Audemars PiguetUma visita à Renaud & Papi
03 de novembro de 2011
Nos dias 22 e 23 de Agosto, Relógios & Relógios esteve na Suíça a convite da Audemars Piguet, para uma visita às suas manufaturas de Le Brassus e Le Locle.
Para leitura da primeira parte do relato de nossa visita, por favor consulte o link abaixo:
Uma visita à Manufatura de Le Brassus - Parte I
Audemars Piguet Renaud & Papi
Na manhã do dia 23 de Agosto nos reencontramos com nosso guia Michel Golay, nos despedimos de Le Brassus e partimos rumo a Le Locle, onde seríamos recebidos por Giulio Papi, o gênio relojoeiro fundador da Renaud & Papi, atualmente Audemars Piguet Renaud & Papi.
A Renaud & Papi é a divisão da Audemars Piguet responsável pelo projeto e pela produção de mecanismos altamente complicados, o que inclui turbilhões, calendários perpétuos e repetições de minutos.
São criações muito especiais para a própria Audemars Piguet e também para outras marcas de muito prestígio, como A. Lange & Söhne, Richard Mille, Cartier e Chanel.
Há alguns anos Relógios & Relógios realizou uma entrevista com Giulio Papi durante o SIHH, em Genebra, a qual pode ser lida aqui.
Chegando à Manufatura de Le Locle fomos recebidos por Giulio em seu escritório de criação, onde ele nos explicou um pouco de sua metodologia de trabalho e nos mostrou um exemplo de modelo em acrílico que ele utiliza para testar a funcionalidade de seus projetos, antes de partir para a fase de criação de protótipos.
Naquele momento, ele trabalhava na otimização do Calibre 2897, movimento de carga automática, integralmente concebido e manufaturado pela Audemars Piguet, o qual equipa o novo Turbilhão Cronógrafo Automático Royal Oak Offshore, recentemente apresentado no salão SIHH.
Ao iniciarmos a visita às oficinas, fomos brindados com a visão de modelos Opus 3, criado por Vianney Halter, e Opus 8, criado por Frédéric Garinaud, da Harry Winston, sendo trabalhados na manufatura. Tais relógios, após terem sido apresentados como protótipos e terem encontrado dificuldades na industrialização, tiveram sua produção confiada à Renaud & Papi.
Pudemos também acompanhar a montagem de diversos mecanismos para a Richard Mille, marca que possui uma estreita ligação com a Audemars Piguet. São mecanismos de grande complexidade, utilizando materiais inovadores provenientes muitas vezes das indústrias automobilística e aeroespacial.
Percorremos as oficinas de esqueletização e acabamento, onde prevalece o paciente trabalho manual de habilidosos artesãos, bem como a produção de peças como rodas, platinas e parafusos, dominadas por modernos equipamentos automatizados como os tornos CNC.
Pudemos observar a aplicação de técnicas como a "anglage", o granulamento circular ("perlage") e a gravação.
Visitamos oficinas de produção de peças por eletroerosão, um processo de usinagem que utiliza descargas elétricas para a produção de peças diminutas de formas complexas, de difícil usinagem pelos processos tradicionais.
Presenciamos o trabalho de montagem de relógios com pontes de alumínio anodizado, material muito leve e resistente utilizado em modelos como o Royal Oak Carbon Concept Turbilhão e Cronógrafo.
La Ferme des Brandt
Encerrada a visita à Renaud & Papi, nos dirigimos ao restaurante La Ferme des Brandt, o qual está situado em uma edificação histórica, construída entre os anos de 1612 e 1614 por Abram Brandt. O prédio do restaurante, o mais antigo de todo o Cantão de Neuchâtel, é considerado um patrimônio arquitetônico Suíço.
Como aperitivo, tivemos a oportunidade de degustar absinto, a "fada verde". Para reduzir o seu teor alcoólico e evitar efeitos desagradáveis, Michel Golay efetuou a preparação com água e torrão de açúcar. Para acompanhar, fondue de queijo e uma tábua de frios.
O almoço, na companhia muito especial de Giulio Papi e Michel Golay, teve como itens de menu, especialidades da cozinha Suíça, como Rösti e Fondue, acompanhadas de vinho da região.
De volta a Genebra
Após o almoço retornamos a Genebra e finalizamos nossa programação com uma visita à belíssima e sofisticada boutique Audemars Piguet da Place de la Fusterie, inaugurada em Março de 2008:
Uma nova vitrine para a manufatura
Após a visita à boutique, retornamos ao Starling Hotel & Conference Center. À noite, fizemos um "happy hour" à beira do Lac Léman e depois jantamos no Café de Paris, famoso pelo seu entrecôte. No dia seguinte retornaríamos ao Brasil.
Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento à Audemars Piguet e ao Agente Oficial Frattina, de São Paulo, pela gentileza do convite para essa espetacular visita. Foram dias muito agradáveis, desfrutando da hospitalidade de uma das mais tradicionais manufaturas relojoeiras Suíças. Dois dias realmente inesquecíveis.