Publicidade
Home  >  News Voltar

Speake-MarinRenaissance Turbilhão Repetidor de Minutos

12 de novembro de 2012
Speake-Marin revelou no salão Baselworld 2012 o novo Renaissance, um turbilhão repetidor de minutos com mostrador esqueleto que anuncia as horas de forma grandiosa e marca o início de uma nova era para Peter Speake-Marin.


Peter Speake-Marin é um criador independente que possui um estilo inconfundível, unindo influências típicas da relojoaria de sua terra natal, a Inglaterra, a elementos característicos da moderna relojoaria Suíça, onde atualmente está estabelecido e cria suas belas peças.

A originalidade de sua obra atemporal levou Speake-Marin a ser admitido pela respeitada AHCI, a Academia Relojoeira dos Criadores Independentes.

O Renaissance incorpora muito conhecimento e experiência, e leva os clássicos elementos de Speake-Marin para um outro nível: outro nível de elegância, com seu fino design; outro nível de complexidade mecânica, com seu turbilhão e repetidor de minutos; outro nível de sofisticação estética, com a arquitetura de seu mostrador esqueleto com um harmonioso design das pontes e um acabamento superlativo.

Para completar, o verso de cada movimento Renaissance é decorado com um diferente e intrincado desenho gravado à mão que faz de cada um deles uma peça única.

Renaissance significa "renascimento" e geralmente se refere à era de ressurgimento cultural na Europa entre os séculos 14 e 17, quando eruditos revisitaram os tesouros intelectuais e artísticos da antiguidade Greco-Romana em um esforço para atingir a grandeza em disciplinas tais como a filosofia, arte, arquitetura e literatura.

Com seu relógio Renaissance, Peter Speake-Marin embarcou em sua própria jornada intelectual de redescobrimento, reunindo seus clássicos elementos e reinterpretando-os para a obtenção de um extraordinário efeito.

No Renaissance, todas as qualidades quintessenciais de Speake-Marin estão lá para serem admiradas, qualidades estas que remontam ao Foundation Watch, o primeiro relógio a trazer o nome Speake-Marin.

O Renaissance exibe a famosa caixa Piccadilly, com a característica coroa plissada, os característicos ponteiros Foundation e uma intricada gravação à mão. Como no Foundation Watch e em muito modelos subsequentes, traz o motivo que é a assinatura de Speake-Marin: a roda de uma ferramenta de relojoeiro, aqui servindo como a gaiola do turbilhão.

Além de relembrar tudo em que ele tem trabalhado e desenvolvido desde o início da sua marca epônima Speake-Marin há mais de uma década, Peter Speake-Marin também tirou partido de seus anos de formação em que realizou a restauração de antigos relógios em Piccadilly, Londres, quando trabalhou intensivamente em repetidores de minutos.

Com seus elementos clássicos magnificamente reinterpretados, o Renaissance representa o início de uma nova era para Speake-Marin.


Inspiração

"Este relógio representa um novo início em meu trabalho, motivo pelo qual eu o nomeei 'Renaissance", diz Peter Speake-Marin. "Me sinto como se estivesse em uma contínua jornada de educação e descobertas que compreende meu tempo de restauração em Londres, o trabalho em projetos colaborativos com outras marcas, e com a minha própria marca na Suíça.

Eu desejava criar um relógio que é, de certa forma, uma reinvenção de meu trabalho, que reúne muito do meu trabalho anterior em um só relógio, refletindo sobre e reunindo todos os elementos que fazem Speake-Marin ser o que é, que fazem de mim ser o que eu sou, mas ao mesmo tempo dando um passo à frente na evolução da minha arte e da marca Speake-Marin".


Turbilhão

O movimento-base do Renaissance foi desenvolvido segundo as especificações de Speake-Marin pela La Fabrique du Temps de Genebra. O turbilhão de 60 segundos na posição das 5 horas maximiza a precisão da cronometria ao compensar os efeitos das variações posicionais causadas pela gravidade. Mas o turbilhão, além de benefícios técnicos, contribui para a estética enquanto gira, capturando a luz e os olhos graças ao refinado acabamento da gaiola, com um ponteiro azulado termicamente que indica os segundos. A precisão da cronometria também é garantida pelo balanço de livre oscilação de melhor isocronismo e pelas roda de escape e âncora de silício, leves e energeticamente mais eficientes.


Repetidor de minutos

O repetidor de minutos, ativado por uma alavanca deslizante na lateral da caixa na posição das 9 horas, bate as horas, os quartos de hora e os minutos passados após o quarto de hora, assim permitindo a "leitura" do tempo sem que se precise olhar para o mostrador. O repetidor de minutos do Renaissance apresenta um mecanismo de "tudo ou nada", encontrado nos repetidores de minutos da mais alta qualidade, que previne a incorreta batida das horas no caso da alavanca ser ativada de forma incompleta. A regularidade das batidas é silenciosa e precisamente controlada pela atuação de um regulador centrífugo, que pode ser apreciada através do fundo transparente em safira.

O fundo também revela os martelos e o gongo do repetidor com as palavras "London-Geneva" gravadas na ponte do tambor de corda do repetidor, enquanto as laterais retas da caixa Piccadilly em forma de tambor e o mostrador esqueleto atuam como um perfeito amplificador para os sons cristalinos.


Sinergia entre turbilhão e repetidor de minutos

"Eu desejava um turbilhão porque meu Foundation Watch já trazia esse dispositivo e também devido à maneira como ele traz vida ao mostrador. Ele se move, é animado e é muito belo de ser observado. Um turbilhão ressalta a arte de um relojoeiro" diz Peter.

"Em aprendi sobre repetidores de minutos enquanto os restaurava em Londres e então prossegui construindo modernos repetidores como um independente na Suíça. A gravação 'London-Geneva' no mecanismo do Renaissance presta uma homenagem a Londres, onde minha jornada para os repetidores teve início, e continua agora em Genebra, onde o movimento é produzido".

"Um repetidor era uma peça com o "DNA" de Speake-Marin DNA que eu desejava incluir não apenas pelo aspecto técnico mas igualmente porque com ele obtenho uma notável coerência - a beleza visual do turbilhão complementada pela beleza auditiva do repetidor".


Mostrador esqueleto

O conjunto técnico, visual e auditivo do turbilhão e repetidor de minutos do Renaissance é complementado por uma ousado arquitetura com mostrador esqueleto no qual a ponte e os componentes desenhados por Speake-Marin estão em pleno resplendor. E onde curvas de contornos cuidadosos estão justapostas a linhas com ângulos retos, todas peças com belo chanfrado manual e superlativo acabamento. Uma grande legibilidade para a leitura do tempo é proporcionada por ponteiros para horas e minutos no estilo Foundation, azulados termicamente, associados a índices gravados sobre o flange com numerais Romanos gravados e laqueados às 12, 3 e 9 horas.


Um movimento gravado à mão, único

Se o mostrador esqueleto - expondo sua micromecânica, repetidor e turbilhão - é uma obra de arte horológica, ao se virar o Renaissance revela-se outra arte soberba na forma de intrincados e exclusivos desenhos feitos à mão sobre a platina do verso do movimento.

Peter explica: "Projetei as pontes do verso do movimente de modo que seu conjunto fosse como uma tela onde eu pudesse maximizar as possibilidades de gravação. Isto me deu a liberdade de realizar um trabalho artístico que completa o Renaissance tanto técnica como esteticamente.

Gravações deste tipo são também um clássico elemento Speake-Marin. Muitas das primeiras peças que criei traziam dragões, feitos por artistas Japoneses ou Europeus, mas sempre com estilo Asiático. Os dois primeiros Renaissance trazem belas gravações de dragões, que complementam muito bem o meu estilo gótico".


Renaissance - Ficha técnica


Movimento

- Dimensões de 32,4 mm x 5,36 mm
- Reserva de marcha de 100 horas
- 330 componentes, 29 rubis
- Gaiola do turbilhão: 13,59 mm
- Balanço de livre oscilação com frequência de 21.600 aph (3Hz), com diâmetro de 8,8 mm (9,6 mm incluindo os parafusos), inércia de 10 mg/cm2
- Âncora e roda de escape em silício
- Repetidor de minutos com dois martelos e mecanismo "tudo ou nada"


Caixa e pulseira

- Caixa Piccadilly em três peças com dimensões de 44,0 x 11 mm, feita em ouro vermelho
- Coroa Speake-Marin de duas posições
- Repetidor de minutos acionado por alavanca deslizante na posição das 9 horas
- Vidro de safira antirreflexos
- Resistente à água a 3 atm/30 metros
- Pulseira em couro de aligátor natural com fecho de fivela em ouro


Preço de venda de 370.000 Francos Suíços, sem impostos ou taxas.



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 82, Set/Out 2012
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS