Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FHM4 Only Watch

07 de junho de 2011
Sonhos infantis voam livremente em uma mágica versão do HM4 para o Only Watch


A MB&F regressa ao leilão de caridade Only Watch com outra peça repleta de emoção, desta vez em colaboração com o artista Chinês Huang Hankang. O relógio HM4 Only Watch com um panda voador em miniatura é a síntese mágica dos sonhos de uma criança com a alta relojoaria de vanguarda.


Apesar de sonharmos durante toda nossa vida, há um sonho específico que as crianças experimentam muito mais frequentemente que os adultos: a capacidade de voar. Não se sabe por que os sonhos sobre voar diminuem a partir da adolescência; é muito provável que seja devido ao fato de que a imaginação dos adultos é muito mais restrita, por estes serem arraigados à realidade da vida.

As crianças com distrofia muscular de Duchenne sofrem uma progressiva diminuição de sua mobilidade que leva a uma paralisia; mas, apesar de seus corpos estarem aprisionados, seus espíritos jovens podem escapar em seus sonhos e imaginação... O HM4 Only Watch oferece às crianças uma fantasia de voo; um motivo para sorrir e uma viagem mágica através do tempo e do espaço!

A peça da MB&F para o Only Watch nos transporta a um mundo de sonhos e fantasias com um amigável Panda pilotando uma peça única do jato espacial HM4.

O porquê do Panda? Quando visitou uma galeria de arte há alguns anos, Maximilian Büsser, o fundador da MB&F, viu uma pintura de um panda voando em um foguete e isto tanto elevou seu espírito que ele a comprou. Esta pintura fora realizada pelo artista Chinês residente em Paris Huang Hankang, e para o Only Watch ele usou o HM4 como uma tela para transmitir a liberação do espírito infantil.

Ao ser questionado se estava interessado em colaborar com a MB&F no projeto Only Watch, Huang precisou ver o HM4 Thunderbolt apenas uma vez para se dar conta de que, apesar de ser uma forma artística que nunca havia antes considerado - de fato, nem sabia que existia - representava um desafio e uma causa que o entusiasmava.

Huang inicialmente imaginou e logo pintou um encantador e despreocupado panda voando livre sobre o HM4 e a MB&F se deu à tarefa de transformar a pintura de Huang em uma expressão horológica. A pintura original de Huang acompanha o HM4 Only Watch.

Huang o descreve desta maneira: "Vi o trabalho da MB&F como arte, não como relojoaria. Ele surge de uma imaginação livre, da mesma forma que minhas pinturas".

O HM4 Only Watch mostra um mundo de sonhos com um urso panda de ouro sólido montado sobre o jato HM4, o qual controla através de rédeas elaboradas com delgados filamentos de ouro trançados. O panda foi esculpido à mão e depois fundido em ouro branco 18 K usando-se a técnica tradicional da "cera perdida".

Apesar de o HM4 Only Watch ser uma celebração da fantasia dos sonhos infantis, para aqueles que de vez em quando estão obrigados a manter seus pés firmes na realidade, o panda e suas rédeas foram desenhados de forma a poderem ser removidos completamente, de modo tal que o HM4 se transforma, de Máquina Voadora em Máquina Horológica.

No Only Watch 2009, em colaboração com o artista norte-americano Sage Vaughn, a MB&F expressou um sentimento emocional poderoso; com o HM4 Only Watch 2011 continua a práxis de criar uma mensagem impactante ao unir perfeitamente a Arte e a Relojoaria.


Only Watch 2011

O HM4 Only Watch 2011 será leiloado no Only Watch, um leilão de caridade em benefício das pesquisas sobre a distrofia muscular de Duchenne, o qual será realizado em Mônaco, a 22 de Setembro de 2011, sob os auspícios do Príncipe Alberto II. O leilão é realizado a cada dois anos e reúne a elite da relojoaria Suíça.


Maximilian Büsser, MB&F e Only Watch

Maximilian Büsser sabia que participaria do Only Watch desde o momento em que falou com Luc Pettavino, o Presidente da AMM (Associação Monegasca contra a Distrofia Muscular). "Na minha idade," disse ele, "se contraio uma enfermidade séria posso dizer que já tive uma vida plena, mas para uma criança que apenas começa, é uma tragédia".

Maximilian Büsser nunca poderá entender realmente o sofrimento de uma criança com esta enfermidade, mas a infância tem especial importância para ele. As sofisticadas máquinas horológicas que tem sonhado e criado com carinho têm as origens na sua infância.

Quando seu pai faleceu, Büsser sentiu liberdade para soltar-se das correntes da "realidade" e deixar que sua imaginação e espírito criativo se liberassem. "Há duas ocasiões nas quais se toma consciência da mortalidade", diz ele. "Quando se tem um filho e quando um pai morre."

Isso o motivou a deixar o que admite que era o trabalho de seus sonhos, como líder da Harry Winston Timepieces, e criar a MB&F (Maximilian Büsser and Friends), um laboratório conceitual dedicado unicamente a desenhar e elaborar pequenas séries de relógios conceituais radicais em colaboração com outros profissionais talentosos. "Deixando falar o meu coração ao invés da minha cabeça".


Unindo-se à batalha para salvar as crianças com distrofia muscular

A distrofia muscular de Duchenne é uma séria desordem genética que afeta uma em cada 3.500 crianças. Caracteriza-se pela debilidade progressiva dos músculos, resultando em problemas respiratórios e cardíacos que chegam a ser fatais conforme a criança cresce. Há cerca de 30.000 afetados pela enfermidade apenas na Europa.

Ainda não há cura para a doença, mas já se obteve um progresso considerável. Uma das mais importantes descobertas é o desenvolvimento do "Saut d'Exon" - uma técnica cirúrgica que permite ao mecanismo celular "esquecer" de ler a parte do gene que tem a anormalidade.

Esta técnica foi desenvolvida por Luis Garcia, Chefe de Pesquisa do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França), e sua equipe. O CNRS é fundamental no âmbito da distrofia muscular de Duchenne e é uma das 20 equipes de pesquisa que se beneficiam do apoio econômico da AMM.


Huang Hankang

Nascido em 1977 em Suzhou, na província de Jiangsu, China, Huang Hankang começou a pintar quando tinha apenas sete anos de idade. Após se graduar em Arte, mudou-se para Paris para continuar sua educação artística, aprender mais acerca do mundo fora da China e experimentar uma cultura diferente. Seu talento foi reconhecido internacionalmente em 2007, com uma exibição em Nova Iorque, à qual se seguiram exibições na Europa.

Huang pinta regularmente com aquarelas e usa seus delicados matizes e cores brilhantes para imprimir mensagens poderosas, e frequentemente sublimes, a seu trabalho. Mais que transmitir uma mensagem direta e clara, as pinturas de Huang intrigam e questionam o espectador. Suas pinturas frequentemente incluem animais em situações ou posições incomuns e um urso panda voando em uma nave espacial horológica é certamente uma expressão consistente de sua filosofia.

A arte é o método de comunicação que Huang utiliza para divulgar sua mensagem a uma audiência mais ampla. O projeto Only Watch com a MB&F deu a Huang uma incomum tela horológica para "pintar" sua mensagem; contudo, ele aceitou a oportunidade ao descobrir que as "Horological Machines" da MB&F se aproximam mais da arte do que da relojoaria e são produtos da fértil imaginação de Maximilian Büsser, assim como as pinturas de Huang são da sua própria.


HM4 Only Watch 2011 - Especificações Técnicas

Características

Um panda removível e rédeas de ouro 18 K sobre o Horological Machine No. 4 com a assinatura do artista, Huang Hankang, no painel de cristal de safira.

Caixa

Titânio grau 5 e safira
Dimensões (sem o panda): 54 mm de largura x 52 mm de comprimento x 24 mm de altura
Número de componentes: 65
Articulação das asas: 3°

Funções

Horas, minutos e indicação da reserva de marcha
Horas e minutos no mostrador direito, indicador de reserva de marcha no mostrador esquerdo
Coroas separadas para corda e ajuste da hora

Motor

Motor horológico tridimensional desenvolvido 100% pela MB&F
Corda manual com duas molas principais em paralelo
Reserva de marcha: 72 horas
Frequência do balanço: 21.600 vph/3Hz
Número de componentes: 311
Número de rubis: 50

Cristais de safira

Cinco cristais de safira: 2 nos mostradores, 1 na seção central da caixa, 2 nos painéis (superior e inferior).

Pulseira e fecho

Pulseira de couro de crocodilo preto costurada à mão com fecho de báscula de titânio/ouro branco desenhado sob medida, ajustada às asas articuladas.

Pintura

O HM4 Only Watch é acompanhado de uma aquarela original do artista Huang Hankang, pintada para transmitir a essência do que é o Horological Machine No. 4 da MB&F.



Para mais informações sobre o MB&F HM4, clique aqui.
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS