Publicidade
Home  >  News Voltar

Ulysse Nardin - SIHH 2017InnoVision 2

18 de maio de 2017
A Ulysse Nardin apresenta InnoVision 2, um relógio com muitas características inovadoras, que surge 10 anos após o lançamento do primeiro modelo InnoVision.




A Ulysse Nardin no SIHH

Em sua primeira participação no SIHH, em Genebra, a Ulysse Nardin manteve sua tradição de inovação com a apresentação do InnoVision 2, uma verdadeira vitrine das mais recentes novidades tecnológicas da manufatura de Le Locle.


A Ulysse Nardin foi uma marca independente até o ano de 2014, quando foi adquirida pelo grupo Kering, ao qual pertencem diversas marcas relojoeiras, entre elas a Girard-Perregaux.

O ano de 2017 foi marcado por uma nova expansão do SIHH, com a presença, entre outras, da Girard-Perregaux, retornando ao evento de Genebra, do qual havia participado até 2012, e de sua agora "marca irmã" Ulysse Nardin, pela primeira vez em sua história.


O conceito Innovision


O Innovision 2 surge 10 anos após o lançamento do Innovision, um modelo que trouxe novidades como as tecnologias "DRIE" (acrônimo inglês para Gravação Iônica Reativa Profunda) e LIGA (acrônimo alemão para Litografia, Eletrodeposição e Moldagem).

O primeiro Innovision foi um conceito lançado em 2007 como uma versão do modelo Freak, de 2001, com nada menos que 10 grandes inovações, incluindo a produção de componentes com as tecnologias já citadas.

O Innovision 2 também tem seu design baseado no modelo Freak, e se trata de um relógio conceitual, que não será colocado à venda como exibido no SIHH. O que se espera é que suas inovações sejam introduzidas em modelos lançados comercialmente ao longo dos próximos anos.

Considerando a relevância de todas as inovações contidas nesse conceito, a Ulysse Nardin não julgou necessário divulgar uma ficha técnica do Innovision 2. Ou seja, não estão disponíveis informações como materiais e dimensões da caixa, frequência, número de rubis, etc.



As 10 inovações do Innovision 2


#1 - Duplo Escape Constante


Seguindo-se ao Duplo Escape Direto de 2001, que estabeleceu novos padrões de eficácia, o novo Duplo Escape Constante vai mais além. Este sofisticado escape de força constante utiliza de forma engenhosa uma complexa estrutura de silício com elementos de bloqueio e lâminas flexíveis de silício que não dependem da mola principal. Isto significa que o atrito é reduzido, e que os pequenos pulsos de energia transmitidas ao balanço e à espiral são iguais e constantes ao longo do tempo. O resultado é uma notável precisão mecânica.



Esta inovação tem 2 patentes registradas e 1 patente pendente


#2 - Ligação de silício direta

O escape do InnoVision é feito em um processo no qual se utiliza a DRIE para produzir dois microcomponentes iniciais a partir do silício monocristalino. Um tipo de ligação de silício, desenvolvido pela Ulysse Nardin, é utilizado para fundir os componentes em um complexo elemento tridimensional. A ligação selada é criada mediante a compressão das superfícies a temperaturas de 1.000 a 1.200oC e acrescentando-se oxigênio. A novidade é que o processo cria juntas estáveis de óxido de silício, que se estendem em todas as direções a partir do ponto de contato.

Esta inovação tem 1 patente pendente


#3 - Balanço de Silício, elementos de ouro, micro-paletas estabilizadoras


Tanto para os engenheiros como para os relojoeiros, o balanço deve atender a critérios claramente definidos. Seu centro deve ter a menor quantidade de massa possível, mas um elevado momento de inércia. O novo balanço do InnoVision 2 conta com estas duas características aparentemente contraditórias. O segredo é o avançado processo de fabricação empregado na produção do corpo do balanço extremamente leve de silício, combinado com a exclusiva forma da âncora do regulador e os quatro elementos de ouro maciço fixados na borda externa. Isto permite que a massa total do balanço seja muito menor que nas construções tradicionais.

Esta inovação tem 1 patente pendente


#4 - "Grinder", um novo mecanismo de corda automática

Desde 1942, os engenheiros vêm tentando melhorar a eficácia do mecanismo de corda automática giratório bidirecional dos relógios. Finalmente, os engenheiros, técnicos e relojoeiros da Ulysse Nardin obtiveram um grande avanço. "Grinder" é o resultado de um novo e radical desenho do mecanismo de corda automática. A Ulysse Nardin desenvolveu um sistema de conversão de energia que permite otimizar a transmissão. Utiliza a flexibilidade do material e o potencial cinético do sistema em si para liberar energia e dar corda ao relógio através do movimento do pulso do usuário.

Esta inovação tem 1 patente registrada, 1 patente pendente


#5 - Ponte de silício com revestimento de safira

Uma vez mais, a Ulysse Nardin é pioneira no uso de novos materiais na relojoaria mecânica. Em 2007, a marca criou um processo para revestir os componentes de silício com uma capa de diamante sintético nanocristalino para aumentar sua durabilidade. Agora, em colaboração com a École Polytechnique Fédérale (EPFL) de Lausanne e a empresa Sigatec, a Ulysse Nardin desenvolveu um método patenteado para revestir o silício com uma fina camada de safira. Este novo componente conta com superfícies mais duras e uma maior estabilidade mecânica.

Esta inovação tem 1 patente registrada


#6 - Rodas de ouro 24K endurecido

As rodas das engrenagens dos movimentos mecânicos geralmente são feitas de latão. Não é o caso do InnoVision 2. A Ulysse Nardin escolheu o ouro 24K endurecido pelo processo LIGA para estes componentes. Quando as rodas das engrenagens dos relógios interagem com os pinhões de aço, o normal é que se gere um atrito. O uso do ouro garante que a transmissão de energia seja mais eficiente. Isto tem um efeito positivo no consumo de energia do movimento, e consequentemente, na reserva de marcha do relógio. As rodas de ouro têm superfície exterior com estruturas estáveis e delicadas.


#7 - Ponte de cristal com proteção integrada contra os impactos no balanço


Os desenhos clássicos da proteção contra impactos em um relógio mecânico incluem cinco microelementos que trabalham em conjunto, incluindo os rolamentos, o rolamento fixo e a pedra de contrapivô, e uma espiral. Isto significa que deve-se superar uma grande inércia. A Ulysse Nardin desenhou e produziu um sistema bastante inovador, completamente integrado e elaborado em um material inesperado: o vidro. Longe de ser frágil, como seria de se imaginar, o vidro deste sistema de proteção contra impactos se caracteriza por sua força e sua flexibilidade.


#8 - Efeitos de SuperLuminova na ponte do balanço de cristal

A nova ponte do balanço do InnoVision 2 é inédita: elaborada em cristal, oferece uma gama de novas possibilidades aos engenheiros e cientistas de materiais. Uma delas é a criação de delicados canais no cristal repletos de SuperLuminova. SuperLuminova é um tipo de pigmento fosforescente que se ativa com a luz do dia ou luz artificial, brilhando durante horas. Esses canais revelam belos efeitos luminosos na obscuridade.

Esta inovação tem 1 patente pendente


#9 - Visualização da hora dividida de 1 a 11 e de 13 a 23

Diferentemente da visualização tradicional da hora, que dá uma volta sobre si mesma a cada 12 horas, o InnoVision 2 reinventa a maneira como ela é visualizada. Este conceito inovador representa digitalmente as horas de 1 a 11, e então de 13 a 23. Os dígitos podem ser lidos através de aberturas com formas específicas para uma ótima legibilidade.

Uma ideia extraordinária cuja patente se encontra pendente.


#10 - Ponteiros de minutos de cristal tridimensionais

Além de sua excepcional indicação das horas, o InnoVision 2 conta com um ponteiros de minutos sem igual no mercado. Trata-se de uma escultura de cristal tridimensional, manufaturada com corte laser de precisão, um processo extremamente delicado com uma resolução de 3 a 5 micrômetros. Uma fina placa de metal serve de base para esta delicada criação de cristal, garantindo sua estabilidade mesmo diante dos impactos mais violentos.




Ulysse Nardin - Tradição e inovação

A Ulysse Nardin foi uma das marcas responsáveis pelo "revival" da relojoaria mecânica na década de 1980, sob o comando de Rolf W. Schnyder, que adquiriu a tradicional marca quando ela se encontrava em grandes dificuldades, como tantas outras na época.

A tradicional marca reconhecida pela precisão de seus cronômetros marítimos tornou-se sinônimo de inovação com peças como a Trilogia Astronômica e modelos mais recentes como o Freak e o Moonstruck.

O Innovision 2, embora não seja um produto comercial, certamente terá um lugar nessa notável galeria, e suas inovações brevemente serão vistas em novos lançamentos Ulysse Nardin.


Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 109, Mar/Abr 2017
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS