Publicidade
Home  >  News Voltar

TAG HeuerMonaco Split-Seconds Chronograph em TH-Titanium!

23 de maio de 2025
A TAG Heuer lança o Monaco Split-Seconds Chronograph em uma nova versão de titânio, o TH-Titanium.



O novo Monaco Split-Seconds Chronograph é apresentado em uma forma visualmente impactante de titânio, cujo processo foi inteiramente desenvolvido internamente. Esse titânio texturizado, batizado de TH-Titanium, traz uma nova identidade visual com uma essência elementar, única, quase viva.


A forma da inovação


Desde sua criação, em 1969, o Monaco tem sido um símbolo de design fora do convencional. Com seu icônico formato quadrado, coroa posicionada à esquerda e mostrador azul característico, o Monaco rompeu com as convenções do mundo da relojoaria. Notavelmente, foi o primeiro cronógrafo de pulso quadrado, automático e resistente à água, consolidando ainda mais seu status de ícone. À frente de seu tempo com uma estética vanguardista, conquistou a admiração de visionários criativos como Sammy Davis Jr., Stanley Kubrick e Steve McQueen.


Fracionando os segundos


Enquanto isso, o rico legado dos cronógrafos com rattrapante da TAG Heuer remonta a mais de um século. Desde o início dos anos 1900, a marca tem se dedicado a dominar essa importante complicação relojoeira, evidenciada em diversas referências de cronógrafos e temporizadores de painel. Um momento decisivo ocorreu em 1916 com a criação do Mikrosplit, um cronógrafo capaz de registrar intervalos separados com precisão de até 1/100 de segundo.


Esse feito histórico lançou as bases para o legado da TAG Heuer em cronometragem de alto desempenho, desde os cronógrafos utilizados nos Jogos Olímpicos no início do século XX até os temporizadores de painel utilizados no automobilismo. Ao longo das décadas, a busca contínua pela precisão levou naturalmente ao desenvolvimento de outros modelos com função rattrapante, uma complicação que exemplifica o domínio técnico e o espírito competitivo da marca.


Na década de 1960, os cronógrafos Heuer tornaram-se presença constante nos paddocks do automobilismo, como o memorável modelo de referência 11.402, equipado com um cronógrafo rattrapante capaz de medir o tempo com precisão de 1/10 de segundo. Utilizado por Jean Campiche, cronometrista da Heuer que atuava junto à Scuderia Ferrari, esse modelo se tornou icônico. Em 1989, a TAG Heuer lançou um cronógrafo de pulso com função rattrapante e movimento a quartzo, que alcançou enorme notoriedade, especialmente entre lendas das pistas como Ayrton Senna, Gerhard Berger e Michael Schumacher.


Em 2024, a TAG Heuer retomou essa complicação e expandiu a coleção Monaco com o Monaco Split-Seconds Chronograph nas cores azul original e vermelho racing, duas interpretações que prepararam o terreno para a mais recente evolução deste ano, onde a expertise relojoeira encontra uma abordagem radicalmente inovadora no design de materiais.


A profundidade do movimento


Construído inteiramente em titânio para garantir leveza excepcional e emoldurado por cristal de safira que revela a profundidade arquitetônica de seu movimento, o Monaco Split-Seconds Chronograph é movido pelo Calibre TH81-00, desenvolvido em parceria com a Vaucher Manufacture Fleurier e também fabricado em titânio, pesando apenas 30 gramas.

A função split-seconds, também conhecida como "rattrapante" em francês, é um mecanismo altamente sofisticado e intrincado, que exige o domínio dos mais experientes relojoeiros devidos ̀à sua complexidade. Capaz de medir dois intervalos de tempo distintos simultaneamente, oferece um nível de funcionalidade que vai além de um cronógrafo convencional. Seja cronometrando voltas em uma pista de corrida ou acompanhando múltiplos eventos esportivos, o Monaco Split-Seconds Chronograph proporciona precisão e versatilidade incomparáveis.

Esse movimento contribui para o peso excepcionalmente leve do relógio: apenas 86 gramas no total, incluindo pulseira e fivela.


O nascimento do TH-Titanium


O que eleva ainda mais este novo modelo é sua caixa, esculpida a partir de uma nova forma de titânio que transforma a própria essência do metal. Desenvolvida ao longo de quatro anos, essa abordagem inovadora representa um avanço significativo em termos de materiais. O projeto foi liderado pelo TAG Heuer Lab, o instituto de pesquisa e desenvolvimento interno da marca, sediado em La Chaux-de-Fonds.

Liderado por uma equipe de especialistas e cientistas de diversas disciplinas e equipado com tecnologia de ponta, o TAG Heuer Lab é movido pela inovação, sempre buscando ultrapassar os limites da relojoaria.


Utilizando um processo térmico proprietário, o metal é transformado em nível atômico para revelar sua estrutura oculta. O resultado é um padrão natural e irregular que muda conforme a luz. Assim, o padrão de cada caixa é totalmente único, moldado pela estrutura intrínseca do metal e não pela intervenção humana.

O metal usado para fabricar o TH-Titanium é um tipo específico de liga de titânio, conhecido por sua resistência, alta durabilidade contra corrosão e capacidade de armazenar energia. Essa forma de titânio ́é normalmente reservada para componentes aeroespaciais, elementos de turbinas e peças automotivas de alto desempenho.

Para criar esse efeito facetado único na superfície do metal, o TAG Heuer Lab desenvolveu uma série de tratamentos térmicos especialmente projetados, que reorganizam a estrutura atômica da liga. Por meio desse processo, a identidade visual única do TH-Titanium é revelada, refinada e preservada. O que aparece na caixa ́é o próprio caráter da liga, capturado em um momento de transformação e garantido para uma performance duradoura.


Precisão exposta


Para acompanhar a profundidade e a dimensionalidade da nova caixa, o Monaco Split-Seconds Chronograph mantém seu notável aro e mostrador de safira. Essa transparência convida deliberadamente a observar a interação entre forma e função.

Sob o mostrador, os contadores do cronógrafo em preto opalino criam um contraste marcante, enquanto o ponteiro rattrapante é finalizado em um vibrante verde-limão. Esse mesmo tom aparece no botão rattrapante de titânio e nos ponteiros dos contadores, garantindo máxima legibilidade e estabelecendo uma conexão sutil, porém inconfundível, com o universo das corridas, onde essas cores são frequentemente utilizadas para sinalizar velocidade e desempenho. O equilíbrio entre as pontes escurecidas e os chanfros polidos ̀à mão, entre sombra e brilho, revela a profundidade e a engenharia do movimento.

Complementando esse efeito, o fundo é feito inteiramente em safira, oferecendo uma visão desobstruída do Calibre TH81-00. A massa oscilante, com o formato icônico do escudo da TAG Heuer, parece flutuar no interior do movimento, realçando a sensação de profundidade e leveza. Perfeitamente simétrico, ela é finalizada à mão com um delicado acabamento escovado que destaca seus contornos. O padrão de bandeira quadriculada gravado manualmente, uma assinatura da TAG Heuer, adiciona uma camada de detalhe, reforçando a complexidade visual da mecânica interna do relógio.


Listras pintadas à mão conferem uma identidade gráfica distinta ao relógio, em uma sutil homenagem às pinturas dos carros de corrida. A ponte do balanço adjacente ́é finamente escovada com chanfros polidos, cuidadosamente finalizados à mão, dando continuidade ao silencioso diálogo do relógio entre precisão técnica e maestria artesanal.

Cada peça é numerada individualmente na massa oscilante e acompanha uma pulseira de couro preto, com padrão têxtil, costurada à mão, com fivela de titânio.

O resultado final do Monaco Split-Seconds Chronograph reflete o DNA vanguardista da TAG Heuer e sua recusa em aceitar a matéria como algo estático, reimaginando-a viva, reativa e expressiva. Ele é uma expressão clara do que acontece quando visão e inovação têm liberdade para liderar.




TAG Heuer Monaco Split-Seconds Chronograph - Ficha técnica


Ref. CBW2185.FC8350

Movimento
Calibre TH81-00
Cronógrafo automático com função split-seconds
Frequência: 36.000 aph (5 Hz)
Reserva de marcha: 65 horas (cronógrafo desligado) / 55 horas (cronógrafo ligado)
Função de horas, minutos, segundos, cronógrafo split-seconds (rattrapante)
Mostrador de safira com marcações brancas e verde-limão
Índices aplicados com SuperLuminova branca (blocos)
Pontes em titânio grau 5 com revestimento DLC preto, acabamento escovado fino e polido
3 contadores:
- 3 horas: minutos do cronógrafo em preto opalino; ponteiro laqueado verde-limão; marcações brancas
- 9 horas: horas do cronógrafo em preto opalino; ponteiro laqueado verde-limão; marcações brancas
- 6 horas: segundos permanentes escovado, jateado e revestido a ródio; ponteiro revestido a ródio; marcações pretas
Ponteiros de horas e minutos em ouro negro vazados, com SuperLuminova branca e pontas laqueadas brancas
Ponteiro central do cronógrafo laqueado branco
Ponteiro central split-seconds laqueado verde-limão
Logo TAG Heuer "Rattrapante" e "Chronograph" impressos nos contadores, e "Swiss Made" no mostrador
Movimento em titânio grau 5 com acabamentos manuais (como o padrão exclusivo de bandeira quadriculada gravado e chanfros feitos à mão)
Massa oscilante jateada e escovada, com listras pintadas à mão inspiradas nas corridas

Caixa
Diâmetro de 41 mm, lug-to-lug de 47,9 mm, espessura de 15,21 mm
Caixa em TH-Titanium jateado
Aro fixo em safira polida
Cristal de safira abaulado e biselado
Coroa em titânio grau 5, acabamento escovado fino e polido, posicionada às 3 horas, com escudo TAG Heuer laqueado em verde-limão
Acionadores de cronógrafo em titânio grau 5, acabamento escovado fino e polido, em formato anatômico, às 2 e 4 horas
Protetor do acionador split-seconds em TH-Titanium jateado, às 8 horas
Acionador split-seconds em titânio grau 5, acabamento escovado fino e polido, com tubo laqueado em verde-limão, às 9 horas
Protetor do acionador split-seconds em TH-Titanium jateado, às 10 horas
Fundo totalmente em safira polida
Resistência à água: 30 metros

Pulseira
Pulseira de couro preto com relevo têxtil e costura manual em preto e verde-limão
Fecho deployant em titânio grau 5 com botões de segurança, ajuste fino e fivela em TH-Titanium

Preço
145.000 Francos Suíços, sem impostos



www.tagheuer.com
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS