Publicidade
Home  >  News Voltar

Louis VuittonTambour Carpe Diem

10 de março de 2022
O surpreendente Tambour Carpe Diem da Louis Vuitton foi o vencedor do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra na categoria Ousadia!



De fato, ousadia é o que não falta a esta peça única criada pela La Fabrique du Temps Louis Vuitton, a manufatura de alta relojoaria da marca francesa, situada em Meyrin, nos arredores de Genebra.

Tendo como vizinhos grandes nomes da relojoaria Suíça, a La Fabrique du Temps, antes localizada em La Chaux-de-Fonds, reúne todas as operações relojoeiras da Louis Vuitton, que incluem a produção de mostradores, algo bastante incomum, mesmo entre grandes manufaturas relojoeiras.


Combinando um calibre exclusivo de alta relojoaria com um Vanitas subversivo, o novo e espetacular Tambour Carpe Diem proporciona um show cintilante e escreve um novo capítulo na história do relógio com "jacquemarts".

Após ter produzido em segredo vários pedidos especiais de relógios com autômatos para um seleto grupo de clientes, a Louis Vuitton decidiu levantar o véu sobre o mistério criando um modelo único. Foram necessários dois anos de desenvolvimento para que o Tambour Carpe Diem se juntasse às coleções de relógios da Manufatura.


"Nosso objetivo era sair do lugar comum", explica Michel Navas, fundador e mestre relojoeiro da La Fabrique du Temps Louis Vuitton. "Queríamos trazer para o jacquemart a nossa visão do século 21 com toda a energia e criatividade características da nossa marca desde o início da produção de relógios em 2002."

Originalmente, os jacquemarts eram autômatos criados para bater as horas nas torres dos sinos das igrejas. Quando os relojoeiros os miniaturizaram em relógios, na grande maioria a função tornou-se essencialmente decorativa - para adicionar um pouco de diversão ao mostrador - a hora continuou sendo indicada por ponteiros clássicos.


Agora, a Louis Vuitton devolve aos jacquemarts o seu significado original. Para tal, a estrutura do Tambour Carpe Diem foi criada em torno de dois eixos principais, um domínio perfeito deste tipo de calibre em que o autômato é verdadeiramente funcional, pois bate as horas a pedido, sem ponteiros.

Ao se pressionar um botão, o cenário em miniatura do mostrador ganha vida no pulso e os protagonistas da história, a cobra e a caveira que desempenham o papel de jacquemarts, indicam a hora.


A isso é acrescentada uma outra característica determinante na criação deste relógio de alta relojoaria, uma abordagem estilística única sobre o tema histórico da arte simbólica dos Vanitas, abordada de forma positiva e subversiva.


Desempenho relojoeiro


Não contente em simplesmente permitir que o modelo marcasse a passagem do tempo, a Louis Vuitton forneceu complicações adicionais com o relógio - o Tambour Carpe Diem tem quatro delas. Uma hora saltante, um minuto retrógrado, um mostrador de reserva de marcha e o mecanismo dos autômatos, dos quais também existem quatro. "A proeza foi criar um movimento mecânico bastante poderoso para integrar e operar suavemente todas essas funções nunca antes reunidas", explica Michel Navas.

No Tambour Carpe Diem, a hora pode ser lida sob demanda. Para revelá-la, basta apertar o botão em forma de réptil à direita da caixa. A cabeça da cobra do mostrador se levanta para revelar a abertura das horas posicionada na testa do crânio, enquanto a cauda da cascavel move-se pela escala de minutos, colocada abaixo da ampulheta de reserva de marcha.


Enquanto as Flores do Monograma aparecem no lugar de um olho, a mandíbula do crânio emite uma risada zombeteira da qual emergem as palavras "Carpe Diem" ("Aproveite o dia"), nas palavras do poeta Horácio, incentivando as pessoas a aproveitarem cada dia que passa.

Ao mesmo tempo, o mecanismo de repetição de minutos faz soar as horas, os quartos de hora e os minutos decorridos após o último quarto, permitindo o tempo também seja ouvido, como nos antigos relógios das torres das igrejas.


Esse incrível espetáculo, que dura 16 segundos, é ainda mais notável porque o réptil e o crânio se movem de maneira tão desconcertante quanto harmoniosa. A legibilidade deste relógio de complicação único é incomparável.

Totalmente desenvolvido e montado na La Fabrique du Temps Louis Vuitton, o movimento calibre LV 525 demonstra diversas habilidades da alta relojoaria e foi objeto de diversos pedidos de patente.


Outra característica única do Tambour Carpe Diem é o design de seu movimento. Visível na parte de trás do relógio, o calibre foi montado na forma de uma caveira, ecoando o Vanitas do mostrador.


Uma estética contemporânea e muito sofisticada


Retratados desde o século 15 em relógios de bolso e relógios, os crânios, esqueletos e ampulhetas são uma alegoria da passagem do tempo. Para atualizar este Vanitas, a Louis Vuitton modernizou seus atributos, confiando sua fabricação aos melhores artesãos suíços, como Anita Porchet para esmaltação e Dick Steenman para gravura.

Mais de 50 horas de trabalho foram dedicadas a esmaltar a cobra e o mostrador. Para dar vida à cascavel que aparece de perfil no botão da caixa, Dick Steenman esculpiu o ouro de maneira fluida e perfilada para acentuar o efeito de rastejamento.


Esculpidos em ouro com incrível precisão, o crânio, o réptil e a ampulheta são realçados pela modernidade atemporal dos emblemas da Louis Vuitton, como as flores do monograma gravadas no crânio, tatuadas nas escamas da cobra ou aparecendo em vermelho-sangue na órbita do olho.

A delicadeza, a transparência e as cores do esmalte, particularmente marcantes e realistas nos dentes do jacquemart, realçam o relevo do mostrador, sugerindo - mesmo quando a hora ainda não é batida - a ideia de movimento, inspirando os protagonistas do Tambour Carpe Diem em uma celebração da existência.




Uma verdadeira manufatura relojoeira

Enquanto muitos ainda torcem o nariz quando se fala de relógios Louis Vuitton, chamando-os pejorativamente de relógios "fashion", com o Tambour Carpe Diem a marca oferece mais uma demonstração de toda sua capacidade relojoeira, que inclui a produção de mostradores e grandes complicações.


O Tambour Carpe Diem pode ter um design extravagante e uma temática que não agradará a todos, mas não se pode negar a beleza de sua mecânica e a ousadia de seu estilo - enfim, um digno vencedor do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra.

Embora não se trate de uma edição limitada, sua produção será de poucas peças por ano, que estarão disponíveis exclusivamente nas boutiques Louis Vuitton.





Louis Vuitton Tambour Carpe Diem - Ficha técnica

Ref. Q1EN0Y

Movimento
Mecânico a corda manual Calibre LV 525
426 componentes, 48 rubis
Frequência de 21.600 alternâncias/hora (3 Hz)
Reserva de marcha de 100 horas

Funções
Repetição de minutos e indicação de horas, minutos e reserva de marcha com autômatos, além do autômato do queixo da caveira

Caixa
Em ouro rosa
Diâmetro de 46,8 mm
Espessura de 14,42 mm
Cristal de safira curvo antirreflexos
Pedras preciosas na caixa e no mostrador (0,03 quilate - um diamante de 0,02 quilate e dois rubis de 0,01 quilate)
Mostrador com acabamento em esmalte, pintura à mão, gravação manual
Ampulheta feita com cristal curvo
Resistente à água até 30 metros

Pulseira
Pulseira de aligátor preta
Fecho de báscula

Preço
465.000 Francos Suíços (com VAT incluído)


www.louisvuitton.com



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 138, Jan/Fev 2021
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS