TAG HeuerA TAG Heuer está de volta como Cronometrista Oficial da Fórmula 1
07 de janeiro de 2025
A TAG Heuer retornará como Parceira Oficial da Fórmula 1 enquanto o esporte celebra seu 75º aniversário.
Com uma rica história na Fórmula 1 abrangendo mais de sete décadas, 2025 marca o renascimento de uma parceria especial que incorpora luxo, precisão, inovação, desempenho e velocidade.
A TAG Heuer foi a primeira marca de luxo a ter seu logotipo em um carro de Fórmula 1 em 1969, a primeira a patrocinar uma equipe em 1971 e, com 239 vitórias, 613 pódios, 9.471 pontos, 11 Campeonatos Mundiais de Construtores, 15 Campeonatos Mundiais de Pilotos em seu nome por meio de suas associações com equipes, é uma das marcas mais bem-sucedidas da história a ser associada à Fórmula 1.
A parceria entre a TAG Heuer e a Fórmula 1 incorpora uma filosofia compartilhada entre as duas marcas icônicas que vai além das corridas, por meio de uma dedicação à engenharia de precisão, tecnologia de ponta e materiais de vanguarda, precisão e um compromisso inquebrável para superar seu próprio melhor.
Uma conexão de várias décadas
Fundada em 1860, a TAG Heuer construiu uma reputação como fabricante de dispositivos de cronometragem no início de sua história e apresentou o primeiro cronógrafo montado no painel em 1911.
Em 1916, a empresa lançaria o primeiro cronômetro com precisão de 1/100 de segundo, o Mikrograph, tornando-se o padrão em cronometragem de alta precisão para esportes. Na década de 1950, durante os primeiros anos da Fórmula 1, a Heuer, como era conhecida na época, decidiu que faria apenas relógios de pulso cronógrafos, posicionando-se como o relógio para aqueles para quem o tempo era mais importante.
Seria durante a década de 1960, quando a Fórmula 1 ganhou popularidade, que a Heuer se envolveria intimamente com o esporte e os pilotos. Um dos primeiros momentos-chave seria Jochen Rindt, o célebre piloto de Fórmula 1 que venceria o Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores de 1970 pela Lotus postumamente, usando um Heuer Autavia referência 2446 durante sua carreira.
Um momento crucial ocorreria quando Jack Heuer, então CEO da empresa familiar, conheceu um jovem e talentoso piloto chamado Jo Siffert, de Friburgo, na Suíça. Um acordo foi fechado para Siffert ajudar a promover e apoiar o lançamento do revolucionário cronógrafo automático Calibre 11, colocando um logotipo em seu Rob Walker Lotus 49B que ele correria durante a temporada de 1969 e tendo o escudo Heuer em seu macacão de corrida, bem como usando um Autavia referência 1163 com mostrador branco movido pelo novo movimento.
Isso representaria a primeira vez que um relojoeiro ou qualquer marca de luxo fora dos fornecedores automotivos tradicionais patrocinaria um piloto na Fórmula 1 e veria seu logotipo em um carro. Seria apenas o começo de uma estratégia revolucionária de Jack Heuer que redefiniria o marketing esportivo em torno do automobilismo.
Trabalhando com a Scuderia Ferrari e a McLaren
Em 1971, a Ferrari estava procurando um sistema de cronometragem para sua nova pista de testes, Fiorano, na Itália, a primeira instalação construída especificamente para um fabricante. Como a principal produtora mundial de equipamentos de cronometragem, a Heuer foi uma escolha natural e a empresa desenvolveu um novo dispositivo chamado Le Mans Centigraph para permitir que a equipe cronometrasse seus novos carros e pilotos na instalação.
O Le Mans Centigraph e seu famoso operador, o funcionário da Heuer Jean Campiche, uma lenda no mundo da cronometragem do automobilismo apelidado de "Pianista", viajariam o mundo com a equipe e forneceriam cronometragem independente do pit wall, ajudando a Ferrari a vencer o Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores em 1975 com Niki Lauda. Assim que outras equipes viram o sucesso da solução, incluindo BRM, McLaren, Surtees e outras, elas estavam ansiosas para adquirir a sua própria.
O relacionamento da Heuer com a Ferrari duraria até 1979, antes de continuar sua parceria de equipe com a McLaren, que se tornaria uma das mais longas da história da Fórmula 1. Em 1985, a Heuer seria adquirida pelo Techniques d'Avant Garde Group, que também era o dono da equipe de Fórmula 1 da McLaren.
Isso não só daria à empresa seu novo nome, TAG Heuer, mas também significava que seu novo logotipo apareceria no para-brisa do MP4/2C que venceria o Campeonato Mundial de Pilotos com Alain Prost em 1986.
No mesmo ano, um novo relógio revolucionário seria lançado pela marca com um nome bastante adequado: o TAG Heuer Fórmula 1. O modelo se tornaria uma força cultural, com suas caixas, pulseiras e mostradores revolucionários e coloridos, foi um sucesso incrível, não apenas confirmando o incrível vínculo da TAG Heuer com o automobilismo, mas se tornando o relógio essencial da época.
Outro momento importante ocorreria em 1988, quando um jovem e promissor piloto brasileiro chamado Ayrton Senna se juntaria à McLaren. A partir da temporada seguinte, ele usaria relógios TAG Heuer e continuaria a fazê-lo em seu caminho para três Campeonatos Mundiais de Pilotos. Senna infelizmente faleceria em 1994, mas seu legado com a TAG Heuer continuaria. A empresa ainda trabalha com a Fundação Senna, abraçando o espírito competitivo e os valores pessoais que fazem de Senna um ícone global para muitos.
Em 1992, a TAG Heuer fecharia um acordo para se tornar parceira oficial de cronometragem da Fórmula 1, utilizando sua incrível expertise para aprimorar e desenvolver a precisão e a confiabilidade das soluções de cronometragem presentes no esporte. Além da captura e processamento de dados, o sistema também forneceria uma nova dimensão ao entretenimento para os espectadores em casa, e o logotipo da TAG Heuer que seria compartilhado em telas de TV ao redor do mundo se tornaria um visual definidor do esporte.
A Era Moderna
A TAG Heuer faria parte de mais duas vitórias do Campeonato Mundial de Pilotos para a McLaren em 1997 e 1998, graças a Miki Häkkinen antes da virada do novo milênio. Os anos 2000 seriam uma era incrível para a Fórmula 1, testemunhando a transição dos motores V10 para V8, rivalidades intensas entre pilotos famosos e futuras estrelas chegando ao paddock.
Um desses novos nomes a correr pela McLaren incluía o talento raro que era Lewis Hamilton, que teria um histórico incrível na F1 e ganharia seu primeiro Campeonato Mundial de Pilotos em 2008 com um TAG Heuer no pulso.
Em 2015, após 30 anos de colaboração bem-sucedida, foi decidido que a TAG Heuer e a McLaren seguiriam caminhos diferentes. Para 2016, a TAG Heuer se juntaria à Red Bull, uma equipe que em um curto espaço de tempo deixaria uma marca indelével na Fórmula 1.
O relacionamento entre a TAG Heuer e a Oracle Red Bull Racing resultaria em quatro Campeonatos Mundiais de Pilotos graças ao talento excepcional e definidor de geração de Max Verstappen, bem como dois Campeonatos Mundiais de Construtores consecutivos. A parceria da TAG Heuer com a Oracle Red Bull continuará junto com suas responsabilidades como Cronometrista Oficial da Fórmula 1.
Um Novo Capítulo
Nos últimos anos, sob a propriedade da Liberty Media, a Fórmula 1 se tornou um dos campeonatos esportivos mais culturalmente significativos e bem-sucedidos do mundo, com 750 milhões de fãs em todo o mundo, mais de 90 milhões de seguidores nas mídias sociais e uma base de fãs que está se tornando mais jovem e diversificada, com 42% dos fãs agora sendo mulheres e 1 em cada 3 com menos de 35 anos. A temporada de 2024 viu 1,5 bilhão de espectadores sintonizarem em uma temporada épica, onde a corrida roda a roda foi até o fim em uma batalha incrível entre McLaren e Ferrari pelo Campeonato de Construtores em Abu Dhabi.
Com sua história orgulhosa em corridas de automóveis e cronometragem, juntamente com a crescente popularidade do esporte, a TAG Heuer está animada para retornar como Cronometrista Oficial da Fórmula 1.
"Em um esporte definido pela resiliência mental, força física, estratégia, inovação e desempenho, é natural que a TAG Heuer esteja no coração da Fórmula 1 como Cronometrista Oficial", disse Antoine Pin, CEO da TAG Heuer. "Com décadas de história na F1 nos conectando aos pilotos e equipes mais bem-sucedidos de todos os tempos, estamos honrados e privilegiados por ser o nome conectado àquilo que define o vencedor: o tempo. À medida que a Fórmula 1 e sua equipe excepcional continuam a desenvolver o trabalho incrível que foi feito para criar uma das maiores propriedades do esporte, estamos animados por fazer parte da jornada e criar novas histórias para enriquecer a TAG Heuer."
"Ter uma empresa que é sinônimo de Fórmula 1 há décadas, um nome que está associado às lendas do passado e do presente, e que tem tantas histórias para contar sobre nosso esporte e abraça nossos valores de forma tão completa, é um grande privilégio. Com seu foco em inovação, precisão e excelência, a TAG Heuer é uma parceira natural como Cronometrista Oficial da Fórmula 1, e estou animado para ver como nossa herança entrelaçada pode contar novas histórias para o futuro enquanto celebramos nosso 75º ano", Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1.
2025 marcará o início de uma nova era espetacular na história de várias décadas entre a TAG Heuer e a Fórmula 1. Como Cronometrista Oficial da Fórmula 1, a TAG Heuer terá uma presença significativa dentro e fora da pista, por meio de marcas na pista, ativações na Fan Zone e no Paddock Club e novas linhas de produtos que encapsulam o drama e a emoção da Fórmula 1. A TAG Heuer continuará a enriquecer a magnífica história da Fórmula 1.
Sobre a TAG Heuer
A TAG Heuer, fundada em 1860 por Edouard Heuer nas Montanhas Jura da Suíça, é uma marca de relógios que faz parte da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE ("LVMH"), o principal grupo de luxo do mundo. Com sede em La Chaux-de-Fonds, Suíça, e quatro unidades de produção, a TAG Heuer tem 1.900 funcionários e atua em 139 países. Os produtos da TAG Heuer estão disponíveis on-line em www.tagheuer.com para países selecionados e em 260 boutiques e 2.300 pontos de venda em todo o mundo. A empresa é liderada por seu CEO Antoine Pin.
Por 165 anos, a TAG Heuer demonstrou puro espírito de vanguarda na relojoaria e um compromisso com a inovação com tecnologias revolucionárias que incluíram o pinhão oscilante para cronômetros mecânicos em 1887, o Mikrograph em 1916, o primeiro movimento cronógrafo de corda automática - Calibre 11 - em 1969 e o primeiro smartwatch de luxo em 2015. Hoje, a coleção principal da marca consiste em três famílias icônicas projetadas por Jack Heuer - TAG Heuer Carrera, Monaco e Autavia - e é completada com as linhas contemporâneas TAG Heuer Link, Aquaracer, Formula 1 e Connected.
Incorporando o lema da TAG Heuer, "Don't Crack Under Pressure", estão parcerias proeminentes e embaixadores da marca que expressam a paixão da marca por ação e alto desempenho.
www.tagheuer.com
@TAGHeuer