Publicidade
Home  >  News Voltar

TAG HeuerCarrera Mikrograph 1916-2016

13 de setembro de 2016
O novo TAG Heuer Carrera Mikrograph Edição de aniversário 1916-2016 representa a aliança entre a tecnologia atual e o design funcional dos cronógrafos esportivos do início do século passado.


Durante o salão Baselworld pudemos conhecer em primeira mão um belo e curioso cronógrafo de desenho vintage, modelo que agora está sendo apresentado oficialmente. Trata-se de uma edição limitada de 100 exemplares, de estilo clássico com mostrador branco laqueado e numerais pintados, com design inspirado nos antigos cronógrafos esportivos.


Relógio de pulso com uma caixa tipo Carrera, ele é fornecido com um suporte de mesa ou para painel de automóvel, sendo também um instrumento de cronometragem. Seu movimento de cronógrafo automático mostra um centésimo de segundo, algo originalmente inventado por Heuer no ano de 1916, por ponteiro central (objeto de 11 patentes).


Preciso, legível e robusto, sua grande coroa esférica às 12h, emoldurada por botões do tipo cogumelo, remete aos primeiros cronógrafos criados por Heuer. No mostrador branco envernizado, os números e os indicadores em preto, o logotipo vintage Heuer e o "Made in Switzerland" reproduzem fielmente a configuração do modelo original.


Os ponteiros em aço azulado para as indicações do cronógrafo se destacam; os contrapesos são em forma de gota no ponteiro e de flecha nos contadores. Os ponteiros de horas e minutos apresentam o formato de uma folha arredondada, bem típica dos anos 20.

Mikrograph (1916): a corrida pelo centésimo de segundo

Tudo começou com o desafio proposto por um chefe visionário à sua equipe técnica. No ano de 1914, Charles-Auguste, filho de Edouard Heuer, pede a seus funcionários para criar "um cronógrafo com uma precisão 5 a 10 vezes superior a tudo o que existia na época".


Naquele tempo, a busca pela precisão na área da cronometragem esportiva era intensa. Um ano mais tarde, nasce o primeiro protótipo. O resultado supera todas as expectativas: um sistema de oscilações e de escape com 360.000 aph, ou seja, com precisão de um centésimo de segundo.

Duas patentes do mecanismo do cronógrafo são registradas por 20 anos. Nessa mesma época, Charles-Auguste Heuer havia pedido um mecanismo com precisão de um 1/50 de segundo - o que já é cerca de 5 a 10 vezes mais preciso do que o padrão da época. Assim, no ano de 1916, surgiram o Mikrograph, o Microsplit, o Semikrograph e o Semicrosplit. Os primeiros cronógrafos mecânicos do mundo com precisão de um centésimo e 1/50 de segundo. Revoluções da ciência, da indústria e da relojoaria, esses desenvolvimentos garantiram a Heuer a posição de fornecedor oficial de cronógrafos para os Jogos Olímpicos de Antuérpia (1920), Paris (1924) e Amsterdã (1928). Foram produzidos milhares de Mikrograph até o ano de 1969. Resultado de um conhecimento inigualável, este movimento foi usado inclusive para cronometrar as corridas de Bobsleigh e de galgos.



Arquitetura da cadeia dupla: velocidade e precisão

A edição de aniversário TAG Heuer Carrera Mikrograph bate ao ritmo de um movimento de manufatura apresentado pela primeira vez em 2011: o Calibre TAG Heuer Mikrograph de um centésimo de segundo, o primeiro cronógrafo mecânico com roda de colunas integrada que indica um centésimo de segundo por meio de um ponteiro central.


Objeto de 11 patentes, esse calibre de 480 componentes integra dois mecanismos: um para horas e outro para o cronógrafo. Cada um com seu tambor e seu próprio sistema de transmissão e de escape. O primeiro, atribuído ao relógio (horas, minutos, pequenos segundos e data), oscila a 28.800 alternâncias por hora (4 Hz), para uma reserva de marcha de 42 horas. O segundo, com autonomia de 90 minutos, controla o cronógrafo com precisão de um centésimo de segundo.

Através de um sistema de compensação dinâmica, ele mostra uma frequência de 360.000 alternâncias por hora (50 Hz) e uma velocidade de rotação vertiginosa de uma rotação por segundo. A independência das cadeias cinemáticas de "frequência normal" e de "alta frequência" garante uma precisão e cronometragem sem precedentes, dado que ela elimina todo risco de influência do cronógrafo na marcha do relógio e reduz a perda de energia.


Esse calibre automático bidirecional oferece funções de horas, minutos, reserva de marcha às 9, data às 4h30, ponteiro central do cronógrafo com precisão um centésimo, contador de 30 minutos às 12 e de segundos às 3.

Tecnologia integrada e versatilidade

O TAG Heuer Carrera Mikrograph pode ser encaixado tanto em um suporte de mesa quanto em um suporte para painel de automóvel, graças a um engenhoso dispositivo de fixação tipo baioneta. A coroa esférica às 12 funciona para ajuste do relógio e do cronógrafo. Visível na parte de trás, a massa oscilante aciona apenas o tambor do movimento do relógio, enquanto o cronógrafo permanece com corda manual. O fundo em safira da caixa estanque até 100 metros exibe o movimento feito em carboneto de titânio e decorado com "Côtes de Genève".


Com 45 mm em aço, a caixa Carrera conta com uma pulseira em pelica cinza, um fecho dobrável, logotipo Heuer e botão de segurança. O estojo cinza em madeira de freixo revestido de tecido Alcântara guarda o relógio, seus dois suportes e uma placa com a gravação "Mikrograph Heuer".



TAG Heuer Calibre Mikrograph - Edição de aniversário 1916-2016 - Ficha técnica

Ref. CAR5A1A.FC6374

Movimento
TAG Heuer Calibre Mikrograph com precisão de um centésimo de segundo, cronógrafo automático com data

Caixa
Diâmetro de 45 mm, vidro de safira com antirreflexo
Coroa vintage em aço polido com ranhuras
Fundo de safira, massa com o número de peça "XXX/100" gravado
Mostrador branco laqueado, indicadores em decalques
Ponteiros de horas e minutos pretos e galvanizados
3 contadores com ponteiros azulados: minutos do cronógrafo às 12, segundos às 3, reserva de marcha às 9
Logotipo "Heuer" + "Mikrograph" às 6, data às 4h30
Estanque a 100 metros

Pulseira
Pelica perfurada cinza, fecho dobrável em aço, botões de segurança e logotipo Heuer gravado

Preço
USD 21,000.00
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS