Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetTurbilhão Cronógrafo Millenary Carbon One

06 de novembro de 2009
Comentar esta notícia no Fórum 15357
O Millenary Carbon One foi totalmente criado e desenvolvido no laboratório de pesquisas mais exigente da Audemars Piguet. Esta célula especial de pesquisa reúne os profissionais mais competentes da Casa - engenheiros, projetistas e relojoeiros - procedentes das plantas de Le Brassus e Le Locle. Seu trabalho consiste em explorar os recursos técnicos mais avançados para conceber, realizar protótipos e produzir integralmente, no seio da Manufatura, movimentos exclusivos e perfeitamente adaptados às características estéticas do relógio.


O Millenary Carbon One, série limitada a 120 exemplares, é proveniente deste celeiro criativo. Ele se inspira livremente nos esportes automobilísticos, com seus extraordinários motores altamente técnicos e materiais ultraleves. Também adota o oval da coleção Millenary como se fosse um fabuloso "playground". Esta peça de exceção reúne uma série de características notáveis: desenho tridimensional, materiais inovadores, calibre integralmente desenvolvido e criado pela Manufatura, provido de um turbilhão, um cronógrafo e uma reserva de marcha de dez dias.


Desenho tridimensional

O Millenary Carbon One continua a exploração do desenho tridimensional iniciada pela Audemars Piguet em modelos como o Tradição de Excelência N°5, o Millenary com segundos mortos, e também, na linha clássica, o Cronômetro Jules Audemars com escape Audemars Piguet. No caso do Millenary Carbon One a ambição consistia em enriquecer a exploração com o aporte de novos materiais.

O desenho tridimensional busca superar a oposição entre o interior e o exterior; entre o interior do relógio, seu movimento, e o exterior, sua caixa e seu mostrador com suas múltiplas visualizações. Graças ao mostrador esqueletizado, o Millenary Carbon One revela o modo como os componentes estão escalonados em distintos níveis de profundidade. Ele permite admirar um calibre de desenho moderno que joga com as simetrias - entre os barriletes e as suas pontes, localizados em ambos os lados do contador do cronógrafo -, com as formas redesenhadas - como a ponte do turbilhão -, e com os materiais.

A cor negra ocupa o lugar de honra: aço enegrecido para as pontes no lado do mostrador, alumínio anodizado para as pontes no lado do fundo e carbono para a platina. Cabe assinalar que se trata de um carbono muito particular, um material isótropo composto por nanofibras de carbono injetado sob uma pressão muito elevada de 7500 N/cm2, a uma temperatura de 2400° para obter um material que oferece uma extraordinária estabilidade, física e química, em todas as direções. Este material composto, amorfo e quimicamente neutro, conserva suas dimensões inclusive quando é submetido a fortes variações de temperatura. O carbono empregado pela Audemars Piguet tem a propriedade de oferecer uma ínfima deformação elástica, assim apresentando propriedades mecânicas excepcionais para a introdução de elementos metálicos, como por exemplo para fixar os parafusos no corpo da platina. Uma vez embutidos, os componentes gozam de uma excelente estabilidade.

Em sua busca pela coerência e continuidade, os especialistas também selecionaram materiais high-tech negros para os elementos estéticos externos. A caixa é composta de carbono forjado. Este material ultraleve e resistente foi desenvolvido exclusivamente pela Audemars Piguet, incluindo os métodos de produção e as ferramentas. As complexas e sofisticadas formas da caixa Millenary são obtidas graças a um molde apropriado no qual se coloca um trançado de feixes de carbono. O feixe, de um milímetro de diâmetro, é composto por sua vez por milhares de fibras de carbono de sete micra, unidas por um fio de resina. A lateral da caixa do Millenary Carbone One necessita de um conjunto de filamentos de 12,7 g de fibra de carbono. Colocados um atrás do outro, os filamentos equivalem a 22,7 m de fio de carbono e a 102,2 km de fibras de carbono! A seguir, a matriz é comprimida em alta temperatura e submetida a pressões que superam os 300 quilos por cm2. Graças a este processo, o material obtido é composto por 76% de carbono e apenas 24% de poliamida.

Sua dureza é excepcional, 646 Vickers contra os 420 Vickers da alacrita, um material extremadamente resistente. A lateral da caixa e as asas são elaboradas em uma única peça. A Audemars Piguet empregou todo seu "savoir-faire" em termos de produção, que domina após muitos anos de fabricação de pontes e platinas de carbono para movimentos. Da mesma maneira, o interior da caixa e as bordas interiores dos furos são acabados conforme as regras mais estritas da arte relojoeira. Finalmente, os ângulos são suavizados, resultando em uma textura extremamente suave ao tato, em uma caixa muito robusta e leve: o Millenary Carbon One pesa somente 69,44 gramas!

O aro, a coroa e os pulsadores são de cerâmica; sua cor negra brilhante acrescenta brilho e reflexos luminosos ao aspecto opaco do carbono forjado. O fundo da caixa também fornece um toque muito especial pois, como o fecho dobrável AP da pulseira, é feito de titânio enegrecido. A paleta de tons de preto é maravilhosamente sutil e é ressaltada pelo branco e vermelho - índices, ponteiros, contador do cronógrafo e reserva de marcha - o que assegura a legibilidade e anima o mostrador desta exclusiva série limitada. A cor negra destaca-se graças à pronunciada perspectiva e aos materiais escolhidos, dando ao conjunto um aspecto esportivo e técnico. Os pequenos toques de branco e vermelho evocam os painéis de instrumentos dos automóveis de corrida. A grade descentrada sobre o mostrador às 3 horas se inspira nos dutos de ventilação, sendo uma peça separada e especial, de tal modo que o mostrador deve ser feito em várias partes. O Millenary Carbon One foi criado especialmente para os conhecedores e apaixonados da Alta Relojería que apreciam a bela mecânica e também demonstram um grande interesse pelo desenho de vanguarda, onde o adereço e o movimento formam um todo, onde as emoções estéticas e a técnica se encontram.


O calibre 2884

O calibre Audemars Piguet 2884 é um complexo movimento a corda manual de forma oval equipado com um turbilhão, dois barriletes e um mecanismo de cronógrafo com uma roda de colunas ultrapreciso. Cada movimento é montado sobre uma base de testes para se verificar o seu funcionamento. Esta rigorosa etapa exige dez dias de pacientes ajustes. Quando o relojoeiro está seguro de que seu funcionamento é ótimo, desmonta todas as peças e procede a uma meticulosa limpeza dos componentes, para então proceder à montagem final e colocá-lo na caixa. O relojoeiro precisa de quinze dias para obter uma peça acabada, que então deverá ser submetida a diversos testes.

A característica específica do turbilhão consiste em melhorar a cronometria ao reunir os órgãos do escape - roda, âncora e balanço - no interior de uma gaiola móvel. A gaiola permite a todos seus componentes mudar continuamente de posição, compensando assim as variações de marcha provocadas pelos efeitos da gravidade. O turbilhão do Millenary Carbon One, composto por 80 peças, está fixado a uma ponte de aço enegrecido que foi integralmente redesenhada. Dos quinze dias necessários à montagem, são empregados três dias completos na regulação do turbilhão e nos ajustes cronométricos.

Montado sobre uma base de alumínio e construído especialmente para ser adaptado às dimensões da caixa oval do Millenary, o mecanismo de cronógrafo apresenta uma alavanca de acoplamento extremadamente eficiente. Excluindo a extremidade que está em contato com a roda de colunas, a alavanca é integralmente elaborada em níquel tratado com PVD negro. Assim, a alavanca permite um duplo ajuste, garantindo maior precisão. Esta inovação exclusiva da Audemars Piguet evita o salto do ponteiro do cronógrafo durante o arranque do mesmo no momento de partida. A posição dos pulsadores do cronógrafo fornece um toque de originalidade ao estilo esportivo deste relógio que se assemelha a um "stop watch".

O arranque e a parada do cronógrafo se realizam mediante o pulsador situado na altura das 10 horas. O pulsador de volta a zero se encontra nas 2 horas. A montagem do cronógrafo exige muito cuidado, em especial durante o ajuste final e a sincronização que assegura o ritmo do Start/Stop/Reset. Como a função de volta a zero se realiza com peças excêntricas e é inteiramente manual, o risco de disparo é elevado, o que poderia resultar no dano de vários componentes. Note-se também que a roda de colunas pode ser admirada através do cristal de safira do fundo do relógio. Por este lado também se pode contemplar a originalidade do corte das pontes em alumínio anodizado negro, assim como a elegância dos acabamentos, onde se alternam superfícies polidas e escovadas.

A função do barrilete consiste em acumular a energia mecânica necessária para o funcionamento regular do movimento. Inicialmente, a energia é fornecida pela corda manual. A coroa está dotada de um limitador de torque que evita o excesso de carga durante o processo. O Millenary Carbon One está dotado de dois barriletes montados em paralelo, que asseguram uma reserva de marcha excepcional de dez dias. A reserva de marcha do movimento é visualizada à esquerda do mostrador, sobre um indicador vermelho e branco. O sistema de duplo barrilete de rotação rápida - cujo número de voltas está limitado a 19,75 - garante uma força constante durante os dez dias de autonomia, razão pela qual oferece um melhor rendimento e uma excelente cronometria. Na realidade, a reserva de marcha efetiva produzida pelos dois barriletes montados em paralelo é de doze dias. Mas, um engenhoso sistema de bloqueio concentra a marcha do relógio nos dez dias de funcionamento mais regular, assegurando um ótimo rendimento e uma melhor cronometria.

Os barriletes têm um papel importante do ponto de vista estético. Decorados com a assinatura Audemars Piguet, destacam-se nas profundidades do mecanismo através do mostrador, no coração do movimento, acentuando assim o efeito de relevo tridimensional, o mesmo valendo para a platina de carbono que se observa no fundo do movimento escalonado.

Desta maneira nos damos conta de que o Millenary Carbon One integra perfeitamente a forma e o conteúdo. O calibre 2884 assegura um desempenho sem igual, enquanto o volume oferecido pela forma ovalada do movimento permite apresentar seus elementos de uma forma espetacular. O movimento, visível tanto pelo lado do mostrador como pelo fundo, é parte integrante do desenho de vanguarda desta peça de exceção.


Turbilhão Cronógrafo Millenary Carbon One - Características técnicas

Referência

26152AU.OO.D002CR.01
Caixa de carbono forjado, pulseira de couro de crocodilo negro
Edição limitada a 120 exemplares

Movimento

Calibre: 2884 de corda manual com duplo barrilete e turbilhão
Platina de carbono
Pontes de alumínio anodizado e aço enegrecido
Diâmetro total: 38,40 x 33,40 mm
Altura: 9,7 mm
30 rubis
336 componentes
Reserva de marcha até 240 horas
Frequencia do balanço: 21.600 alternâncias por hora
Acabamento: decoração manual de todos os componentes

Caixa

Carbono forjado com aro, coroa e pulsadores de cerâmica negra
Dimensão: 47 x 42 mm
Cristal de safira curvado com tratamento antirreflexo
Fundo de safira de titânio enegrecido
Estanqueidade: 20 metros

Mostrador

Esqueletizado sobre o movimento
Índices brancos com tratamento luminescente
Ponteiros luminescentes enegrecidos

Pulseira

Couro de crocodilo negro com escamas grandes quadradas, costurada à mão com fecho dobrável AP de titânio enegrecido

Funções

Horas e minutos
Cronógrafo
Indicação de reserva de marcha
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS