Publicidade
Home  >  News Voltar

Chanel - Baselworld 2010J12 Rétrograde Mystérieuse

20 de dezembro de 2010
O novo J12 Rétrograde Mystérieuse foi uma notável e surpreendente presença no estande da Chanel no salão de Baselworld 2010, ao apresentar uma inédita complicação criada pelo mestre relojoeiro Giulio Papi.





A Chanel é uma marca de alto luxo muito mais reconhecida por sua atuação no mundo da moda. Seus trajes, acessórios e perfumes são produtos muito cobiçados por uma clientela essencialmente feminina.

Contudo, no campo da relojoaria, a Maison tem procurado diversificar sua clientela ao propor modelos voltados ao público masculino, tais como os J12 Marine, relógios para mergulho que vão de encontro às mais rigorosas especificações de performance. É uma linha de grande personalidade, com a característica utilização da cerâmica que já se tornou emblemática.

Ao contrário de algumas marcas da indústria da moda que licenciam seus nomes para relógios de qualidade muitas vezes duvidosa, meramente acessórios, a Chanel mantém uma parceria com a Audemars Piguet, o que lhe propicia a utilização de mecanismos de grande refinamento, incluindo complicações.

O ápice da colaboração entre as duas empresas foi apresentado na última feira de Baselworld. O novo J12 Rétrograde Mystérieuse tem como proposta de design fazer com que nada perturbe a harmonia do formato redondo de sua caixa.

O desafio foi respondido por Giulio Papi, da Audemars Piguet Renaud & Papi, o responsável pela criação dos mecanismos complicados da marca Suíça, com o desenvolvimento de um sistema com uma coroa misteriosa retrátil, embutida no mostrador do relógio.

Naturalmente, tal sistema exigiu uma conexão perpendicular entre a coroa e o mecanismo, e isto resultou na impossibilidade dos ponteiros percorrerem toda a extensão do mostrador. A solução encontrada foi a implementação da inusitada e inédita complicação do J12 Rétrograde Mystérieuse.



A técnica a serviço da estética


Durante os dez primeiros minutos, horas e minutos transcorrem de forma clássica no centro do relógio. Ao décimo minuto da hora, o ponteiro dos minutos inverte seu giro e começa a se mover no sentido anti-horário.

O ponteiro estará girando de forma contrária durante dez minutos, que é o tempo que leva para alcançar sua posição clássica no 20º minuto. Para esta contra-revolução de 300° (50 min x 6°/min), o ponteiro dos minutos realiza uma "regressão" ao ritmo de cinco minutos do mostrador a cada minuto.

Durante estes dez minutos (a etapa retrógrada), pode-se ler cada minuto transcorrido em um disco numerado de 11 a 19 em uma janela-lupa. Este disco digital funciona lentamente durante o período em que o ponteiro dos minutos se move para trás e permanece em posição neutra (sem números) durante os cinquenta minutos de giro normal do ponteiro.

Após os dez minutos da etapa retrógrada, a leitura da hora recupera seu curso normal. Uma reserva de marcha com ponteiro situada na posição das 11 horas indica o tempo de funcionamento restante do movimento até a próxima corda manual (o movimento é projetado para funcionar durante cerca de dez dias, ou 237 horas, com o carregamento máximo dos dois tambores montados em paralelo).



Funcionalidade e Manejo


A corda manual do movimento


Para se dar corda no J12 Rétrograde Mystérieuse, inicialmente deve-se pressionar a coroa para liberá-la. A seguir, uma pressão firme no botão oculto às 4 horas, até que se ouça um clique, seleciona a corda manual.

A corda deve ser dada com cuidado, sem forçar o mecanismo, ou então utilizando-se a ferramenta fornecida com o relógio, até que o ponteiro do indicador de reserva de marcha se mova para a direita (são necessárias cerca de 50 voltas para uma carga de corda máxima).

Para finalizar, a coroa deve ser pressionada com firmeza até que se ouça um clique.



O Ajuste da Hora


Para que se efetue o ajuste da hora, a coroa deve ser pressionada e então liberada. A seleção do modo de ajuste é feita ao se apertar o botão na posição das 2 horas.

Como o sistema é retrógrado, o ajuste da hora somente pode ser feito no sentido dos ponteiros. É aconselhável realizá-la com precaução para que não se ultrapasse a hora desejada. Para evitar qualquer risco de dano ao mecanismo, a coroa será desacoplada caso seja girada no sentido inverso ao dos ponteiros.

Quando o ponteiro dos minutos está em "10", os minutos de 11 a 19 são lidos no disco situado sob a lupa. Ao chegar a "20", a leitura dos minutos volta a ser feita com o ponteiro. Uma vez acertada a hora, deve-se pressionar a coroa com firmeza até que se ouça o clique característico.



Um turbilhão como coadjuvante


A apresentação dessa inédita complicação pode levar o apreciador à enganosa impressão de que ela resume o J12 Rétrograde Mystérieuse. Contudo, ao se voltar a visão para o lado esquerdo de seu mostrador, percebe-se a presença de um belíssimo Turbilhão com período de rotação de 1 minuto.

O Turbilhão com gaiola de aço apresenta pontes em safira e cerâmica de alta tecnologia, com ângulos polidos manualmente, e oscila com frequencia de 3 Hertz (21.600 alternâncias/hora). Seus 85 componentes têm um peso total de apenas 0,464 gramas.

O balanço negro, de momento de inércia variável graças a quatro parafusos de regulação de ouro 18 quilates, apresenta diâmetro de 10 mm.



O Calibre Chanel RMT-10


O Calibre Chanel RMT-10 foi projetado exclusivamente para a Chanel pela Renaud et Papi (APRP SA). Trata-se de um movimento a corda manual com reserva de marcha de 237 horas, indicada no mostrador por um ponteiro.

O mecanismo com um total de 315 componentes e 44 rubis possui um diâmetro de encaixe de 36 mm e uma espessura de 10,90 mm. Sua platina principal é feita de cerâmica negra de alta tecnologia, e a platina da báscula de seleção de funções, em titânio. As peças possuem ângulos polidos e são acabadas manualmente.

A coroa, protegida por uma patente registrada pela CHANEL, se caracteriza por três grandes inovações:

- A concepção de um sistema retrátil vertical que permite a saída e o ocultamento da coroa na caixa com uma simples pressão.

- A construção de um acoplamento perpendicular entre o movimento e a tige da coroa.

- A realização de um mecanismo que inclui dois botões de cerâmica negra de alta tecnologia, ocultos no aro e que permitem atuar na funcionalidade da coroa.



Um relógio muito exclusivo


Embora a muitos o J12 Rétrograde Mystérieuse poderá parecer apenas um mero (e inacessível) exercício de estilo, não se pode negar a engenhosidade e originalidade da sua forma de indicar o tempo.

O J12 Rétrograde Mystérieuse será produzido em três diferentes versões, em edições bastante limitadas. Serão 10 peças com caixa de 47 mm de diâmetro em cerâmica negra e ouro rosa, 10 peças em cerâmica negra e ouro branco, além de uma peça única em cerâmica branca e ouro branco.


O preço de venda sugerido para o J12 Rétrograde Mystérieuse é de US$ 256,000




Publicado originalmente na Revista Pulso no. 71, Novembro/2010
 
(Fotos divulgação)
Giulio Papi
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

22 de junho de 2018
25 de maio de 2017
02 de junho de 2016

BRANDPARTNERS