Publicidade
Home  >  News Voltar

Jaeger-LeCoultre - SIHH 2011Memovox Tribute to Deep Sea

13 de janeiro de 2011
O Memovox Deep Sea foi o primeiro relógio de mergulho criado pela Jaeger-LeCoultre e figura no restrito círculo de instrumentos que deixaram sua marca no tempo.


Após apresentar em 2008 fiéis interpretações de dois relógios excepcionais e históricos - o Memovox Tribute to Polaris 1965 e o Memovox Tribute to Polaris 1968, a Grande Maison continua sua viagem através do tempo com o Memovox Tribute to Deep Sea, reedição do Memovox Deep Sea de 1959.

O modelo original tinha duas variantes, uma destinada aos esportistas do velho continente e a outra aos mergulhadores do Novo Mundo. Homenageando o seu rico passado, a Manufatura Jaeger-LeCoultre apresenta este ano uma fiel reedição, em séries limitadas, dos Memovox Deep Sea de 1959.


O renascimento de um ícone

O Memovox Tribute to Deep Sea é bastante fiel ao modelo original, com uma pequena exceção: a caixa foi levemente ampliada, passando de 39,8 a 40,5 mm, para adaptar-se às necessidades - e aos pulsos - contemporâneos. A caixa de aço adota em seu fundo o motivo que aparece no relógio de 1959, representando um homem-rã rodeado de borbulhas.

O Memovox Tribute to Deep Sea tem duas versões, reproduzindo em ambas a face de uma das variantes históricas. Se o modelo europeu oferece um mostrador negro fosco realçado com índices luminescentes, o americano se caracteriza por uma execução bicolor preta/cinza, circundada por um aro externo que leva uma escala graduada de cinco minutos, além da marca "LeCoultre". Ambas as versões apresentam as mesmas funções: horas, minutos, segundos centrais e alarme.

A coroa situada à altura das 2 horas é dedicada à corda e ao ajuste do alarme, enquanto a coroa disposta às 4 horas é empregada para a corda do movimento e o ajuste da hora. Os dois modelos abrigam o Calibre Memovox 956, um movimento automático que integra os últimos avanços tecnológicos da Manufatura, de comprovada fiabilidade ao longo do tempo.

Este descendente do primeiro Calibre Memovox de corda manual bate a 28.800 alternâncias por hora e garante uma agradável reserva de marcha de 45 horas. Ele possui 7,45 mm de altura e 268 componentes, com 23 rubis.


O primeiro instrumento a serviço dos mergulhadores

Em 1957, Jacques Cousteau e Louis Malle revelaram a um público fascinado os mistérios da vida submarina no filme "O Mundo do Silêncio", aclamado durante a apresentação em Cannes. O entusiasmo de Cousteau foi compartilhado por um número crescente de fervorosos apaixonados, tão numerosos que o invento simultâneo de um tanque de mergulho revolucionário favoreceu a difusão da jovem disciplina. Surge um novo tipo de esportista que requer instrumentos adaptados à prática de sua recente paixão.

Para responder à demanda dos adeptos deste esporte em pleno auge, a Jaeger-LeCoultre se lança em 1959 à realização de um projeto ousado, o desenvolvimento de um relógio de mergulho. Nesta época, tudo estava por ser feito neste campo. Nenhum critério estipulava as exigências que teria que satisfazer esta categoria inédita de relógios e transcorreram quase vinte anos antes que se adotassem as normas NIHS, aplicáveis aos relógios de mergulho.

O Memovox Deep Sea foi, com efeito, o primeiro relógio de mergulho dotado de uma função alarme. Foi necessária toda a engenhosidade dos engenheiros da Jaeger-LeCoultre para transformar o despertador habitualmente presente nos Memovox, em um sinal acústico destinado a indicar ao mergulhador o momento em que teria que iniciar sua ascensão progressiva até a superfície. Em perfeita adequação a um principio essencial da Manufatura, a funcionalidade pôs-se a serviço da segurança.

O Memovox Tribute to Deep Sea será editado em duas séries limitadas: 959 exemplares inspirados no modelo "Classique 1959", destinado ao mercado europeu, e 359 exemplares inspirados no modelo "Spécial Amérique 1959". O número das dezenas e unidades - 59 - recorda o ano de nascimento deste lendário relógio.

Ainda com a intenção de render homenagem a um dos tesouros de seu patrimônio, os relojoeiros da Manufatura optaram por recobrir o mostrador do Memovox Tribute to Deep Sea com um cristal de "plexiglass", idêntico ao que equipava os modelos históricos: um detalhe que será muito apreciado pelos conhecedores.


Memovox Tribute to Deep Sea

Réplica do modelo "Jaeger-LeCoultre Classique 1959"
- Referencia Q2028470, série limitada a 959 exemplares
- Mostrador preto fosco com índices luminescentes

Réplica do modelo "LeCoultre Spécial Amérique 1959"
- Referencia Q2028440, serie limitada a 359 exemplares
- Mostrador preto e cinza fosco

Ambos abrigam o Calibre 956, com caixa em aço de diâmetro 40,5 mm, vidro de plexiglass curvo, estanque a 10 atm. O mostrador traz indicação do despertador com um triângulo no centro luminescente, e a pulseira em couro preto tem fecho de fivela em aço.
 
Memovox Tribute to Deep Sea ?Jaeger-LeCoultre Classique 1959?
Memovox Tribute to Deep Sea ?LeCoultre Spécial Amérique 1959?
Memovox Deep Sea original de 1959

NotíciasRelacionadas

04 de outubro de 2019
23 de agosto de 2019

BRANDPARTNERS