Publicidade
Home  >  News Voltar

Panerai - SIHH 2010Mare Nostrum - 52 mm

25 de fevereiro de 2010
O Mare Nostrum, o mais misterioso e raro de todos os modelos Panerai, regressa graças a uma reedição excepcional, totalmente fiel às características originais deste impressionante cronógrafo: a caixa, as medições, o mostrador e os processos de produção. O resultado é um relógio de grandes dimensões com um grande atrativo histórico e um desenho de impacto.


O Mare Nostrum é o cronógrafo que a Officine Panerai forneceu à Marinha Italiana em 1943 e que fazia parte do equipamento padrão dos oficiais. Os acontecimentos históricos puseram um fim a qualquer possível desenvolvimento deste modelo, do qual foram produzidos uns poucos protótipos - quase com total certeza, três - e do qual se perdeu a pista e depois toda a documentação relacionada, com as inundações que assolaram Florença em 1966.

O descobrimento pela Officine Panerai de um dos protótipos, que agora faz parte da coleção do museu Officine Panerai em Florença, permitiu a criação de um novo Mare Nostrum - 52 mm, um extraordinário modelo de colecionismo fabricado em uma edição limitada de tão somente 99 exemplares que reproduz o modelo original até o mais ínfimo detalhe.

O Mare Nostrum - 52 mm possui uma impressionante caixa acetinada de três partes e tem 52 mm de diâmetro, igual ao modelo original. Com suas fortes garras, tem a forma de tonel, mas apresenta uma aparência redonda devido a seu grande aro plano e dentado no qual, à semelhança do protótipo, destaca-se uma fina marca circular, talvez devido a um processo inacabado ou como uma marca de referência para gravar posteriormente a escala.

O fundo da caixa rosqueado apresenta quatro ranhuras para desrosqueá-la com facilidade e também é feito em aço acetinado, embora, diferentemente do modelo original, apresente uma janela de cristal de safira que permite observar o movimento. A coroa cilíndrica rosqueada, com sua borda dentada, tem a inscrição Mare Nostrum gravada. Os botões são cilíndricos.

A estanqueidade do relógio é garantida até a profundidade de 30 metros (3 bar), uma profundidade determinada em consonância com o uso histórico do Mare Nostrum, e que tem duas explicações: em primeiro lugar, o modelo foi desenhado para o uso a bordo da embarcação e não subaquático; em segundo lugar, naquele tempo era praticamente impossível obter-se uma total estanqueidade dos botões do cronógrafo, seja qual fosse o tempo de imersão.

O mostrador, protegido por um cristal de safira antirreflexo de 1,6 mm de espessura, apresenta uma base negra com dois níveis. O anel mais externo, superior, mostra pequenos numerais arábicos, grandes índices horários e índices de minutos menores, todos eles em material luminescente. Por outro lado, no nível central, situado um milímetro abaixo, aparece o nome da marca e o modelo, assim como dois submostradores. À esquerda se pode observar o pequeno segundeiro e, à direita, o contador de minutos, que chega até 30. A considerável diferença entre as duas camadas do mostrador lhe confere uma profundidade única, e o ponteiro do cronógrafo, diferentemente dos ponteiros indicadores de horas e minutos luminescentes, é de cor azul, igual ao do protótipo.

Esta nova edição do Mare Nostrum abriga, à semelhança do modelo original, um mecanismo de corda manual: um calibre OP XXV, fabricado a partir de um calibre Minerva de 16¾ linhas. O balanço oscila a 18.000 alternâncias por hora, igual ao movimento Angelus do protótipo. Equipado com um dispositivo antichoque, o movimento de roda de colunas é facilmente apreciado através da janela do fundo da caixa, e todas as alavancas apresentam um aspecto polido e com ângulos arredondados.

No modelo Mare Nostrum - 52mm (PAM00300), mesmo a pulseira foi feita reproduzindo a cor e os materiais do original: tela forrada de couro na cor verde militar. A diferença está no fecho, que é maior e tem forma trapezoidal, como em todos os modelos Officine Panerai atuais.


Mare Nostrum - 52 mm - Ficha técnica

Movimento: mecânico de corda manual, calibre exclusivo Panerai OP XXV, 12¾ linhas, 22 rubis, balanço monometálico de Glucydur®, 18.000 alternâncias/hora, dispositivo antichoque Incabloc®. Regulador pescoço de cisne. Pontes com decoração Côtes de Genève. Reserva de marcha de 55 horas.

Funções: horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo com dois contadores.

Caixa: 52 mm de diâmetro, aço acetinado AISI 316L. Coroa com a inscrição Mare Nostrum gravada. Botões de aço acetinado para as funções do cronógrafo às 2h e às 4h.

Aro: de aço acetinado.

Fundo: de aço acetinado.

Mostrador: preto, com dois níveis e números arábicos e índices horários luminescentes. Contador de minutos às 3h, pequenos segundos às 9h, cronógrafo com ponteiro central.

Cristal: safira, de 1,6 mm de espessura. Revestimento antirrefletivo.

Estanqueidade: 3 atm (30 metros).

Pulseira: de couro e tecido na cor verde, personalizada com o logotipo PANERAI e fecho de aço acetinado de grande tamanho.

Referência: PAM00300
 
(Fotos divulgação)
(Foto por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS