Publicidade
Home  >  News Voltar

Antoine Martin - Baselworld 2013Coleção Slow Runner

13 de março de 2013
Em uma novidade mundial anunciada para Baselworld 2013, a Antoine Martin propõe uma desaceleração do tempo com a nova coleção Slow Runner.


A Antoine Martin, de Martin Braun, propõe uma redução revolucionária na frequência do balanço, com o primeiro relógio de pulso a operar com 7200 alternâncias por hora, ou seja, um hertz, com todas as qualidades de um refinado relógio de precisão.

Trata-se de um projeto totalmente novo na relojoaria topo de gama, em um movimento com um balanço que mede incríveis 24 milímetros de diâmetro.

Com a ideia de "desacelerar o tempo", a Antoine Martin criou um sensacional contraponto na relojoaria mecânica. Ao contrário da tendência atual de pequenos e rápidos balanços, a marca estabeleceu um compromisso com grandes dimensões, equilíbrio e longevidade.

A frequência do balanço do novo calibre 36.001, de 7.200 alternâncias por hora, é menos da metade daquela dos projetos de oscilação mais lenta atualmente disponíveis na moderna indústria relojoeira.


Transformar uma filosofia de tempo em um relógio

Martin Braun tem ideias muito claras. Sócio e principal relojoeiro da Antoine Martin, ele está firmemente convencido de que movimentos com rápidos e pequenos balanços não devem ser o objetivo de cronometria mecânica. Quando se trata de frequência e miniaturização, o quartzo não pode ser contestado.

A relojoaria mecânica tem um propósito maior. E ele decididamente não é acelerar o ritmo do tempo já tão agitado em que vivemos. A mecânica deve tratar de desacelerar a passagem do tempo.

Seu trabalho é trazer o tempo para um ritmo com o qual a natureza e os seres humanos podem se sentir em sintonia. Da mesma forma que o movimento "slow food" se estabeleceu como uma antítese ao "fast food", a mecânica genuína representa um contraponto claro ao ritmo agitado e a sobrecarga sensorial típica de nossa época.

Em um relógio, não é a velocidade que conta, mas sim a nossa forma de experimentar o fenômeno do tempo. Qualidade de vida não é ter mais, mas sim a quantidade certa. E um verdadeiro luxo da vida é o próprio tempo.

Bruno Jufer, CEO da marca, explica: "A coleção Slow Runner da Antoine Martin evoca justamente essa sensação de tempo. Ela traz os amantes de relógios mecânicos de volta ao essencial. O ritmo de 7200 batidas por hora busca dar ao usuário uma experiência completamente diferente de tempo. Ele é um convite para uma vida um pouco mais tranquila. O ponteiro de segundos avança ao ritmo de exatamente duas vezes por segundo. E faz isto com a máxima precisão".


Um ritmo mais comedido

Este salto quântico em direção a um ritmo mais lento, mais comedido, não é efeito de um truque conseguido através de um trem de engrenagens adicional, como em relógios convencionais de um Hertz.

Pelo contrário, é resultado de uma análise aprofundada, envolvendo materiais e características de atrito e matemática. No lado prático, havia a experiência adquirida com o escapamento de silício existente (HPE), que provou seu valor e foi projetado "in-house" pela Antoine Martin.

Martin Braun reconheceu a possibilidade de aplicações mecânicas de novos materiais, como o silício. O escape de silício possui uma espiral de silício que é muito mais estável do que uma espiral de aço clássica. Ao mesmo tempo, um balanço com diâmetro de 24 milímetros acumula tanta energia cinética que os pequenos impactos ou movimentos extremos e repentinos não exercem qualquer influência sobre ele.

Ao desenvolver o novo movimento, a Antoine Martin não se baseou apenas no material de alta tecnologia, o silício, ou nas dimensões incomuns. Ao fazer uma série de modificações de projeto específicas, a equipe de engenheiros da marca melhorou significativamente o isocronismo do movimento (uniformidade da marcha). Algumas das suas características:

- O balanço tem dois parafusos para auxiliar no ajuste (no lugar do índice ou seta habituais)
- A extrema precisão envolvida na produção da espiral de silício significa que a posição do pino e do "joelho" na mola puderam ser otimizados.
- O balanço de titânio Grau 3 oscila em uma ponte com um sistema adicional de absorção de choque e seis "cabochons" de rubi.

O resultado é uma velocidade perfeitamente estável combinada com o tempo de execução e eficiência máximos.

O desejo da empresa em estabelecer uma conexão entre a relojoaria tradicional e a moderna a levaram a desenvolver dentes de lobo (ou helicoidais), raramente usados, para o trem de engrenagens de carregamento.

Naturalmente, o calibre AM36.001 integra todos os recursos utilizados em movimentos anteriores feitos pela empresa, como o calendário perpétuo e o turbilhão. Estes incluem dentes desenvolvidos "in-house", engrenagens chanfradas, buchas de aço temperado.


Calibre AM36.001 Slow Runner - Características técnicas



Diâmetro de 36 milímetros
Escapamento de Alto Desempenho (HPE)
Movimento com altura de 8,6 milímetros, amortecedor Kif
7.200 aph, absorção de choques adicional através de 6 cabochons de rubi
Ajustado em 5 posições, ponte de balanço em aço livre de distorção
199 peças, 23 rubis
Escape de silício (pallets, roda de escape, pino de impulso elíptico)
Ajuste de precisão com parafusos
Espiral de livre oscilação em silício
Balanço de titânio Grau III
Trem de carregamento com dentes de lobo
96 horas de reserva de marcha com indicação
Todas as peças polidas e chanfradas


A coleção Slow Runner inclui três modelos diferentes

Ref. SR01.110.1
Caixa em aço, resistente à água a 50 m
Pulseira de couro de aligátor da Louisiana preto com fecho de báscula triplo em aço
Preço de 19.500 Francos Suíços

Ref. SR01.100.1
Caixa em aço inoxidável, resistente à água a 50 m
Pulseira de couro de aligátor da Louisiana preto com fecho de báscula triplo em aço
Preço de 19.500 Francos Suíços

Ref. SR01.710.1
Caixa em ouro rosa 18K, resistente à água a 50 m
Pulseira de couro de aligátor da Louisiana preto com fecho de báscula triplo em ouro rosa
Preço de 34.500 Francos Suíços


Sobre a Antoine Martin

A Antoine Martin representa uma união de técnica relojoeira, artesanato tradicional e clareza de visão. A marca coloca 30 anos de experiência de Martin Braun sob uma luz inteiramente nova. Sua estreia impressionante, com um calendário perpétuo, forneceu as bases para criações ainda mais notáveis e incomuns. "No futuro, não haverá limite para a nossa inovação", Martin Braun resume sua filosofia.

Sob a gestão do CEO Bruno Jufer, a equipe tem um lema: "Dominar a Perfeição" e trabalha para estabelecer a marca como um fabricante de relógios global no segmento de alto luxo. "Nossos relógios são feitos para uma clientela exigente e para os conhecedores que têm interesse em tecnologia, grandes expectativas em relação à qualidade e estão à procura de algo fora do comum" - assim Jufer descreve a estratégia da empresa.
 
Martin Braun

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS