Publicidade
Home  >  News Voltar

Parmigiani FleurierBugatti Type 370 Centenaire

24 de setembro de 2009
Bugatti Type 370 Centenaire - uma digna conclusão para um feito da mecânica


Desde que seu protótipo foi revelado em Setembro de 2004, o Bugatti Type 370 - um relógio então inédito no mundo - transformou completamente a maneira de se entender um relógio mecânico. Único na história da relojoaria, ele foi o primeiro a usar um movimento posicionado transversalmente. Seu grande sucesso tornou-o um ícone mecânico, e seu grande feito foi transmitir ao núcleo do movimento o conceito automotivo que se constituiu na sua inspiração fundamental.


Uma excepcional peça de relojoaria, o Bugatti Type 370 exigiu quatro anos de intensa pesquisa realizada por especialistas de cerca de cinquenta disciplinas, todas elas abrigadas na manufatura Parmigiani Fleurier.

Nenhuma coroa externa poderia perturbar a pureza de seus contornos, então um engenhoso sistema para dar corda ao movimento teve de ser especialmente projetado para o relógio. Utilizando uma ferramente dinamométrica conhecida como "starter", que é também bastante complexa, o usuário pode ajustar a hora do relógio ou carregar o movimento, que tem uma excepcional autonomia de 10 dias.


O Bugatti Centenaire, o coroamento glorioso de uma série lendária

Hoje, os dois novos modelos únicos Bugatti Type 370 Centenaire, criados para comemorar os 100 anos da marca Bugatti, ocupam orgulhosamente seu lugar nesta genuína aventura relojoeira, encerrando a lendária série de 200 peças.

Para coroar este feito, a Parmigiani confiou estes dois modelos de aniversário, em ouro rosa 18 K e platina 950, a um excepcional artesão gravador, Philippe Bodenmann. Face à miríade de curvas do Bugatti, onde linhas côncavas e convexas divergem e então se encontram para constituir a estética única do relógio, sua habilidade artística foi a ideal para a complexidade mecânica da peça.

Livre para seguir sua inspiração, o artesão gravador deixou-se guiar pela forma. Philippe Bodenmann explica: "A decoração foi guiada pela forma. O que me veio à mente imediatamente foi uma gravação inspirada nos magníficos veludos Venezianos, onde o padrão geométrico permitiria que as curvas interiores das garras do Bugatti fossem acompanhadas da forma mais complexa."

Como uma segunda pele, a gravação "axadrezada" do Bugatti em ouro rosa destila a estética de suas curvas, dando a elas vida e um brilho que apenas o trabalho manual do homem pode realizar, pois o material é repetidamente trabalhado com o gravador. Mais de 300 horas de gravação foram necessárias para completar essa peça; um único quadrado do padrão sozinho envolve mais de trinta entalhes, que são trabalhados duas ou três vezes em sequencia, para se obter o resultado desejado.

O Bugatti Centenaire em platina exibe um padrão "chevron" que o artesão gravador primeiro teve que pacientemente contornar em toda a porção média da caixa. Com seu gravador de ponto (o gravador mais adequado para o trabalho de escavar o metal nobre no estilo desejado) ele traça finas linhas paralelas, criando entalhes mais profundos ou mais rasos para capturar a luz em vários graus de intensidade. Grande atenção foi tomada durante o processo para assegurar que as finas linhas finalizassem exatamente perpendiculares à extremidade, com um brilho que fornece força e volume ao Bugatti. Este trabalho também levou mais de 300 horas para ser completado.


Bugatti Centenary Type 370 - dados técnicos

O movimento do Bugatti Centenary Type 370 é calibre PF 370.01, com indicações de horas, minutos e reserva de marcha.

A caixa tem dimensões de 32,4 x 52,5 mm e espessura de 18,6 mm. A resistência à água é de 10 metros. O modelo em ouro rosa 18 K tem acabamento manual gravado axadrezado. Ela possui seis cristais de safira antirrefletivos e uma dupla coroa com uma ferramenta especial. Em seu verso está gravado "Unique Piece/ 1909-2009".

O mostrador tem base em ouro rosa 18 K, gravado em um padrão xadrez, com ponteiros no formato "delta" com revestimento luminoso.

A pulseira em couro de vitela Hermès possui fecho "ardillon", gravado à mão com um padrão xadrez.

O "Starter" é uma ferramenta com um sistema dinamométrico em alumínio e aço que permite o ajuste da hora e dar corda no movimento com o uso de cada uma de suas extremidades.
 

NotíciasRelacionadas

15 de julho de 2023
11 de fevereiro de 2019
22 de dezembro de 2017

BRANDPARTNERS