Publicidade
Home  >  News Voltar

Corum - Baselworld 2011Golden Bridge Automático

27 de abril de 2011
Uma nova era para o lendário movimento Golden Bridge

Mesmo após mais de 30 anos de seu lançamento, o movimento mecânico Golden Bridge ainda conserva todo seu poder de atração. Este excepcional mecanismo baguete, de construção inovadora, abriu um novo capítulo na história da relojoaria. Agora, ele é proposto pela primeira vez em versão automática - com carregamento linear, em edições limitadas com caixa de ouro rosa ou branco.



O lendário Golden Bridge foi um dos movimentos mecânicos que marcaram a história da relojoaria. Apresentado pela primeira vez em 1980 pela Corum, é um notável movimento baguete, construído em linha. Exigindo um grande conhecimento relojoeiro, ele tem equipado alguns dos mais famosos relógios da marca de La Chaux-de-Fonds. Em 2009, o movimento Golden Bridge inspirava a criação do inovador e contemporâneo Ti-bridge, enquanto 2010 marcou a chegada do primeiro Golden Bridge Tourbillon. Em 2011, esta fantástica linhagem entra em uma nova era com o surgimento do movimento Golden Bridge de corda automática, dotado de uma massa oscilante linear.

O novo e exclusivo calibre Corum CO313 exigiu mais de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento para adequação dos materiais, das forças de atrito e dos coeficientes de carga. Dotado de uma massa oscilante linear em platina, visível em ambas os lados da caixa e de um mecanismo com brida deslizante, este movimento Golden Bridge bate a uma frequência de 4 Hz, 28.800 alternâncias/hora, para uma reserva de marcha de 40 horas. Integrando 194 componentes, o calibre CO313 está dotado de um balanço de inércia variável, garantia de alta precisão a longo prazo, e de um tambor miniaturizado para não romper a verticalidade do conjunto. A platina e as pontes são de ouro 18 quilates, combinando com o ouro da caixa, com uma nova decoração guilloché vertical para acompanhar o movimento da massa e para destacar ainda mais o caráter deste movimento linear.

A complexidade do movimento - o calibre CO313 é um dos poucos movimentos com massa oscilante linear no mercado - reside na resolução dos problemas de inércia próprios a todo movimento deste tipo. Daí a utilização de um metal precioso e denso, no caso a platina, para esta massa linear que lança seus 4 gramas sobre menos de 1 cm, antes de ser amortecida por um sistema de juntas e de retomar seu percurso no outro sentido, garantindo assim energia para o movimento.

O princípio que governou o desenvolvimento do calibre Corum CO313 foi propor uma massa linear "flutuante" e "aérea", guiada por trilhos. Estes últimos são feitos em aço com um tratamento em teflon PTFE, enquanto as zonas de contato do trem com os trilhos são de cobre berílio. Esta associação oferece um rendimento ótimo ao conjunto. A transmissão da energia gerada pelo carregamento é feita por um sistema de cremalheira fixado à massa e engrenado sempre com um sistema inversor de carregamento unidirecional, dotado de rolamentos de cerâmica que dispensam lubrificação.

Com este excepcional calibre, o novo Golden Bridge Automático toma seu lugar em uma nova caixa de forma "tonneau" de ouro rosa ou branco, maior que a de seus predecessores (37,2 por 51,8 mm), e ligeiramente curvada para oferecer uma máxima comodidade ao usuário. Alternando superfícies polidas e acetinadas, ela permite admirar o movimento Golden Bridge automático de todos os ângulos. Não menos que quatro cristais de safira, todos com tratamento antirreflexos, são necessários para a construção de uma caixa que se assemelha à vitrina de um objeto precioso. Negro ou cinza conforme a versão, o mostrador não esconde nada do fabuloso mecanismo e deixa admirar a massa linear em movimento.

Proposto com uma pulseira em crocodilo negro e fivela de ouro, o novo Golden Bridge Automático da Corum será produzido em edições limitadas de 130 unidades de ouro rosa e 70 unidades de ouro branco. Uma exclusividade digna do caráter excepcional do primeiro movimento Golden Bridge automático da história.


Golden Bridge Automático - dados técnicos

Referência 313.150.55/0002 GK01
Ouro rosa 18 K - produção limitada a 130 peças
Ouro branco 18 K - produção limitada a 70 peças

Movimento
Mecanismo Calibre CO313, automático baguete com carregamento linear
Massa oscilante em platina
Mecanismo com brida deslizante
Balanço de inércia variável ajustável mediante parafusos
Frequência de 4 Hz, 28.800 alternâncias/hora
26 rubis
Platina e pontes em ouro 18 K, com decoração guilloché vertical
Reserva de marcha de 40 horas
Funções de horas e minutos

Caixa
Dimensões de 37,2 x 51,8 mm
Em ouro rosa 18 K 5N ou em ouro branco 18 K em formato tonneau
Acabamento polido e acetinado
Coroa às 6 horas, decorada com a chave Corum
Fundo aberto em cristal de safira sob o movimento
Mostrador negro ou cinza
Índice das horas em aplique
Ponteiros das horas e dos minutos do tipo esqueleto
Cristal de safira com tratamento antirreflexos
Pulseira de couro de crocodilo negro costurado à mão
Fecho de fivela em ouro rosa ou em ouro branco
Estanqueidade a 30 metros (3 atm)
 

NotíciasRelacionadas

19 de abril de 2018
02 de outubro de 2017

BRANDPARTNERS