Publicidade
Home  >  News Voltar

Daniel RothCalendário Perpétuo Athys V

26 de outubro de 2009
A Daniel Roth celebra o Ano Internacional da Astronomia em um palco muito próprio e particular. De modo a comemorar o 20º aniversário da manufatura, e após o lançamento do Athys Moon 2134 que já comunicamos em Relógios & Relógios, a Daniel Roth apresenta agora um segundo modelo também com fases da lua, mas que opta desta vez pela inclusão de um calendário perpétuo.


Esta complicação em particular foi desde sempre considerada como bastante significativa dentro dos meandros da Alta Relojoaria, uma vez que representa o reflexo mecânico e relojoeiro do ano em curso. Desde o século XVII que o calendário perpétuo tem prestado provas de que é capaz de contabilizar a duração dos meses tanto durante os anos bissextos como durante os anos normais de 365 dias.

Atualmente, e com raras exceções, um relógio equipado com um mecanismo deste gênero não requer qualquer correção manual da data até o ano 2100. E por que apenas neste ano? Simplesmente porque segundo o calendário Gregoriano em vigor desde 1592, esse ano em particular, que antecede o século XXII, não será um ano bissexto (não é divisível por 400), como a normal sequência de quatro anos deveria definir. Os anos 1700, 1800 e 1900 foram exemplos da interrupção desta sequência, tendo sido anos normais de 365 dias. Hoje em dia são extremamente raros os modelos com calendário cujo ciclo "perpétuo" tenha em consideração os acertos para esses anos em particular.


O Athys Calendário Perpétuo

O novo modelo da Daniel Roth integra o calibre de corda automática DR114, com calendário perpétuo e fases da lua, cuja frequência de 28.800 alternâncias por hora se associa a uma autonomia de 44 horas de funcionamento contínuo fora do pulso. O mostrador clássico e elegante deste modelo apresenta numeração romana e está totalmente em sintonia com o espírito da linha Athys.

O mostrador com o setor das horas, minutos e fases da lua assume uma posição ligeiramente descentrada, e está rodeado pela escala dos minutos, numa leitura que ocorre sobre uma abertura em cristal de safira que permite a observação parcial do movimento. A indicação do dia da semana e do mês do ano assenta sobre dois discos também em cristal de safira posicionados às 9 e às 3 horas, respectivamente.

O calendário é controlado através de um ponteiro em aço azulado às 6 horas, no centro do qual um segundo ponteiro mais curto define o ciclo de quatro anos, com o ano bissexto assumido pela letra "L" de "Leap year" sobre uma estrela de quatro braços. Tal como todos os movimentos da Daniel Roth, o calibre DR114 foi exemplarmente decorado com acabamento "Cotes de Genève", chanframento de platinas e pontes e uma massa oscilante em ouro 18 K gravada com um padrão "guilloché".


A Caixa

A já famosa caixa de dupla elipse em ouro branco ou vermelho (5N) 18 K integra quatro botões corretores de maneira a facilitar qualquer operação de acerto (meses às 2 horas, data às 4 horas, dias às 8 horas e fases da lua às 10 horas). Tal como na maioria dos modelos da manufatura Daniel Roth, cada garra de apoio da pulseira é soldada à caixa num processo individual e manual. O fundo desta caixa é fixado através de seis parafusos de cabeça hexagonal, que fixam uma tampa com cristal de safira que foi submetida a um tratamento antirreflexo.
 

NotíciasRelacionadas

08 de dezembro de 2009
07 de julho de 2009

BRANDPARTNERS