Publicidade
Home  >  News Voltar

Officine PaneraiExposição no Museu Galileo em Florença

20 de abril de 2012
Museu Galileo em Florença inaugura nova área de exposição e a Officine Panerai doa o primeiro Jupiterium para exibição.


O Museu Galileo em Florença, em parceria com a Officine Panerai, acaba de inaugurar uma nova área de exposição dedicada a "Galileu e à medição do tempo" - um espaço interativo constituído por três salas que ilustram o papel fundamental das descobertas de Galileu para o desenvolvimento dos sistemas de medição do tempo.

Trata-se de modelos mecânicos que podem ser acionados diretamente pelo utilizador através de telas interativas com "touch screens" que ilustram as soluções inovadoras e intuitivas, através das quais Galileu introduziu ideias revolucionárias na arquitetura do universo e da ciência do movimento. As suas ideias também levaram à criação de dispositivos engenhosos para transformação dos primeiros relógios mecânicos usados no momento como instrumentos confiáveis. Graças a estas soluções inovadoras, Galileu esperava resolver finalmente o problema da determinação da longitude do mar.

Nestas três novas salas, os visitantes podem percorrer os caminhos que levaram Galileu à confirmação da teoria do universo de Copérnico, graças à utilização do telescópio, à definição das rígidas leis matemáticas que regem os fenômenos do movimento, e à descoberta do isocronismo do pêndulo, um verdadeiro marco na história da relojoaria.

Para celebrar a contribuição de Galileu para a história da relojoaria moderna, a Officine Panerai patrocinou a concretização do espaço interativo. Foi também construído e doado ao Museu Galileo o Jupiterium, um relógio planetário excepcional que possui um calendário perpétuo que mostra os movimentos de Júpiter e dos seus quatro satélites descobertos pelo cientista toscano. No centro da segunda sala, o Jupiterium mostra com extrema precisão a posição da Lua, do Sol, de Júpiter e dos quatro satélites galileanos, tal como os veria um observador na Terra, contra um fundo de estrelas fixas.

A última das três salas da nova área interativa exibe um trabalho espetacular de reconstrução do Relógio Planetário projetado por Lorenzo della Volpaia para Lorenzo de Medici e concluído em 1510, além dos complexos mecanismos de alguns relógios de torre antigos.

O Professor Paolo Galluzzi, diretor do Museu Galileo, afirma: "Graças à parceria frutífera e duradoura com a Officine Panerai, o Museu Galileo abriu uma nova área, ilustrando algumas das realizações mais notáveis de Galileu através de objetos fascinantes e modelos interativos. Conquistas que não só revolucionaram a estrutura do universo e do movimento mas que também levaram a uma melhoria significativa nos sistemas mecânicos para a medição do tempo, iniciando o processo de desenvolvimento que continua até os dias de hoje. A extraordinária complexidade mecânica e a precisão absoluta do Jupiterium, projetado e construído pela Officine Panerai e generosamente doada ao Museu Galileo, é um exemplo evocativo da estreita ligação entre a tradição e a inovação. O Jupiterium é, de fato, uma solução para um dos sonhos perseguidos por Galileu - usar o movimento dos satélites de Júpiter como um relógio planetário perfeito - um sonho que perseguiu com inteligência extraordinária e uma admirável determinação".

Angelo Bonati, CEO da Officine Panerai, comenta: "Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria de longa data com o Museu Galileo e por continuar a contribuir para a divulgação do papel desempenhado por Galileu na arte da produção de relógios mecânicos. O legado de Galileu é uma fonte de inspiração inesgotável para a Officine Panerai, não só porque partilhamos as nossas origens toscanas, mas também pela paixão e compromisso com a pesquisa e a exploração representadas no seu trabalho".
 
O Jupiterium da Officine Panerai
O Museu Galileo em Florença

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS