Publicidade
Home  >  News Voltar

Antoine MartinQP01, a nova criação de Martin Braun

12 de julho de 2011
Durante o salão Baselworld 2011, Martin Braun apresentou sua nova marca, Antoine Martin, e também a sua nova criação, o Calendário Perpétuo QP01 e seu Calibre AM 39.001, um mecanismo a corda manual com 6 dias de reserva de marcha.


O novo movimento representa todo o conhecimento acumulado de Martin Braun ao longo de seus 30 anos de experiência relojoeira. Muitas das soluções e inovações adotadas neste concentrado de tecnologia com medidas de 39,5 x 8 mm são simplesmente lógicas, enquanto outras são decididamente inéditas.


O Calibre AM 39.001

A criação deste movimento foi precedida por anos de estudo do escape de âncora Suíço, seu movimento e seus processos dinâmicos. O escape de âncora Suíço é de longe o tipo de escapamento mais utilizado nos relógios de pulso modernos. Ele foi inventado por Thomas Mudge em 1757 e mais tarde aperfeiçoado por Georges Auguste Leschot em 1825. Ele permanece praticamente sem modificações desde então.


O escapamento HPE

Por anos, Martin Braun pensou em aperfeiçoar o escape de âncora Suíço para os seus próprios movimentos. Contudo, o que ele ambicionava não era possível com métodos de produção convencionais; o advento do silício permitiu a ele finalmente implementar a solução que havia imaginado. Seu escapamento modificado foi chamado de High Performance Escapement, ou HPE.

Os ângulos do escape de âncora Suíço sempre representaram um compromisso entre eficiência e retenção de óleo pelo efeito capilar de certos ângulos. Isto já não é mais necessário, já que um escapamento onde predominam componentes de silício funciona completamente sem óleo.

Graças a isto, o escapamento HPE de Martin Braun pode agora mostrar 100% a mais de eficiência. Alterando os ângulos originalmente calculados dos planos de impulso da roda de escape, modificando a forma curva dos dentes da roda de escape, e reconfigurando os "pallets", aumentou o rendimento energético em cerca de 7-8 %.

O formato otimizado do pino de impulso de silício também resulta em outro ganho de 1 %. O resultado dessas modificações é um aumento de amplitude de 300° para quase 330° na comparação direta com o desenho do escape convencional.


Passado e presente unidos

O Calibre AM 39.001 claramente constrói uma ponte entre métodos de produção contemporâneos e a era dos mais belos e elegantes movimentos mecânicos: o início do século XX, que é largamente reconhecido na História como o princípio da modernidade.

Este movimento exibe com grande destaque seu mais belo componente, que é simultaneamente seu coração pulsante: o balanço. Antoine Martin mostra este notável componente em um palco central.

A roda de balanço de tamanho extragrande, cuja principal razão de ser é a estabilização da amplitude, mede 17,5 mm de diâmetro e é fabricada em titânio "high-tech" Grau 5.

Trazendo dois pequenos parafusos em ouro para ajuste fino, assim liberando a espiral da regulação por índex, é uma dos maiores balanços já usados neste estilo de escapamento.

Ressaltando o charme de seu movimento oscilante, o balanço vibra a uma frequência de 18.000 alternâncias por hora (2,5 Hertz). Este ritmo "vintage" coloca não apenas o tamanho do balanço em evidência, mas também a majestosa tranquilidade com a qual ele realiza o seu trabalho.

Tecnicamente falando, este tamanho faz todo o sentido: o seu considerável tamanho não apenas proporciona mais energia cinética. Caso o movimento sofra um impacto, o balanço está mais apto a permanecer dentro de sua amplitude - assim mantendo uma marcha estável - do que no caso de um balanço menor.


A estabilização aerodinâmica da amplitude

Adicionalmente, o movimento traz outra inovação Antoine Martin para estabilizar a amplitude: a Estabilização Aerodinâmica da Amplitude (ADAS). Este engenhoso mecanismo compreende basicamente uma came de controle guiada pelo indicador da reserva de marcha.

Quando o movimento tem corda total, a came se move a até 0,01 mm da roda do balanço, cujos braços ADAS então criam um "colchão" de ar - que age como um freio para o balanço.

Conforme a mola principal perde sua tensão, o sistema ADAS assegura que a amplitude permaneça a mesma - independentemente do estado daquela.

A estabilização da amplitude é muito importante para manter uma marcha estável, o que assegura que o movimento a corda manual permaneça tão preciso quanto possível.


Belo e moderno

A despeito de seu grande balanço, o mecanismo atinge seis dias (144 horas) de reserva de marcha graças a duas molas principais idênticas.

Três de seus 324 componentes individuais são produzidos em silício "high-tech" - a âncora, a roda de escape, e o pino de impulso - e 60 deles são rubis.

Os componentes de metal são decorados com um acabamento de alta qualidade que inclui chanfrados de acordo com as melhores tradições Suíças.

Uma moderna e sólida peça de Alta Relojoaria, a caixa que abriga o Calibre AM 39.001 possui um diâmetro de 46 mm.

Ela é completamente preenchida pelo movimento, assim constituindo um todo holístico com intricadas indicações de calendário para o pulso: uma grande data e um calendário perpétuo com dia, data, mês e ano bissexto, assim como um indicador de dia/noite.

Composta por 85 componentes individuais, a caixa do Calendário Perpétuo QP01 está disponível em ouro rosa, ouro branco ou aço revestido em DLC negro e é resistente à água a 50 metros.

O mostrador prateado exibe um belo motivo guilloché e numerais aplicados de forma inovadora. As indicações de dia e mês do calendário perpétuo estão posicionadas de forma vertical, na posição das 12 horas, abaixo do indicador de ano bissexto.

O indicador de dia/noite é posicionado às nove horas, enquanto a grande data de janela dupla é exibida às 6 horas.

A pulseira em couro de aligátor marrom ou preto possui fecho de báscula em ouro rosa ou branco. A versão em aço traz uma pulseira em borracha com fecho em aço DLC.
 
Calendário Perpétuo QP01 em ouro rosa
QP01 em aço DLC
QP01 em ouro branco e aço DLC
QP01 em ouro branco e ouro rosa
O Calibre AM 39.001
O escapamento HPE
Estabilização Aerodinâmica da Amplitude (ADAS)
Carlos Torres e Martin Braun (Foto por César Rovel)

NotíciasRelacionadas

28 de março de 2014
13 de março de 2013
05 de julho de 2012

BRANDPARTNERS