Publicidade
Home  >  News Voltar

Cartier - SIHH 2010O novo relógio Calibre de Cartier

11 de fevereiro de 2010
Durante recente visita ao Brasil, para a apresentação da coleção Alta Relojoaria de Cartier, o mestre relojoeiro Michel Barbier adiantou a Relógios & Relógios o iminente lançamento de um movimento de manufatura com corda automática, sem complicações. Seria um importante passo para a marca, após os calibres próprios com turbilhão e cronógrafo.


Cercada de grandes expectativas, eis que a Cartier anuncia no SIHH 2010 o relógio Calibre de Cartier, uma criação que traz o primeiro movimento mecânico de corda automática 100% Cartier: o Calibre 1904 MC. Um novo avanço que manifesta a prioridade da Maison no desenvolvimento de seus próprios mecanismos e denota pesquisas intensas e ousadas.

O Calibre de Cartier é um relógio que se destaca, graças à sua construção mecânica, seu equilíbrio arrojado, entre robustez e delicadeza, e o jogo de contrastes dos acabamentos acetinados e polidos. O novo relógio masculino da Manufatura nasceu de um traço esboçado de maneira simples e clara.


Um relógio masculino de muita personalidade

À primeira vista, o relógio Calibre de Cartier já chama a atenção. Força das linhas, robustez da caixa, arquitetura inédita; sem dúvida um relógio de Manufatura com forte personalidade.

Uma impressão ampliada por sua construção mecânica: caixa redonda de 42 mm de diâmetro realçada pelo aro marcante e prolongada pelas quatro garras arredondadas que se ligam com precisão na lateral cilíndrica.

Equilíbrio sutil entre robustez e delicadeza, o relógio proporciona um conforto excepcional. Uma segunda pele que deve sua ergonomia aos quatro cantos que envolvem o pulso e ajustam-se à sua forma. Seu perfil arrojado é marcado por um rebordo duplo, acetinado e polido, que protege a coroa chanfrada contra choques que possam alterar o seu funcionamento.

O aro, que destaca a caixa, também entra no jogo dos contrastes: suave e polido por fora, ele se radicaliza próximo à caixa. Uma queda livre de 28 graus na direção do mostrador que termina seu deslocamento sob a forma de um canelado composto por 120 estrias. Um detalhe sutil que faz referência às engrenagens relojoeiras e ao espírito de Manufatura deste novo relógio.

O mostrador reinterpreta com um toque masculino os códigos relojoeiros da Maison, como os algarismos romanos. Um enorme algarismo XII, levemente em relevo, domina o mostrador com exuberância. Uma assinatura moderna sublimada por uma sucessão de acabamentos granulados e azulados em semicírculos, que insere o relógio na dinâmica do século XXI.

Na parte de trás do relógio, o verso transparente em cristal de safira deixa vislumbrar o calibre 1904 MC, primeiro movimento automático 100% Cartier. Uma excelente amostra da maestria histórica da Maison que busca, com este novo símbolo masculino, seduzir os apreciadores da bela relojoaria.


Calibre 1904 MC: o novo destaque da relojoaria Cartier

O calibre 1904 MC é o resultado de intensas e ambiciosas pesquisas realizadas pela Cartier há vários anos na área dos mecanismos relojoeiros. Esse desejo de desenvolver seus próprios movimentos manifestado pela Maison, sejam eles simples ou com complicações, atesta sua prioridade em fazer parte da grande tradição das manufaturas relojoeiras suíças.


1904 MC: homenagem a uma data de referência da relojoaria Cartier

Batizado 1904 MC em homenagem a uma data de referência da história relojoeira Cartier, o primeiro movimento automático 100% Maison perpetua a vitalidade de uma relojoaria guiada pelo desejo de ir cada vez mais longe. Uma conquista do tempo que toma forma em 1904 quando Louis Cartier cria um dos primeiros relógios de pulso modernos para seu amigo, o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont, de modo que este pudesse ver as horas durante o vôo sem largar os comandos. Um avanço fulgurante, nascido da paixão, de um gosto pela aventura e do espírito pioneiro que projeta a relojoaria em uma era moderna. Mais de um século mais tarde, o movimento 1904 MC escreve uma nova página relojoeira da Maison Cartier.


Quando o tempo se arma de precisão

Precisão, robustez e confiabilidade presidem ao desenvolvimento do primeiro movimento mecânico de corda automática 100% Cartier. Aliança bem-sucedida de técnica e estética, o calibre 1904 MC satisfaz à exigência final das criações da Maison.

Este novo calibre de 11 ½ linhas foi projetado para garantir uma perfeita estabilidade cronométrica, seja qual for o nível de corda do relógio, quer tenha sido usada durante uma hora ou o dia todo. Para isso, o movimento é equipado com um tambor duplo que assegura uma excelente constância da dupla mola-balanço durante um longo período e permite assim controlar e estabilizar a precisão cronométrica.

O calibre 1904 MC é equipado com um sistema de regulagem fina para um ajuste perfeito da cronometria do movimento. Esta operação, essencial para garantir a precisão de seu funcionamento, é realizada pelos mestres relojoeiros da Cartier, ajustando minuciosamente o índex em forma de C.

Para que cada usuário possa ajustar seu relógio com precisão de segundo, a Cartier equipou o calibre 1904 MC com um sistema de parada-acionamento de segundos. Quando se puxa a coroa até o fim, o ponteiro de pequenos segundos para imediatamente. Ele volta a ser acionado quando a coroa é reposicionada contra a caixa.


Um sistema inovador de dar corda

O sistema de corda dos movimentos automáticos é regularmente submetido a fortes pressões que podem alterar seu bom funcionamento. Para superar esse problema, o calibre 1904 MC é dotado de um sistema de rolamentos com esferas de cerâmica, situado no centro do rotor, e que garante extrema durabilidade e excelente resistência aos choques.

A Cartier também deixou de utilizar os tradicionais inversores presentes nos mecanismos de corda automática, e adotou um sistema dentado, ainda mais inovador. Oferece ainda mais conforto para armar o relógio graças à rapidez da operação de corda.

Por fim, quando utilizado no pulso, a massa oscilante automaticamente dá corda no movimento, independentemente do sentido da rotação, graças a um sistema de corda bidirecional


Acabamento de alta relojoaria, muito além do visível

Nascida da paixão dos artesãos decoradores, a busca incessante do belo valoriza ainda mais os movimentos de alta relojoaria. As pontes superiores e a massa oscilante têm a tradicional decoração de Côtes de Genève visível através do verso de cristal de safira transparente do relógio. A platina, ocultada pelo conjunto de componentes do movimento, possui granulamento circular.

O apuro do acabamento do calibre 1904 MC exprime a exigência da Cartier ao oferecer um movimento cuja excelência de execução se manifesta muito além daquilo que é visível.


Fabricar os subconjuntos do tempo de maneira diferente: busca incansável de qualidade

No coração da indústria relojoeira suíça, a Manufatura Cartier reúne representantes de todas as profissões da relojoaria. A tecnologia mais avançada alia-se ao artesanato. A experiência excepcional acumulada pela Cartier durante vários anos hoje dá origem ao primeiro movimento mecânico de corda automática 100% Maison.

O desenvolvimento de todos os novos movimentos Cartier tem o apoio de uma célula especializada formada por cerca de vinte pessoas que atuam em todas as etapas até a fabricação: criação, desenvolvimento, industrialização, protótipo e homologação. Um processo longo e rigoroso, indispensável para garantir a qualidade de um novo calibre em todas as fases que antecedem sua produção. A confiabilidade, a robustez e a precisão do calibre 1904 MC foram verificadas por intermédio de um protocolo de testes extremamente rigorosos realizados no próprio laboratório Cartier de La Chaux-de-Fonds.

Para seu mais novo movimento, a Cartier imaginou uma organização inovadora em relojoaria que preserva os conhecimentos artesanais e destaca as competências humanas. Esse método, que consiste em reunir em uma mesma equipe todos os profissionais necessários para a fabricação do movimento, favorece a comunicação entre os diferentes ofícios e facilita o controle de qualidade em todas as etapas de fabricação e de montagem.


Calibre de Cartier - Ficha técnica


Movimento

Calibre 1904 PS MC de Manufatura Cartier, mecânico de corda automática
Tambor duplo
Massa oscilante com dente de corda automática
Frequência de 28.800 oscilações / hora (4 Hz)
Reserva de marcha de cerca de 48 horas
Funções: horas, minutos, pequenos segundos, calendário
Diâmetro: 11''' ½, ou seja, 25,6 mm
Espessura: 4 mm
Nº de rubis: 27
Nº de peças: 186
Acabamento: Côtes de Genève nas pontes e na massa oscilante.


Coleção

O relógio dispõe de versões de ouro rosa, ouro rosa e aço e todo de aço, dotadas de mostradores pretos, brancos ou chocolate.


Relógio em aço, mostrador branco

Caixa: 42 mm de aço - Mostrador: opalino prateado, 7 algarismos romanos pretos, 4 índices luminescentes - Coroa: de aço, com engaste de espinélio sintético em forma de cabochão - Vidro: safira - Verso: safira transparente - Movimento: Manufatura Cartier, mecânico de corda automática, calibre 1904 PS MC - Funções: horas, minutos, pequenos segundos, calendário com aberturas - Pulseira: crocodilo preto - Fecho déployante: dois ajustes, aço - Impermeabilidade: 30 metros / 100 pés / 3 atm


Relógio aço, mostrador preto

Caixa: 42 mm de aço - Mostrador: preto, 7 algarismos romanos brancos, 4 índices luminescentes - Coroa: de aço, com engaste de espinélio sintético em forma de cabochão - Vidro: safira - Verso: safira transparente - Movimento: Manufatura Cartier, mecânico de corda automática, calibre 1904 PS MC - Funções: horas, minutos, pequenos segundos, calendário com aberturas - Pulseira: crocodilo preto - Fecho déployante: dois ajustes, aço - Impermeabilidade: 30 metros / 100 pés / 3 atm


Relógio ouro rosa e aço, mostrador branco

Caixa: 42 mm de ouro rosa 18 quilates e aço - Mostrador: opalino prateado, 7 algarismos romanos pretos, 4 índices luminescentes - Coroa: de aço, com engaste de espinélio sintético em forma de cabochão - Vidro: safira - Verso: safira transparente - Movimento: Manufatura Cartier, mecânico de corda automática, calibre 1904 PS MC - Funções: horas, minutos, pequenos segundos, calendário com aberturas - Pulseira: crocodilo preto - Fecho déployante: dois ajustes, aço - Impermeabilidade: 30 metros / 100 pés / 3 atm


Relógio ouro rosa, mostrador branco

Caixa: 42 mm de ouro rosa 18 quilates - Mostrador: opalino prateado, 7 algarismos romanos pretos, 4 índices luminescentes - Coroa: ouro rosa 18 quilates, com engaste de safira em forma de cabochão - Vidro: safira - Verso: safira transparente - Movimento: Manufatura Cartier, mecânico de corda automática, calibre 1904 PS MC - Funções: horas, minutos, pequenos segundos, calendário com aberturas - Pulseira: crocodilo marrom - Fecho déployante: dois ajustes, ouro rosa 18 quilates - Impermeabilidade: 30 metros / 100 pés / 3 atm


Relógio ouro rosa, mostrador chocolate

Caixa: 42 mm de ouro rosa 18 quilates - Mostrador: chocolate, 7 algarismos romanos decalque de cor ouro rosa, 4 índices luminescentes - Coroa: ouro rosa 18 quilates, com engaste de safira em forma de cabochão - Vidro: safira - Verso: safira transparente - Movimento: Manufatura Cartier, mecânico de corda automática, calibre 1904 PS MC - Funções: horas, minutos, pequenos segundos, calendário com aberturas - Pulseira: crocodilo marrom - Fecho déployante: dois ajustes, ouro rosa 18 quilates - Impermeabilidade: 30 metros / 100 pés / 3 atm
 

NotíciasRelacionadas

15 de dezembro de 2022
30 de março de 2022
08 de dezembro de 2021

BRANDPARTNERS