Publicidade
Home  >  News Voltar

Van Cleef & Arpels - SIHH 2012Um novo capítulo da saga "A Poesia do Tempo"

02 de fevereiro de 2012
O espetacular Poetic Wish, um relógio inicialmente apresentado à imprensa durante a Poetic Wish Tour em Paris, em Dezembro, foi finalmente exibido ao público durante o SIHH 2012.


O relógio marca o mais novo capítulo da saga The Poetry of Time (A Poesia do Tempo), iniciada em 2007 com um relógio chamado de Lady Arpels Féérie. O modelo foi marcado pela introdução de um movimento complicado, com uma indicação retrógrada feita por uma fada de diamantes, em um relógio feminino - nascia assim a coleção Complicações Poéticas.



Alguns anos depois, a Van Cleef & Arpels incluía um novo capítulo à Poesia do Tempo com o relógio "Une Journée à Paris". Uma garota descobria a Cidade do Romance graças a uma série de símbolos no mostrador: a coluna da Place Vendôme, a enorme roda gigante do Jardim das Tulherias... e a Torre Eiffel.

Em 2010, a garota retornava a Paris com o modelo "Pont des Amoureux". Dois jovens, em uma noite de verão, atravessavam uma ponte sobre o rio Sena. Os passos da jovem indicavam as horas; o jovem marcava os minutos. Lenta mas seguramente, eles se aproximavam para finalmente trocar um beijo à meia-noite.

Desde então, os dois jovens apaixonados permaneceram em Paris e agora um novo capítulo da Poesia do tempo foi escrita para eles. Os novos Lady Arpels Poetic Wish e o Midnight Poetic Wish simbolizam esta história de amor sem fim. Uma história onde a passagem do tempo, e suas preciosas horas e minutos, lança um feitiço de eterna renovação.


O movimento - mudando a representação da passagem do tempo...

As Complicações Poéticas, criadas em 2006 pela Maison Van Cleef & Arpels, são inspiradas pela ideia de se medir a passagem do tempo e ao mesmo tempo contar uma bela história.

Os dois modelos Poetic Wish são obras primas da medição do tempo. Com eles, a Maison mais uma vez amplia os limites da proeza técnica. Cada relógio exibe três autômatos integrados. Como em todos os modelos de Complicações Poéticas da Van Cleef & Arpels, além da sua função decorativa, eles também mostram as horas e os minutos.

Seu mecanismo se constitui também no primeiro movimento inteiramente criado, desde o início, pela Agenhor, de Jean-Marc Wiederrecht.

O movimento Poetic Wish indica as horas e os minutos graças a uma "animação poética" e a um mecanismo de repetição de 5 minutos, que toca as horas e então o número de períodos de 5 minutos decorridos após a hora. A ação dos martelos do repetidor sobre os gongos pode ser admirada através do fundo transparente em cristal.


A coroa localizada às 2 horas dispara a animação

No lado esquerdo do mostrador do Lady Arpels Poetic Wish, a silhueta de uma jovem mulher se move lentamente em direção ao centro do relógio, para indicar a hora exata. Um segundo autômato, uma nuvem em madrepérola, move-se horizontalmente em direção a ela. Quando os dois se encontram, os sinos da catedral de Notre-Dame batem para indicar as horas. Uma pipa então surge por detrás da nuvem e voa pelo céu para indicar os minutos, ao ritmo do toque musical dos sinos.

No Midnight Poetic Wish, no lado esquerdo do mostrador, um rapaz, sobre um dos terraços das torres da catedral de Notre-Dame, se move lentamente em direção ao centro do relógio para indicar a hora exata. Um segundo autômato, uma nuvem em madrepérola, move-se horizontalmente em direção a ele. Quando os dois se encontram, os sinos da catedral batem para indicar as horas. Uma estrela cadente de diamante surge então por detrás da nuvem e voa pelo céu para indicar os minutos, ao ritmo do toque musical dos sinos.

Os três autômatos voltam a suas posições iniciais com tempo suficiente para que se possa fazer um desejo.

O mecanismo de repetidor de 5 minutos utiliza uma nota grave para as horas e uma mais aguda para os minutos. Os modelos oferecem uma dupla indicação do tempo. Um fundo transparente em cristal revela o movimento, os martelos, os sinos e dois mostradores: um deles indica as horas e os minutos; o outro é para os segundos.

Cada relógio é equipado com um movimento mecânico patenteado, de 21.600 vph, com uma abertura central para os martelos. O mecanismo possui uma reserva de marcha de 60 horas.


O savoir-faire

Os Mostradores Extraordinários ("Extraordinary Dials") são um dos fundamentos dos modelos Poesia do Tempo da Van Cleef & Arpels. As habilidades extremamente precisas dos artesãos que trabalham com os mais preciosos materiais acentuam os extraordinários detalhes e o refinamento dos relógios. Assumindo o desafio proposto pelos mestres relojoeiros, os artesãos "Mains d'Or" (mãos de ouro) da Olivier Vaucher - para os quais nada é impossível - executam sua arte sobre os mostradores para criar obras-primas em miniatura.


Esculpindo e gravando sobre ouro

A decoração em miniatura nasce graças ao delicado artesanato dos gravadores em ouro. Iniciando com uma peça de ouro puro, eles carve, chisel, gravam e polem para criar um perfeito motivo em relevo.

Pintura em miniatura

A pintura em miniatura exige uma mão incrivelmente firme: o pintor aplica a cor a superfícies de tamanhos milimétricos. A rendering de sutis variações de cor é uma parte crucial do processo.

Escultura em madrepérola

Esculpir a nuvem é uma "tour de force", já que ela é carved out de madrepérola, uma material particularmente difícil de ser trabalhado.

Engaste de pedras preciosas

A estrela cadente do Midnight Poetic Wish que indica os minutos é engastada com um diamante de cor D E F de qualidade VVS, mantendo a grande tradição joalheira da Maison Van Cleef & Arpels.


É a união destas habilidades únicas que dá vida a estes relógios raros, genuínos poemas relojoeiros. Para a Van Cleef & Arpels, a imaginação não conhece limites.

A magia dos modelos da coleção Poesia do Tempo da Van Cleef & Arpels é oferecer relógios repletos de emoção, que contam uma história e nos convidam a uma mundo de sonhos.


O modelo Lady Arpels Poetic Wish

A Torre Eiffel é feita em ouro branco. Ela é delineada no mostrador para representar Paris vista do céu. Um céu em mudança, que aqueles que amam a Cidade das Luzes conhecem bem. Nuvens em madrepérola lançam suas sombras sobre as águas do Sena, representadas pela delicada pintura em miniatura.

No centro do mostrador estão as torres da Catedral de Notre-Dame, outro símbolo da capital Francesa. E é precisamente para onde a jovem mulher, em pé sobre o terraço do primeiro andar da Torre Eiffel, está olhando.

A cena se torna animada quando solicitado; a garota anda até o centro do mostrador ao ritmo dos sinos de Notre-Dame, fazendo um desejo para a catedral à distância. Alguém estará esperando por ela? Uma pipa surge, a tempo de levar o desejo para a île de la Cité; ela avança minuto a minuto, nota por nota.

A caixa do relógio é feita em ouro branco com diamantes de cor D E F e pureza VVS, mantendo a grande tradição joalheira da Maison Van Cleef & Arpels. A pulseira é feita de dois materiais: seda cinza perolada "moiré" e couro de vitela.


O relógio Midnight Poetic Wish

Um jovem está no topo das torres da catedral de Notre-Dame. É o crepúsculo e os últimos raios de sol iluminam os vitrais das janelas da catedral. O jovem lentamente caminha para o terraço da torre ao ritmo dos sinos de Notre-Dame.

A cena é animada quando solicitada e então uma estrela cadente surge. A estrela é a mensageira para o desejo do jovem, levando-o em direção à Torre Eiffel, minuto a minuto, nota por nota.

A caixa do relógio é de ouro branco. A pulseira é feita de dois materiais: couro de aligátor "Clair de lune" e camurça de bezerro.

Cada um desses preciosos relógios exigiu centenas de horas de trabalho para serem completados. Em seu mostrador, a proeza técnica dos mestres relojoeiros é realçada pelo virtuosismo da manufatura artística: escultura, pintura e joalheria.


Um estojo precioso

Cada relógio Poetic Wish é apresentado em seu próprio e extraordinário gabinete feito de madeiras preciosa e madrepérola incrustada.

As caixas contam a história dos relógios Poetic Wish e, quando eles são colocados juntos, os jovens apaixonados se reúnem.

O interior dos gabinetes foram concebidos de acordo com a tradição de fabricantes de instrumentos de cordas de forma a realçar o som do Poetic Wish.

O relógio, colocado em sua caixa personalizada, se torna assim uma peça de colecionador.



Para mais informações sobre a turnê "Poetic Wish", por favor consulte o link abaixo:

A turnê "Poetic Wish" em Paris e Genebra
 
Lady Arpels Poetic Wish
Midnight Poetic Wish
O mostrador do Midnight Poetic Wish
A lateral gravada
Escultura e gravação sobre ouro
Pintura em miniatura
Escultura em madrepérola
Engaste de diamantes
Montagem dos autômatos Midnight Poetic Wish
Montagem dos autômatos do Lady Arpels Poetic Wish
O mecanismo do Lady Arpels Poetic Wish
Desenho dos autômatos

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS