma abertura circular às 6 horas, carregando o ponteiro de segundos em sua árvore. A passagem do tempo ganha uma cadência única com delgados ponteiros do tipo "folha" que se movem graciosamente sobre numerais romanos aplicados em ouro branco ou rosa. Uma admirável estética que complementa o notável refinamento técnico deste modelo.

Especificações técnicas

Referências
26050OR.OO.D002CR.01
Ouro rosa 18 K com mostrador preto

26050PT.OO.D002CR.01
Platina 950 com mostrador prata

Movimento
Calibre 2874 a corda manual com turbilhão, repetidor de minutos e cronógrafo
Diâmetro: 13 linhas (29,30 mm)
Espessura: 7,65 mm
38 rubis
665 peças
Reserva de marcha de 48 horas
Cadência do balanço: 21.600 v.p.h.
Acabamento: todas as peças decoradas à mão; platina principal revestida por ródio, polimento vertical, chanfros, granulamento circular, pontes com "côtes de Genève"

Caixa
Diâmetro: 43 mm
Fundo em cristal de safira

Mostradores
Guilloché com motivo "espiral"
Mostrador preto com numerais em ouro rosa aplicados
Mostrador prata com numerais em ouro branco aplicados
Ponteiros em ouro do tipo "folha"

Pulseira
Couro de crocodilo costurada à mão, fecho dobrável AP em ouro rosa 18 k ou platina

Funções
Horas e minutos
Pequenos segundos na árvore do turbilhão
Mecanismo repetidor de minutos que bate as horas, quartos e minutos sob demanda
Cronógrafo com precisão de 1/6 de segundo com acumulador de 30 minutos
 
Versão em ouro rosa
Versão em platina
Detalhe do fundo
Detalhe do mostrador
Calibre AP 2874, lado do mostrador
Calibre AP 2874, visto por trás

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS