Publicidade
Home  >  News Voltar

Cartier - Fine Watchmaking ClubRotonde de Cartier Astrocalendaire

17 de dezembro de 2013
Relógios & Relógios mais uma vez esteve presente no encontro do Cartier Fine Watchmaking Club, em Nova Iorque, onde os principais meios especializados são convidados para conhecer, em primeira mão, os lançamentos da coleção de Alta Relojoaria Cartier.


Entre os novos e espetaculares modelos mostrados por Carole Forestier e Thomas Crye, o Rotonde de Cartier Astrocalendaire transforma completamente o funcionamento e o aspecto do calendário perpétuo. A Cartier criou uma nova visualização central, surgida de uma concepção revolucionária.


Um calendário perpétuo com grande facilidade de leitura

Concebido como um anfiteatro e destinado a facilitar a leitura das indicações do calendário perpétuo, o mostrador do Rotonde de Cartier Astrocalendaire é uma verdadeira proeza relojoeira. Ele resolve efetivamente numerosos problemas de legibilidade, característicos do enfoque tradicional desta complicação, que consiste em reunir doze meses, a data e o tipo de ano em poucos centímetros de diâmetro.

Tridimensional, escalonada e concêntrica, a visualização das funções do calendário perpétuo é feita em vários níveis: o primeiro indica o dia. O segundo indica o mês, e o terceiro indica a data. Ao longo destes degraus se deslocam finas aberturas. Por sua vez, a última função do calendário perpétuo utiliza um ponteiro no verso do relógio, indicando se o ano é bissexto ou não.


A inovadora concepção do movimento

A construção do movimento do Rotonde de Cartier Astrocalendaire, composto de um sistema de cames e engrenagens, chamado pela Cartier de "o cérebro", é um feito relojoeiro que soluciona os problemas funcionais e ergonômicos deste tipo de complicação.

Rompendo com a concepção tradicional dos calendários perpétuos, inaugura uma alternativa que permite prevenir os danos, solucionar os erros de regulação e melhorar a cronometria.


Prevenindo os riscos de danos

Patenteado parcialmente, o sistema de engrenagens do calibre 9459 MC do Rotonde de Cartier Astrocalendaire substitui os mecanismos tradicionais de alavancas e molas por um mecanismo de engrenagens que reduz substancialmente o risco de danos no caso de corda excessiva em horários inadequados.

A concepção tradicional do calendário perpétuo impede efetivamente toda correção manual algumas horas antes e depois da meia-noite, sob pena de danificar o mecanismo. Os ajustes, feitos com quatro corretores minúsculos sobre o flanco da caixa, são pouco práticos e não são claramente identificados.


Um ajuste simplificado através da coroa

Graças ao ajuste através da coroa, esta dificuldade não existe com o movimento do Rotonde de Cartier Astrocalendaire. Além do ajuste tradicional das horas e minutos, a coroa controla também o indicador da data e do mês.

Um conforto aumentado pela possibilidade de se corrigir as funções tanto para frente como para trás. Os usuários do Rotonde de Cartier Astrocalendaire não devem temer ir além da data atual, já que este erro de manipulação pode ser corrigido facilmente.


Uma cronometria aperfeiçoada

Para uma cronometria impecável, o Rotonde de Cartier Astrocalendaire abriga em seu interior um turbilhão volante, complicação emblemática da coleção de Alta Relojoaria.


Um relógio certificado com o "Poinçon de Genève"

O Rotonde de Cartier Astrocalendaire conta com o certificado "Poinçon de Genève", segundo as exigências estipuladas em seu novo regulamento.

De fato, o calibre de corda automática 9459 MC foi montado e ajustado nas novas oficinas de Alta Relojoaria Cartier em pleno coração da cidade de Genebra, no primeiro andar da boutique Cartier na Rue de Rhône. Seu acabamento atende aos padrões da mais prestigiosa certificação relojoeira.

Combinado inovação relojoeira e criatividade técnica, o Rotonde de Cartier Astrocalendaire se inscreve em uma linhagem que inclui os relógios Rotonde de Cartier Astrorégulateur e Rotonde de Cartier Astrotourbillon, assumindo assim seu lugar como uma das mais prestigiosas complicações no repertório da Maison.


Rotonde de Cartier Astrocalendaire - Ficha técnica


Movimento

Mecânico de corda automática, calibre de Manufatura 9459 MC, turbilhão e calendário perpétuo de indicação circular, diâmetro do encaixe de 14 linhas (31,38 mm), diâmetro total de 32 mm
Espessura de 8,1 mm, 382 peças, 51 rubis
Frequência de 21.600 aph, reserva de marcha de aproximadamente 50 horas

Caixa

Platina com diâmetro de 45 mm
Coroa perlada em platina, adornada com um cabochão de safira azul
Vidro e fundo de safira
Mostrador na cor prateada
Aro de platina
Ponteiros de aço azulado na forma de espada
Espessura de 15,1 mm
Estanque até 3 atm (30 metros)

Pulseira

De aligátor negro
Fecho de báscula duplo ajustável de ouro branco 18 quilates


Edição limitada e numerada de 100 peças. O preço estimado é de 150.000 Euros.
 

NotíciasRelacionadas

15 de dezembro de 2022
30 de março de 2022
08 de dezembro de 2021

BRANDPARTNERS