Publicidade
Home  >  News Voltar

Ulysse Nardin - W&W 2021O incrível Blast Hourstriker

14 de setembro de 2021
O Blast Hourstriker foi um dos grandes destaques da Ulysse Nardin no salão virtual Watches & Wonders Genebra 2021, com seu inovador mecanismo de sonnerie associado a um turbilhão volante.




Os mecanismos de sonnerie fazem parte da história da medição do tempo desde os seus primórdios. Muito antes de "vermos" ou "vestirmos" o tempo, nós o ouvíamos. Os relógios das torres das igrejas soavam no coração de todas as cidades medievais; relógios que, no início, sequer tinham mostradores: as horas eram reveladas através da contagem das batidas dos gongos nos sinos.


Por obra de artesãos brilhantes, os mecanismos de sonnerie resultariam, através da constante miniaturização, em relógios domésticos, depois relógios de mão, capazes, apesar de seu pequeno tamanho, de bater a passagem das horas.


Inspirada no passado da relojoaria e na possibilidade de mover a cronometragem musical para o futuro, a Ulysse Nardin propõe que o tempo seja ouvido novamente, e não apenas lido.


A mecânica do som


Com muitos anos de experiência na área de relógios com sonnerie, a Ulysse Nardin encontrou uma nova maneira de fazer soas as horas. O novo Blast Hourstriker é um relógio de tecnologia e design inovadores que quebra barreiras da sonorização.


Esta arte de marcar o tempo com a música sempre fez parte do arsenal técnico da Ulysse Nardin. Ela foi revivida na década de 1980, sob o impulso do saudoso Rolf Schnyder, e ganhou uma nova vida em 2019, quando a manufatura suíça colaborou com a empresa francesa de tecnologia de áudio Devialet e elevou o nível da acústica relojoeira, o que resultou no Classico Hourstriker Phantom.


Em 2021, Patrick Pruniaux, CEO da marca, mais uma vez realiza a escolha de trazer o som para o centro do impulso criativo da Ulysse Nardin, buscando formas ainda mais futuristas de reinterpretar os artesanatos tradicionais da relojoaria.


Normalmente, para gerar o som necessário para marcar a passagem das horas, os martelos batem em um gongo aramado enrolado em torno do movimento ao qual estão ligados. A onda acústica se espalha para o interior do mecanismo e é parcialmente absorvida por ele. Nessas condições, o som ouvido carece de potência e seus harmônicos são parcialmente abafados pelo material do relógio.

Para o Blast Hourstriker, a equipe de engenheiros da Ulysse Nardin se propôs dois desafios: tornar o mecanismo de carrilhão visível no lado do mostrador e melhorar ainda mais a relação qualidade/potência de saída. Este último, um desafio que havia sido iniciado com o Classico Hourstriker Phantom.


Para atingir esses objetivos, os engenheiros e relojoeiros da Ulysse Nardin desenvolveram o calibre UN-621. Para garantir a precisão ideal do primeiro movimento automático com sonnerie de manufatura in-house da Ulysse Nardin, ele é equipado com um turbilhão volante, com roda de balanço de inércia variável, além de espiral, âncora e roda de escape de silício. Suas linhas contemporâneas também ficaram mais elegantes e realçadas com o "X" associado à última geração de relógios da marca.

A fase mais complexa do desenvolvimento do Blast Hourstriker envolveu o redesenho de toda a cinemática deste calibre de 330 componentes, para permitir que este mecanismo altamente sofisticado de sonnerie, que geralmente está escondido de nossa visão, fosse visto do lado do mostrador.


Quando o mecanismo de sonnerie está ativado, o balé mecânico que produz o som do relógio é visível a cada hora e a cada meia-hora, mas mesmo a sua ativação ocasional é belíssima. Ao se pressionar o botão localizado às 10 horas, o mecanismo, equipado com um tambor especialmente dedicado, é acionado. O rack das horas e o regulador de inércia começam a girar; os martelos, visíveis em uma abertura às 12 horas, batem no gongo cujo formato foi sutilmente trabalhado para contornar a gaiola do turbilhão voador. A cada hora, ouve-se o número de toques correspondente; nas meias-horas, ouve-se um só toque.

Finalmente, para garantir que o desempenho acústico do mecanismo de sonnerie do Blast Hourstriker seja o melhor possível, o movimento incorpora uma membrana de titânio desenvolvida em colaboração com a Devialet - a empresa francesa de tecnologia de áudio com a qual a Ulysse Nardin trabalhou em sua alavanca de torção usada no Classico Hourstriker Phantom de 2019; curiosamente, um de seus cofundadores é descendente direto da família Ulysse Nardin.


Como no Classico Hourstriker Phantom, a alavanca de torção conecta a base do gongo à fina membrana. Nesta construção, ela é pressionada contra uma grade para evitar que se deforme em caso de extrema pressão externa. Este diafragma, com 3/10 de milímetro de espessura e tratado com DLC preto, oferece uma grande área de deformação e, quando sob carga, movimenta grande volume de ar, o que melhora a acústica produzida.

O duplo "X" característico da linha Blast cortado no fundo da caixa em ouro rosa também garante a segurança desta sensível membrana Devialet, que, uma vez em ação, basicamente atua como um alto-falante de alta fidelidade - liberando e amplificando o som do gongo.


Um design feito sob medida para valorizar o som


Um mecanismo excepcional requer uma caixa excepcional, então a Ulysse Nardin decidiu envolver um movimento inspirado no poder da natureza em um design inspirado em uma poderosa máquina feita pelo homem - o avião "stealth".

Para permitir que o som do Blast Hourstriker ressoe ainda mais, a complexa e distinta caixa Blast de 45 mm recebeu uma carrura de titânio DLC negro, coberta com ouro rosa 5N 18 quilates, para melhor acústica. Para silenciar este imponente relógio, o botão localizado na posição das 8 horas deve ser pressionado e, então, o indicador de função muda de "On" para "Off".


As três opções de pulseira para o Blast Hourstriker permitem que suas diferentes personalidades sejam exploradas. A opção de veludo preto de alta tecnologia à prova d'água foca no estilo, enquanto o couro de aligátor traz seu lado mais sofisticado para o primeiro plano. Além disso, uma pulseira de borracha também está disponível para este modelo. Seja qual for a escolha, vale lembrar que o Blast Hourstriker é feito para ser ouvido e não apenas visto.

O Blast Hourstriker é um relógio sofisticado e exclusivo, mas não se trata de uma edição limitada. Contudo, pela complexidade de seu movimento, não deverá ser produzido em grande quantidade.




Um pequeno glossário da sonnerie



Mecanismo de "strike" ou "sonnerie"
É um mecanismo de relógio usado para bater automaticamente as horas, meias horas ou outras frações de tempo quando os ponteiros passam sobre os marcadores ou números do mostrador.

Gongo
Trata-se de um fio de aço que, usinado em formato redondo (às vezes quadrado para aumentar a superfície de impacto do martelo), emite uma nota calibrada de acordo com a natureza do metal, o grau de têmpera, o comprimento e o diâmetro. Este elemento, inventado no século XVIII, substituiu os sinos de latão anteriormente usados e permitiu o refinamento dos relógios com sonnerie.

Rack de horas
Trata-se de um componente com 12 dentes que, em conjunto com um conjunto de sensores, caracol, estrela e molas finas, zera e libera o (s) martelo (s) que atuam sobre o gongo em função do número de horas a serem batidas.

Regulador de inércia
É um componente projetado para garantir que as batidas do martelo e, portanto, as notas, sejam regulares e batidas na velocidade correta. Se este componente não estivesse presente, a batida e, consequentemente, as notas, soariam cada vez mais rápidas, dificultando ou até mesmo impossibilitando a contagem da batida.

Sistema de amplificação Devialet
Composto por uma membrana de 0,3 mm de espessura, desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Ulysse Nardin e da empresa francesa de tecnologia de áudio Devialet, que visa amplificar as ondas acústicas do gongo do relógio. Essa peça, combinada com uma alavanca de torção, atua então como a membrana de um invólucro eletromagnético, ou mais precisamente, como a membrana de uma cabeça de fonógrafo, ancestral do deck de discos de vinil.




Ulysse Nardin Blast Hourstriker - Ficha técnica


Referências

6215-400/02 (pulseira de aligátor)
6215-400-3B/02 (pulseira de veludo)
6215-400-3A/02 (pulseira de borracha)


Movimento

Calibre esqueleto de manufatura UN-621
Turbilhão volante automático
Mecanismo de sonnerie com corda manual
Reserva de marcha de 60 horas
330 componentes
23 rubis
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Indicação de horas e minutos
Sonnerie de hora e meia hora, de passagem e sob demanda
Sistema de amplificação de som Devialet


Caixa

Redonda em ouro rosa 5N e titânio DLC negro
Diâmetro de 45 mm
Mostrador "esqueleto" com marcadores de horas flutuantes e trilho de minutos
Quatro índices de horas ampliados posicionados em forma de "X"
Ponteiros de ouro rosa 18K
Vidro de safira tipo "box"
Cristal de safira na parte traseira da caixa
Resistência à água até 30 metros


Pulseira

Veludo, borracha ou aligátor, com fecho de báscula de ouro rosa 18K


Preço

99.000 Francos Suíços/104.400 Dólares (sem impostos)


www.ulysse-nardin.com



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 135, Jul/Ago 2021
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS