Publicidade
Home  >  News Voltar

F.P.Journe - GPHGChronomètre à Resonance - Relógio Complicado do Ano

23 de novembro de 2010
Uma celebração do emblemático cronômetro de F.P.Journe - o Relógio Complicado do Ano


F.P.Journe comemorou em 2010 o 10º Aniversário do notável Chronomètre à Resonance com o lançamento de uma nova versão, exibida pela primeira vez em Genebra, no mês de Janeiro. Para fechar com chave de ouro a celebração, o Chronomètre à Resonance recebeu a distinção de Relógio Complicado do Ano, no prestigioso Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra, em 18 de Novembro.



Um modelo emblemático que irá marcar significativamente a busca da precisão pelo mestre relojoeiro François-Paul Journe, este relógio único representa um dos maiores desafios no campo da relojoaria mecânica! Utilizando o fenômeno natural da ressonância, este excepcional mecanismo revolucionou os padrões clássicos da relojoaria ao proporcionar precisão inigualável para um relógio de pulso.

Apresentado inicialmente no ano 2000, em 2004 F.P.Journe introduziu uma segunda versão do Chronomètre à Résonance, com a apresentação do movimento feito em ouro rosa 18K, uma especificação que seria então aplicada a todos os cronômetros de precisão da marca.

Em 2010, F.P.Journe ofereceu uma nova face do renomado Chronomètre a Résonance, aclamado mundialmente por colecionadores e profissionais. No máximo da busca pela precisão, o mostrador às 9 horas agora traz uma indicação de 24 horas, definindo precisamente as horas do dia e da noite. O mostrador às 3 horas em "guilloché" prata indica a hora local, mas também pode ser usado para o mesmo fuso horário.

Uma pequena modificação do sutil mecanismo de ouro rosa 18K com seus dois corações mecânicos batendo perfeitamente sincronizados é revelada através do fundo em cristal de safira: agora existe uma diferente engrenagem de transmissão que faz os ponteiros girarem em 24 horas ao invés de 12 horas.

O novo Chronomètre a Résonance será, como seus predecessores, disponível em duas versões: uma com caixa em platina e mostrador em ouro branco e a outra toda em ouro vermelho. Os dois mostradores em guilloché prata indicando as horas, minutos e segundos são fixados sobre o mostrador em ouro 18K por anéis em aço polido, uma patente de F.P.Journe.

O novo Chronomètre a Résonance é um relógio imbuído de uma profunda poesia, e permanece, 10 anos depois, como o mais preciso movimento mecânico da relojoaria contemporânea.


O fenômeno da ressonância

O fenômeno da ressonância consiste de duas frequências que se harmonizam. Todo corpo animado transmite uma vibração a seu ambiente. Quando outro corpo capta essa vibração, ele absorve sua energia e começa a vibrar na mesma frequência. O primeiro é chamado de "excitador" e o segundo o "ressonante". Este fenômeno físico conhecido como "ressonância" faz parte de nossa vida diária, contudo nós dificilmente o percebemos.

Quando buscamos uma estação no rádio, ouve-se a estática até que o comprimento de onda escolhido se iguale ao do transmissor: eles então harmonizam para começar a ressonar juntos!

A ressonância diz respeito a muitos eventos, incluindo aqueles relacionados à engenharia mecânica, à música e aos seres humanos, como confirmado pelo músico Keith Jarrett no primeiro catálogo da F.P.Journe: "Isto é particularmente óbvio na música, já que alaúdes e cítaras, por exemplo, possuem cordas cuja única razão para existência é vibrar por ressonância; o músico nunca as toca, a despeito da sua proximidade às cordas que são dedilhadas."


As pesquisas sobre ressonância

As primeiras aplicações do fenômeno da ressonância na ciência horológica datam do século XVIII, com o mestre relojoeiro Francês Antide Janvier (?1840). Ele observou os efeitos negativos destas ondas em relógios e então desenvolveu sua própria pesquisa sobre modos de usar este fenômeno na operação de reguladores.

Dois séculos mais tarde, François-Paul Journe encarou o desafio com a primeira criação na forma de um relógio de bolso, o qual contudo não teve um desempenho de acordo com suas expectativas. Levaria mais quinze anos de trabalho para o relojoeiro ganhar a maturidade e a experiência para atender às exigências do uso real no pulso e fornecer desempenho cronométrico extremo. Journe então apresenta como novidade mundial o primeiro relógio de pulso com ressonância, ampliando sobremaneira os limites da cronometria.

No Chronomètre à Resonance, cada um dos dois balanços atuam alternadamente como excitador e ressonante. Quando os dois balanços estão em movimento, eles entram em harmonia devido ao efeito da ressonância e começam a naturalmente oscilar em oposição. Os dois balanços assim se apoiam mutuamente, aumentando a inércia do seu movimento.

No entanto, esta harmonia é possível apenas se a diferença de frequência entre eles não exceder cinco segundos por dia de diferença acumulada em seis situações. Ajustá-los dessa maneira é uma tarefa extremamente delicada.

Enquanto uma perturbação externa pode afetar a marcha de um relógio mecânico tradicional, este mesma perturbação, no caso de um relógio de ressonância, produz um efeito que acelera um dos balanços tanto quanto desacelera o outro. Pouco a pouco, os dois balanços voltam a encontrar o seu ponto de harmonia, assim eliminando a perturbação. Este inovador cronômetro oferece um nível de precisão que é inigualável no campo da relojoaria mecânica.



Chronomètre à Resonance - especificações técnicas


Movimento

Calibre 1499.3
Corda manual, com 27 voltas da coroa
Ajuste da hora às 12 horas para o mostrador da esquerda pela coroa na posição 2 em uma direção, na direção oposta para o mostrador da direita
Botão de volta a zero dos de ambos os segundos pelo botão às 4 horas
Reserva de marcha: 40 horas + 2
Mecanismo em ouro rosa 18K
36 rubis
Diâmetro total de 32,60 mm
Diâmetro de encaixe: 32,00 mm
Altura total: 4,20mm

Características

Dois escapamentos lineares, 15 dentes
Dois balanços com quatro blocos de inércia
Duas espirais planas Anachron de livre oscilação
Coroa de duas posições
Um botão de volta a zero para os segundos
Frequência: 21.600 vph (3hz)
Balanço: Inércia 10,10 mg/cm2
Ângulo de elevação: 52°
Amplitude:
0h mostrador para cima: > 320°
24h mostrador para cima: > 270°


Indicações

Duplo mostrador
À esquerda - digital - indicação de 24 horas
À direita - analógico - indicação de 12 horas
Dois pequenos segundos às 6 horas
Reserva de marcha às 11 horas

Acabamento

De alta qualidade, com granulamento circular da platina principal
Cabeças dos parafusos polidas e chanfradas, com fendas chanfradas

Caixa

Platina ou ouro vermelho 18K
Diâmetro: 38,00 ou 40,00 mm
Altura total: 9,00 mm

Número de peças

Movimento sem mostrador: 299
Com caixa e pulseira: 336
 
(Fotos divulgação)
(Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)
(© Grand Prix d´Horlogerie de Genève)

BRANDPARTNERS