Publicidade
Home  >  News Voltar

CorumAdmiral's Cup Legend 46 Minute Repeater Acoustica

30 de novembro de 2012
O espetacular Admiral's Cup Legend 46 Minute Repeater Acoustica da Corum é um relógio que, de forma inédita, toca as horas com harmoniosos acordes ao invés de notas simples.





Esta proeza foi conseguida através de quatro gongos e quatro martelos, dos quais dois percutem simultaneamente os gongos, em uma demonstração de grande virtuosismo relojoeiro.

Considerada como uma das complicações mais sofisticadas - com seus minúsculos racks e cames, o mecanismo de "sonnerie" de um repetidor de minutos foi aqui aperfeiçoado graças a seus dois gongos suplementares.

Assim, pela primeira vez na historia da relojoaria, não percute apenas um martelo, mas sim dois, que o fazem simultaneamente quando acionados, produzindo um acorde no lugar de uma nota.

Deste magnífico relógio serão produzidos apenas dez exemplares, um dos quais será de ouro branco inteiramente engastado com 650 diamantes.

A indicação sonora do tempo é a complicação mais antiga da história. Na época em que apenas as velas rompiam a obscuridade, alguns dos mais talentosos relojoeiros decidiram fazer o tempo falar.

No final do século XV nasceram os primeiros relógios de bolso que tocavam as horas "em passagem", como os campanários das igrejas. Duzentos anos depois foi inventado o mecanismo de repetição de quartos, com sonnerie das horas e dos quartos sob demanda. E depois, a repetição de minutos, que também inclui a indicação sonora dos minutos.

É necessário uma habilidade extraordinária para se construir este complexo sistema de "memória mecânica", especialmente se ele for miniaturizado em um relógio de pulso: os "fingers" obtém as informações das cames das horas, dos quartos e dos minutos, para transmiti-las às cames que acionam os martelos. Cada nota é ajustada "à mão", o que exige um ouvido muito sensível.

No Admiral's Cup Legend 46 Minute Repeater Acoustica, os dois gongos graves - dó para as horas e mi para os minutos - estão situados no dorso do movimento, enquanto que os mais agudos - sol para as horas e dó da oitava seguinte para os minutos - estão na parte posterior.

Cabe destacar um refinamento técnico suplementar. Para garantir a estanqueidade da peça até 30 metros de profundidade, a ativação do mecanismo, que dispõe de sua própria reserva de energia através de um tambor específico, não é feita através de um botão ou uma alavanca, mas sim girando-se o aro 27°.

Às 03h35, por exemplo, o relógio tocará três acordes dó-sol para as horas, dois toques que combinam os acordes para os quartos e cinco acordes mi-dó para os minutos.

Um dispositivo como este não apenas é mais melodioso mas também mais audível do que um repetidor de minutos "comum", já que aqui há dois gongos que tocam juntos, simultaneamente, acima e abaixo do relógio.

O magnífico calibre CO 102 de corda manual que equipa o Admiral's Cup Legend 46 Minute Repeater Acoustica, estritamente exclusivo da Corum, está totalmente exposto na mítica caixa dodecagonal que forjou a lenda da coleção.

A ausência de mostrador realça o acabamento manual do movimento, com pontes e platina acetinadas, perladas e decoradas com Côtes de Genève.

Circundado por anéis acústicos e um flange gravado com as bandeiras náuticas, ele também pode ser admirado através do cristal de safira com tratamento antirreflexos de seu fundo aberto. Dispõe de uma reserva de marcha de 100 horas e oferece as horas, minutos e, naturalmente, a repetição de minutos.

Este modelo excepcional apresenta um generoso diâmetro de 46 mm e será produzido em uma edição de 10 exemplares: 6 de titânio grau 5 com pulseira de couro de aligátor preto e fecho de fivela, 3 de ouro vermelho 5N 18 quilates com um bracelete em ouro, e uma peça de ouro branco 18 quilates engastada com 614 diamantes redondos sobre a caixa, a proteção da coroa e o fecho de fivela, além de 36 diamantes baguete sobre o aro, para um total de cerca de 11,91 quilates. Uma peça na qual convergem a quintessência da arte joalheira e relojoeira.
 

NotíciasRelacionadas

19 de abril de 2018
02 de outubro de 2017

BRANDPARTNERS