Publicidade
Home  >  News Voltar

Piaget - SIHH 2013Mesa-redonda com Philippe Léopold-Metzger

04 de fevereiro de 2013
Relógios & Relógios esteve presente em uma exclusiva "mesa redonda" onde o CEO da Piaget, Philippe Léopold-Metzger, apresentou os principais lançamentos da Manufatura no SIHH 2013, entre os quais o grande destaque é o Piaget Emperador Coussin ultraplano com repetição de minutos.


Metzger ressaltou o compromisso da Piaget com a elegância dos modelos de menor espessura, mesmo em tempos dominados por relógios de maior tamanho.

Embora muitas pessoas ainda vejam a Piaget apenas como um grande fabricante de relógios-joia, o CEO da marca enfatizou o fato dela se tratar de uma verdadeira manufatura, capaz de produzir relógios com grandes complicações completamente "in-house".

Mecanismos com complicações são recentes na história da Piaget, e Metzger citou o fato de que em poucos anos a marca foi capaz de criar um turbilhão, um calendário perpétuo, um cronógrafo, um turbilhão automático e agora uma repetição de minutos.

O Sr. Metzger também nos confirmou os rumores da inauguração de uma boutique no Brasil, planejada para o início de 2014, muito provavelmente no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.


Piaget Emperador Coussin ultraplano com repetição de minutos

O principal lançamento da Piaget na coleção de Alta Relojoaria foi o Emperador Coussin ultraplano com repetição de minutos, que é também um "tour de force" no domínio dos movimentos ultraplanos, no qual ela se destaca desde 1957.

O Emperador Coussin automático com repetição de minutos estabelece um novo e duplo recorde do ultraplano em sua categoria, com a espessura de 4,8 mm do movimento e de 9,4 mm da caixa. Este modelo excepcional foi integralmente criado pela Piaget, graças ao savoir-faire de suas duas Manufaturas: a de movimentos em La Côte-aux-Fées e a de caixas em Plan-les-Ouates. O novo movimento 1290P que ele abriga utiliza o mais alto nível de acabamentos realizados à mão.

O movimento 1290P é o primeiro mecanismo Piaget com repetição de minutos, o que representa a quarta grande complicação criada pela Piaget, após ter criado não menos que 35 movimentos em sua própria Manufatura, entre eles 11 dotados de complicações, em apenas 14 anos.

Movimentos como o 600P (o movimento de corda manual mais plano do mundo), o 880P (cronógrafo automático ultraplano), o 855P (calendário perpétuo automático ultraplano), e o 1270P (turbilhão automático ultraplano), entre outros, retratam o seu excepcional savoir-faire.

A Piaget busca superar constantemente os limites do ultraplano, sempre buscando criar movimentos que se ajustem perfeitamente às suas caixas, de modo que ambos se convertam em um todo inseparável. A Manufatura aplica esta filosofia a todos seus movimentos com complicações, e o 1290P atende fielmente a esta regra.


Um calibre completamente desenvolvido, produzido, decorado e montado pela Piaget

A repetição de minutos é uma complicação especialmente difícil de se produzir. Adicioná-la a um movimento com corda automática, o mais plano de sua categoria, abrigado na caixa mais plana, estanque até 3 atm, e dotando-a de uma sonoridade excepcional, tudo isto na própria Manufatura, representa um feito excepcional, único no mundo da Alta Relojoaria. Somente o desenvolvimento do movimento 1290P exigiu três anos de trabalho de uma equipe de seis engenheiros dedicados a esta tarefa.

Criado a partir do movimento 1200P (o movimento automático mais plano do mundo), o 1290P possui espessura de apenas 4,8 mm. É um novo recorde em sua categoria, apesar de contar com 407 peças, número surpreendente que exigiu uma miniaturização excepcional, mas que manteve sonoridade excepcional e fiabilidade técnica. Feito verdadeiramente admirável, que exigiu que cada peça fosse minuciosamente pensada e produzida.

A natureza ultraplana deste modelo concede um toque extra de complexidade à criação de um mecanismo tão técnico como esta repetição de minutos. Do primeiro desenho até a operação final de acabamento, cada etapa exigiu um domínio absoluto de cada um dos ofícios.

É um desafio constante, pois a montagem, ajuste e decoração de peças tão pequenas não deixa margem de erro. Por exemplo, algumas rodas, com um espessura de apenas 0,12 mm, são apenas ligeiramente mais espessas que um fio de cabelo (0,08 mm), e alguns componentes medem apenas 0,07 mm.

O microrrotor foi desenhado em platina para garantir a máxima qualidade com uma espessura mínima. O desejo de se superar os limites da relojoaria resultou em certas escolhas relativas à construção, como a decisão de exibir os martelos no lado da ponte, ou inverter a alavanca deslizante da repetição, a qual é empurrada para baixo ao invés de para cima.

Adicionalmente, o movimento 1290P foi equipado com um dispositivo que garante um salto de hora ao finalizar o minuto 59, de modo que o mecanismo indica a hora exata no segundo mais próximo.


Uma caixa elaborada com delicadeza

A caixa de 48 mm desempenha um papel essencial na transmissão do som. Ela foi projetada para proporcionar uma excelente ressonância. Quatro bridas a fixam ao movimento para garantir a transmissão da vibração do gongo. Este transmissor é reforçado na base do gongo, interconectado ao movimento e ao exterior graças a quatro parafusos, um dispositivo único como também o é o engenhoso mecanismo sob o aro, desenhado para garantir a estanqueidade do relógio.

Com um espessura de apenas 9,4 mm, apesar de suas 69 peças, a caixa exigiu todo o savoir-faire de uma Manufatura integrada. Sua produção depende de uma complexa busca de um triplo objetivo: perfeição técnica excepcional, acústica de pureza extraordinária, e uma estética atraente ao redor de acabamentos excepcionais, com alternância de superfícies polidas e acetinadas. A caixa do Emperador Coussin automático com repetição de minutos exigiu 1.400 horas de desenvolvimento.


Acústica de extraordinária pureza

A técnica que resultou no duplo recorde relativo à espessura da caixa e do movimento, não prejudicou de forma alguma sua fabulosa acústica.

E foi precisamente a busca de um extraordinário desempenho o que guiou todo o processo de concepção do movimento. A alavanca às 9 horas ativa a repetição de minutos quando o usuário o deseja. Na sequência, o som é gerado pelas vibrações de um gongo golpeado por martelos. Estes são feitos em aço para garantir uma ótima relação dureza-peso.

O gongo foi desenhado em uma só peça para garantir a melhor transmissão do som, através do movimento e da caixa. Para preservar a pureza do som ao longo de sua duração, o movimento foi equipado com um volante inercial que regula o ritmo entre o início e o fim do toque.

Enquanto uma conversa alcança uma média de 65 decibéis, o movimento 1290P toca com uma intensidade excepcional de não menos que 64 decibéis, com um som de pureza excepcional, com as horas na quinta oitava em Sol sustenido, e os minutos em Lá sustenido. O som se prolonga de maneira agradável, com um excelente fator de "damping" de 2.600, algo notável pois este é considerado ótimo entre 2.000 a 3.000.

Mas a Manufatura não se contentou em criar um carrilhão tão intenso e regular, mas também trabalhou a melodia. Apesar de utilizar um gongo fixo, a Piaget obteve um som enriquecido com três harmônicos parciais virtuais.


Acabamento digno de um movimento excepcional

Um movimento excepcional merece uma decoração excepcional. O movimento 1290P representa o mais prestigioso nível de acabamento já realizado pela Piaget. Fiéis ao lema da marca, "Sempre fazer mais que o necessário", esta decoração foi completamente feita à mão com uma lima em todos os componentes do movimento.

Com uma bela silhueta, o movimento 1290P é uma das expressões mais sofisticadas do acabamento relojoeiro, com alternância de ângulos interiores e exteriores. As pontes biseladas e estiradas à mão com uma lima, as rodas com efeito raio de sol ou acetinado circular, os parafusos e a massa oscilante na cor ouro rosa, e o polimento espelho: uma impressionante gama de acabamentos que exige dos artesãos a aplicação de todo seu "savoir-faire". Este nível excepcional de acabamento, ressaltado pelo lema da Piaget que aparece através da abertura do mostrador que revela o volante de inércia, requer não menos que 70 horas de trabalho apenas para o movimento 1290P.


O encontro de tradição e modernidade

O desenho do movimento 1290P surge de uma sutil combinação de tradição e modernidade, revelando una estética que utiliza um equilíbrio pouco usual. No lado da ponte, o microrrotor, a raquete com o "P" de Piaget, as Côtes de Genève circulares e a arquitetura do trem de rodas evocam os códigos de identidade clássicos da Maison.

No lado da platina principal, um motivo guilloché efeito "raios de sol" marca as 60 divisões do tempo, oferecendo um estilo mais moderno, já expresso em alguns movimentos existentes. O efeito geral é realçado por um mostrador em safira que oferece uma extraordinária visão da notável qualidade de execução do movimento.

Em sintonia com esta nova grande complicação, a caixa apresenta uma notável estrutura que acentua a sofisticada interação das formas redonda e "almofada" características dos modelos Black Tie. O notável acabamento, com alternância de superfícies polidas e acetinadas, realça a complexidade da caixa, que possui um aro aplicado. Conforme a tradição Piaget, esta nova complicação é apresentada no modelo "Coussin", que abrigas todas as complicações relojoeiras produzidas pela Manufatura.

Reinventando constantemente seu lema, "Fazer sempre mais que o necessário", a Piaget alcança com o Emperador Coussin automático com repetição de minutos uma harmonia entre arte relojoeira, domínio do ultraplano, desenho excepcional e grande pureza acústica.


Piaget Emperador Coussin XL - dados técnicos

Caixa

48 mm de diâmetro e 9,4 mm de espessura em ouro rosa 18 K, estanque a 2 atm
Vidro de safira que revela o movimento, fundo em safira
Pulseira em couro de aligátor marrom, fecho de báscula em ouro rosa 18 K

Movimento

Movimento ultraplano mecânico de corda automática com repetição de minutos de Manufatura Piaget Calibre 1290P, 407 peças, 44 rubis
Funções de horas e minutos, dimensões de 34,9 x 34,9 mm, espessura de 4,8 mm
Frequência de 21.600 aph (3 Hz), reserva de marcha de 40 horas
Acabamento no verso: Côtes de Genève circulares, pontes biseladas e estiradas à mão com uma lima, rodas acetinadas efeito raios de sol, massa oscilante em platina na cor ouro rosa gravada com o brasão Piaget, parafusos em plaqué ouro rosa e platina polida, "P" na raquete como assinatura Piaget.
Acabamento no anverso: platina principal efeito raios de sol acetinado e guilloché biselado e estirado à mão, componentes em aço acetinado efeito raios de sol ou circular, biselados e estirados à mão, parafusos polidos e enegrecidos.
 
(Fotos César Rovel)
(Imagens divulgação)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS