Um duplo fuso horário é um excelente companheiro de viagem! No caso do IWC Portofino Dual Time é reconfortante sabermos sempre que horas são em casa, ao mesmo tempo em que mantemos presente a hora no local de destino. Algo que é possível apenas devido às duas indicações da hora, que podem ser acertadas facilmente através da coroa.
Mas o mais cativante é que, com o Portofino Dual Time no pulso, viaja conosco também a tradicional desenvoltura italiana, qualquer que seja o destino!
O sol aproxima-se do horizonte, e em breve dará lugar à noite. Afinal, que horas são em casa? Será que vou acordar alguém? Uma visão do novo Portofino Dual Time só pode espelhar um largo sorriso. O brilho do relógio entra em competição direta com o pôr-do-sol, e cada olhar lançado ao mais recente modelo da IWC é uma satisfação.
A sua forma elegante, de proporções perfeitas, agrada ao observador, que, nesse mesmo momento, fica sabendo que afinal pode telefonar para casa sem qualquer constrangimento de horário.
Que horas são em casa? Esta pergunta denuncia, de forma inequívoca, o novo calibre 64710, construído exclusivamente pela MHVF (Manufacture Horlogère Valfleurier) para a IWC. A indicação das 24 horas, disposta discretamente sobre a metade superior do mostrador, informa de forma fiável qual a hora atual no país de origem.
Um ponteiro vermelho evolui à razão de uma volta por dia, seguindo as marcações dos índices e os números impressos que indicam as horas entre as 0 e as 24. Para isso, o centro da indicação das 24 horas foi concebido em dois tons diferentes: a metade inferior, na qual estão inscritas as horas de 6 a 18, aparece mais clara, e a metade superior, das 18 às 6 horas, aparece mais escura.
Os designers da IWC conseguiram obter este efeito recorrendo a uma pintura especial do mostrador, e visto tratar-se de um relógio da família Portofino, este efeito não parece extravagante, mas antes discreto o suficiente.
O novo Portofino Dual Time permite que a hora local possa ser lida da forma tradicional pelo movimento dos ponteiros das horas e dos minutos. Para isso, antes da chegada ao destino, o proprietário do Portofino puxa cuidadosamente a coroa da sua posição básica, ou da posição de dar corda, colocando-a na primeira posição da coroa.
Nesta posição, pode adiantar-se ou atrasar-se o ponteiro das horas em passos de uma hora cada, para mostrar, assim, a qualquer momento, a respectiva hora local. Quando o ponteiro das horas ultrapassa o limite do dia, às 24 horas, também a data é adaptada ao local de destino, sendo adiantada ou atrasada. Para acertar o ponteiro das horas, o seu acionamento é desacoplado do movimento do relógio.
Este continua a funcionar ininterruptamente, juntamente com o ponteiro pequeno dos segundos e o ponteiro dos minutos, preservando, assim, a sua exatidão. Se for necessário proceder a um acerto geral das horas, será necessário apenas puxar a coroa para a segunda posição. Um dispositivo de bloqueio dos segundos permitirá o acerto ao segundo do Portofino Dual Time.
Por trás desta funcionalidade, útil e bem concebida, encontra-se o novo calibre 64710, cuja estreia absoluta é uma aposta na inovação, desenho e funcionalidade. Para este Calibre utilizou-se não só o rubi sintético, como também a cerâmica "high-tech" de óxido de zircônio para um apoio ideal dos componentes com eixos.
O sistema de regulação sem raquete corresponde aos princípios modernos do atual desenho relojoeiro. O acerto do movimento do relógio, de elevada precisão, efetua-se através de quatro parafusos de regulação posicionados na roda do balanço, que oscila a uma frequência de 4 hertz ou 28.800 alternâncias por hora. Dois tambores fazem com que a autonomia de marcha alcance as 72 horas depois da corda completa.
A corda de trinquete que atua de ambos os lados fornece energia aos tambores, assim que o utilizador do Portofino Dual Time começa a se mover. A massa oscilante com a gravação "Probus Scafusia" e o atraente mecanismo podem ser apreciados através do fundo de cristal de safira.
Este movimento de elevada qualidade está associado a uma caixa elegante com 45 milímetros de diâmetro ao estilo típico Portofino. O Portofino Dual Time está disponível em ouro vermelho com mostrador preto, ou em alternativa de aço inoxidável - opcionalmente com mostrador preto ou prateado.
Na variante de ouro vermelho, os índices e os números característicos são de ouro maciço. O cristal de safira com tratamento antirreflexo em ambos os lados realça toda a elegância e delicadeza deste relógio.
Este relógio para "globe-trotters", ou apenas apreciadores da especialidade, faz-se acompanhar por pulseiras exclusivas do famoso fabricante italiano de calçados "Santoni".
As pulseiras de couro, tingidas manualmente em preto ou marrom-escuro, sublinham o típico caráter italiano do Portofino. Uma fivela ou, opcionalmente, um fecho de báscula completam a imagem elegante deste conjunto.
Portofino Dual Time - Ref. 3610
Características técnicas
Movimento mecânico de corda automática com indicação das 24 horas no país de origem, ponteiro das horas ajustável em passos de uma hora cada, podendo ser acertado separadamente através da coroa, ponteiro pequeno dos segundos com dispositivo de bloqueio, indicação da data.
Movimento
Calibre 64710 Frequência de 28 800 aph/4 Hz Rubis - 29 Reserva de marcha - 72 horas Tipo de corda - automática
Caixa
Em ouro vermelho 18 quilates, mostrador preto, couro de crocodilo preto da Santoni, fecho de fivela em ouro vermelho 18 quilates.
Em aço inoxidável, mostrador prateado, pulseira marrom-escuro da Santoni em couro de crocodilo, fecho de fivela em aço inoxidável.
Em aço inoxidável, mostrador preto, pulseira preta da Santoni em couro de crocodilo, fecho de fivela em aço inoxidável.
Cristal de safira, de borda arqueada, com tratamento antirreflexo em ambos os lados
Fundo transparente com vidro de safira Resistente à água até 3 atm